Como fazer uma pesquisa de marketing para entender quem são os clientes? | Tec Mobile
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Por Tec Mobile Tempo de Leitura: 4 minutos

 

Você sabe o que é uma pesquisa de marketing? Com ela, é possível entender melhor as preferências e desejos dos seus públicos. Essa é a melhor maneira de alinhar as estratégias de marketing com quem realmente utilizará os produtos e serviços da sua empresa: os clientes.

Entretanto, para ter os resultados esperados, é necessário seguir alguns passos na construção da sua pesquisa. Assim, você terá segurança de que as informações obtidas estão o mais próximo possível da realidade dos seus consumidores.

Neste texto, você entenderá o que é uma pesquisa de marketing e como realizá-la reduzindo custos. Quer saber como isso é possível? Então, veja agora o nosso passo a passo. Boa leitura!

Por que fazer uma pesquisa de marketing?

Para conseguir melhorar os números de uma empresa é fundamental ter dados para se basear ao criar estratégias eficientes. Em algumas instituições, é comum que as decisões sejam tomadas de acordo com a opinião ou sensação dos gestores. Entretanto, na prática, muitas vezes essas ações não dão o resultado esperado, já que foram baseadas em premissas nem sempre verdadeiras ou comprovadas.

Então, quem deseja tomar as decisões empresariais, incluindo em marketing, de maneira segura, deve utilizar dados. Um dos caminhos para chegar a eles é a partir de pesquisa de marketing. Com ela, é possível coletar informações para melhorar processos, serviços prestados ou qualquer outro ativo vendido pela empresa.

Nesse caso, você terá a própria opinião do público sobre como os serviços ou produtos são úteis para eles e, também, como podem ser melhorados. Além disso, a pesquisa também é útil para criar campanhas de marketing mais conectadas com os desejos desses consumidores.

Ao saber a maneira com que eles querem ser tratados e um pouco mais sobre seus desejos de compra, fica mais fácil criar campanhas que possam atraí-los e fazer com que eles fiquem mais próximos da conversão.

Como fazer?

Veja agora quais são os passos essenciais na hora de fazer sua pesquisa de marketing.

Entenda o objetivo da pesquisa

As pesquisas, normalmente, surgem de uma necessidade real da empresa, detectada a partir de um problema ou uma meta a ser alcançada. Por isso, é essencial definir qual o propósito dessa ação de maneira simples.

Um bom exercício para isso é transformar o objetivo em um tipo de pergunta. Veja alguns exemplos: “Os clientes da empresa estão satisfeitos?”, “como posso aumentar as vendas do meu negócio?” e “o que as pessoas pensam ao ver minha marca?”. Em todos os casos, a delimitação da pesquisa está clara.

Além disso, é necessário contar com um documento onde serão reunidas todas as informações do projeto. Ele deve ser compartilhado com os envolvidos no processo. Assim, a possibilidade de falhas na comunicação diminui e todos os profissionais ficam mais alinhados.

Definia qual a técnica para coleta de dados

Há diversas maneiras para realizar sua pesquisa. É possível fazer um formulário virtual e pedir para que os seguidores das redes sociais da sua empresa e clientes o preencherem. Além disso, há opções de disponibilizar as perguntas na própria loja física, convidar pessoas para uma entrevista ou ligar para os clientes.

É necessário também escolher a maneira com que os dados serão computados. Mesmo com entrevistas físicas, é possível colher as informações digitalmente, utilizando tablets, por exemplo.

Depois que um cliente com o perfil determinado realiza a compra na sua empresa, você pode disponibilizar um dispositivo para que ele responda sua pesquisa de opinião. Com isso, os demais processos podem ser automatizados.

Vale lembrar que não há metodologia melhor ou pior que a outra. Para cada objetivo definido há uma indicação de utilização mais interessante. Em alguns casos, por exemplo, podem ser utilizadas duas ou mais técnicas para obter dados de mais qualidade de acordo com o perfil de pessoas a serem pesquisadas.

Determine quem responderá sua pesquisa

Da mesma maneira que no item anterior, a definição do perfil dos respondentes depende dos objetivos a serem alcançados. Caso a sua meta seja, por exemplo, entender como seu consumidor avalia os serviços e produtos, devem ser escolhidos diversos clientes para responder às perguntas.

Por outro lado, você também pode querer identificar qual é a visão do público geral. Ou, mesmo, buscar entender como pessoas de uma determinada idade se identificam com a sua marca. Dessa forma, a definição dos participantes dependerá do alvo a ser atingido.

Analise os resultados

Depois de definir o público e começar a veicular sua pesquisa, é hora de fazer a análise os resultados obtidos. Para auxiliar nesse processo, há diversas ferramentas que permitem o acompanhamento em tempo real dos resultados.

Nos casos em que as pesquisas são respondidas de maneira manual, é necessário ter atenção redobrada. Erros podem acontecer tanto no momento em que a resposta é registrada quant