Conheça as diferenças entre os sistemas para smartphone
Android ou IOS?
Por Tec Mobile Tempo de Leitura: 9 minutos

 

Já imaginou ficar um dia sem usar seu smartphone para trabalhar? Inimaginável, não é? A cada ano o uso desses dispositivos têm se destacado como ferramenta de comunicação no ambiente corporativo. Com eles, os profissionais têm mais agilidade, praticidade e mobilidade, pois permitem realizar tarefas fora da empresa e comunicar decisões de forma rápida. Porém, para investir nesses aparelhos, é essencial escolher entre Android ou iOS.

Segundo estudo realizado pelo Mobile Ecosystem Forum (MEF), em janeiro de 2021, 66% dos brasileiros usam o smartphone para trabalho. Isso demonstra que o dispositivo virou instrumento essencial nas organizações. 

A escolha entre Android ou iOS feita pelos gestores deve considerar o perfil do negócio, as regras de compliance e a infraestrutura de TI. Além disso, é preciso considerar o orçamento e os projetos de longo prazo da companhia. Desse modo, é possível optar por um sistema que facilite a rotina de trabalho e ajude a obter melhores resultados.

Neste artigo, você vai conhecer as principais diferenças entre os sistemas Android e iOS, como eles funcionam e o que fazer para escolher entre eles. Acompanhe a seguir!

Android ou iOS: conheça as características de cada sistema Pense em uma decisão difícil de tomar: escolher entre o Android e iOS. Para muitas empresas, é um grande desafio ter que optar por um dos sistemas, tendo em vista que ambos apresentam muitas qualidades e diferenciais que podem auxiliar as atividades das organizações.

Selecionamos as principais características de cada um e como funcionam para ajudar você a escolher a opção que pode atender às necessidades da sua empresa e as dos seus colaboradores. Confira!

Características do Android

O Android é um sistema operacional mobile desenvolvido e distribuído pela Alphabet Inc., holding que controla o Google e a Nest Labs. Ele surgiu para ser flexível, customizável e aberto aos usuários, podendo operar em celulares e acessórios de diferentes marcas. Além de smartphones, está presente em tablets, relógios inteligentes, automóveis e dispositivos de reprodução de mídia, como set-top boxes, aparelhos de TV e projetores. 

Estima-se que 2,5 bilhões de aparelhos em todo o planeta contam com alguma versão do Android instalada. Já deu para perceber que esse sistema é bastante utilizado pelas pessoas, possibilitando muitas aplicabilidades e conveniências.

Uma grande vantagem do Android é a distribuição de recursos básicos de forma gratuita pelo Google. Desta forma, desenvolvedores, designers e fabricantes de dispositivos podem criar seus próprios ports do sistema. Ou seja, adaptá-los conforme suas necessidades, a partir da leitura da documentação oficial.

Essa flexibilidade possibilitou a grupos independentes manter o suporte a atualizações de smartphones, mesmo quando o fabricante encerra a assistência. Esse é o caso de ports como o LineageOS. Essa distribuição permite a usuários de aparelhos antigos receber versões mais recentes do sistema, com inovações de segurança e recursos modernos, mesmo que o fabricante não os disponibilize.

O Google aperfeiçoa o Android uma vez por ano, inovando os recursos, o design e as ferramentas de segurança. Após o lançamento, os fabricantes são responsáveis por realizar as personalizações e distribuir aos usuários.

nbsp;

Características do iOS

O iOS é o sistema operacional mobile da Apple. Originalmente, foi criado para proporcionar simplicidade, elegância, segurança e experiência sem complicações aos usuários; 

No início, foi disponibilizado para aparelhos de iPod Touce, iPad e iPhone. Porém, após o lançamento do iPadOS, em 2019, tornou-se disponível apenas em versões antigas do iPad, no iPhone e nos aparelhos da linha iPod Touch.

Este sistema é exclusivo para os aparelhos da Apple, variando apenas os modelos da marca. Isso permite que todos os dispositivos com sistema iOS apresentem comunicação entre hardware e software muito eficiente, além de terem desempenho muito próximo e alto.

Ao contrário do concorrente, o iOS não pode ser personalizado segundo as demandas dos usuários, nem instalado em outros aparelhos. Isso acontece para que a empresa americana possa controlar as funcionalidades e o modo como interage com o próprio hardware.

Uma das grandes vantagens do iOS é a privacidade. Ele conta com recursos avançados, permitindo aos usuários controlarem como os dados são coletados e utilizados, proporcionando assim, maior segurança aos usuários.

Como a Apple gerencia todas as versões do sistema e os dispositivos que podem instalá-las, as atualizações são distribuídas de forma rápida. Isso também é um ótimo benefício. Ao mesmo tempo, existe a garantia de que a variante inserida sempre aproveitará todos os recursos disponíveis. Afinal de contas, ela foi otimizada, ao máximo, para cada aparelho.

Diferenças entre Android e iOS

Para escolher entre o Android ou iOS, é fundamental entender os dois sistemas e como eles se alinham com as necessidades da sua empresa. Isso dá ao time de TI uma visão completa sobre como cada um funciona e o que pode ser feito para aproveitar todos os recursos. 

Separamos as principais diferenças entre Android e iOS para você acompanhar as vantagens de cada sistema. Veja!

Segurança

Nas versões mais recentes, tanto os telefones e tablets com Android ou iOS contam com bons recursos de segurança. Eles dão acesso ao que há de mais moderno em controle de privacidade, gestão de dados e proteção contra furtos e roubos.

Usuários que configuram um aparelho com Android ou iOS têm os dados criptografados por padrão. O compartilhamento deles e o acesso a sensores com aplicativos pode ser feito de forma personalizada, evitando problemas de privacidade. Já os gestores de TI, podem configurar as políticas de gestão dos dispositivos móveis conforme as normas de compliance da empresa, em ambos os sistemas, mitigando situações de risco.

Porém, vale destacar que o iOS tem um foco maior na privacidade do usuário. Isso limita alguns recursos baseados em Inteligência Artificial e Big Data, que tornam a rotina do usuário mais ágil. No entanto, permite um controle de aplicativos composto por mais camadas de acesso e maior transparência.

Atualizações

O iOS é um sistema conhecido pelo longo suporte a atualizações. Como há um alto controle sobre quais aparelhos podem instalar o software da Apple, é mais fácil prolongar o ciclo de melhorias. Ou seja, dispositivos como iPhone tendem a ter maior vida útil do que os concorrentes.

No caso do Android, o acesso à updates, muitas vezes, depende do fabricante. Afinal, cabe a ele personalizar o sistema operacional do Google quando uma nova versão surge. Isso pode demorar algumas semanas, especialmente nos casos de aparelhos de operadoras que também passam pela personalização da empresa de telefonia.

Graças aos investimentos em segurança do Google dos últimos anos, as atualizações mais importantes de segurança podem chegar aos usuários sem a interferência de fabricantes. Isso garante a todos o acesso a correções de falhas graves, mesmo nos dispositivos sem suporte do fabricante.

Personalização

O nível de personalização do Android é conhecido como o principal do mercado. As mudanças nesse sistema podem ser feitas no código-fonte, facilitando a personalização de recursos de design e criação de funcionalidades customizadas.

Já no iOS, isso não acontece. A Apple possui uma rígida política de controle dos seus aparelhos. Isso limita grande parte das personalizações que podem ser feitas no sistema, como a troca da aplicação que gerencia a tela inicial, algo comum nos aparelhos Android. Esta funcionalidade não está disponível nos dispositivos com iOS.

Bateria

Esse é um assunto mais complexo, pois os dois sistemas não têm um hardware comum.

No Android, o usuário tem como ver como a bateria está sendo utilizada, quais aplicativos gastam mais e o tempo restante de uso. Desde 2014, com a versão Lollipop, esse sistema possui a ferramenta de economia de bateria. Já com a variante Marshmallow, é possível otimizá-la para o uso de apps.

Muitas marcas que usam Android apresentam a funcionalidade de economia de bateria própria, podendo fazer ajustes na utilização quando alcança um determinado nível de consumo.

Já a Apple, só começou a utilizar a funcionalidade de bateria mais detalhada e de modo de economia a partir do iOS 8. 

Vale destacar que o foco da empresa sempre foi usar o máximo da bateria. Mas como os usuários se queixavam da duração dela, a Apple investiu no aumento da capacidade desse item, fazendo-o durar mais a partir dos modelos IPhone 7 e 7 plus.

Além disso, a partir do iPhone 8, os carregadores receberam uma potência maior de carga, passando a atingir 50% em 30 minutos. Nos modelos seguintes, a companhia também aumentou a potência da bateria para 3969 mAh.

Experiência do usuário

Os sistemas Android e iOS apresentam propostas diferentes em relação à experiência do usuário. 

A possibilidade de customização do Android para smartphones permite que o público faça alterações em praticamente todo o aparelho, especialmente nas telas de navegação iniciais. Isso é um atrativo que os usuários gostam, pois podem colocar o dispositivo como quiserem.

Já o iOS, aposta na simplicidade, porém com um design mais elegante e uma experiência padronizada. Não importa o modelo de iPhone que você tenha, todos apresentam usabilidade e funções iguais. É uma maneira de garantir que as pessoas saibam utilizar todas as funcionalidades.

Ambos os sistemas possuem assistentes virtuais inteligentes, o que possibilita realizar várias funções por voz.

Saiba como escolher o seu smartphone para trabalhar 

Para definir entre os sistemas Android ou iOS, a empresa deve considerar suas dores e necessidades, assim como os impactos que a escolha do sistema irá trazer para o empreendimento. Desta forma, é possível entender qual se encaixa melhor no perfil do negócio. 

Para ajudar na escolha do seu smartphone para trabalhar, separamos os principais pontos que você deve considerar. Confira!

Avalie os recursos de segurança

A cada dia, as empresas se preocupam mais com a segurança dos dados de seus aparelhos. Normas como a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) obrigam as organizações a terem uma postura mais ativa na gestão de informações privadas. Afinal, vazamentos podem prejudicar a credibilidade da marca e levar a multas e processos judiciais.

Nesse contexto, o investimento em smartphones deve considerar sempre os recursos de segurança que cada sistema oferece. 

Avalie a possibilidade de aplicar regras de segurança de dados globais, controles de uso e mecanismos de proteção de privacidade. Assim, sua equipe poderá configurar os dispositivos conforme as normas de compliance da empresa e reduzir riscos.

Entenda o seu orçamento

Entender o orçamento que seu negócio tem disponível para a adquirir aparelhos ajuda a fazer a melhor escolha entre Android ou iOS.

Esse dado contribui para utilizar os recursos de maneira inteligente, garantindo que os colaboradores tenham aparelhos funcionais, modernos e que atendam suas necessidades. Ao mesmo tempo, permite ao time de TI negociar contratos com os melhores custos-benefícios. 

O orçamento também pode ser um indicador de que a companhia precisa investir em modelos alternativos à compra de dispositivos. Existem empresas, como a Tec Mobile, que oferecem a terceirização de serviços de telefonia, facilitando o acesso a computadores, modelos de tablets e smartphones por uma fração do preço da compra direta. Assim, é possível manter uma boa infraestrutura, sem gastar além do necessário.

Defina o perfil do negócio e os objetivos de médio e longo prazos

Outro ponto fundamental para investir em novas tecnologias de telefonia móvel, é identificar o perfil do negócio e os objetivos de cada área.

Esse trabalho precisa ser feito com uma comunicação aberta e capaz de entender as demandas de todos os setores da empresa. Desse modo, será mais fácil adquirir um sistema que ajude os profissionais a baterem as metas e otimizarem o fluxo de trabalho adequadamente.

Avalie a compatibilidade com ferramentas já usadas pela empresa

Esse é um ponto crítico a ser considerado pelo time de Tecnologia da Informação da sua empresa. O sistema operacional escolhido deve contar com total compatibilidade com os serviços e as soluções já utilizadas. Assim, é possível migrar para uma rotina de alta mobilidade sem prejuízos.

Por isso, não deixe de avaliar se os sistemas Android e iOS contam com aplicativos mobile que permitem a execução de atividades diárias em rotinas flexíveis. Verifique, também, quais ferramentas utilizadas estão disponibilizadas, e como os recursos são estruturados. Isso evitará erros na integração dos dispositivos e poderá melhorar a rotina da equipe.

Por que alugar um smartphone para trabalhar?

O mercado corporativo passou por mudanças, que foram impulsionadas pela digitalização de processos e o surgimento da pandemia do Covid-19. Essas questões acabaram forçando as empresas a terem um fluxo de trabalho mais flexível, ágil e inovador. 

Nesse contexto, a transformação digital levou a TI para o centro das operações corporativas, maximizando a habilidade de profissionais entregarem resultados em qualquer lugar.

Para as organizações aproveitarem adequadamente os benefícios da TI, é fundamental ter os equipamentos certos. No caso da busca por mais mobilidade para trabalhar, os smartphones são o melhor caminho. E como nem sempre é possível investir na compra de aparelhos, o aluguel de dispositivos móveis é uma ótima opção para quem não quer lidar com a manutenção e a depreciação de equipamentos.

Com a locação de smartphones, os colaboradores passam a ter maior flexibilidade para lidar com os desafios do dia a dia, sem comprometer a produtividade e o orçamento. Além disso, o aluguel desses dispositivos traz outros benefícios. Confira!

✔ Suporte contínuo aos usuários, ajudando a reduzir custos e melhorar o índice de disponibilidade dos equipamentos;

✔ Acesso a equipamentos de ponta com preços mais baratos, maximizando o nível de confiabilidade da infraestrutura de TI;

✔ Busca por um modelo de investimentos que se adapta às suas necessidades, de maneira contínua;

✔ Garantia de ter dispositivos mobile gerenciados com boas políticas de manutenção;

✔ Criação de orçamento de TI mais preciso, que não precisa lidar com equipamentos pouco utilizados.

Smartphone Android ou iOS: a tecnologia que veio para ficar nas empresas

Investir em novos equipamentos modernos e soluções de TI eficientes passou a ser prioridade para muitos negócios que desejam deixar a rotina de trabalho dos profissionais mais dinâmica, ágil e produtiva.

Uma organização que se apoia na tecnologia em qualquer ambiente é considerada mais competitiva e flexível. Afinal de contas, as equipes poderão entregar melhores resultados, mesmo diante dos cenários mais desafiadores.

Sendo assim, o investimento em smartphones é um passo fundamental para que qualquer negócio obtenha sucesso nas vendas. Empresas que utilizam dispositivos mobile conseguem reduzir custos, otimizar rotinas e atingir maior lucratividade. 

Portanto, se você quer fazer parte desse time de organizações, avalie as demandas do seu negócio e as necessidades da sua equipe e de seus projetos para saber qual sistema é mais adequado para implementar: Android ou iOS.

Quer saber mais sobre como investir em dispositivos mobile com Android e iOS sem gastar muito? Entre em contato com o nosso time e solicite um orçamento para locação, sem compromisso!

Deixe um comentário