A sua empresa investe na realização de uma pesquisa de satisfação para eventos? Entre as estratégias que podem ajudar o negócio a otimizar as suas escolhas, essa é uma das mais inteligentes. Saber o que os visitantes e convidados acharam do seu evento é fundamental para melhorar no futuro e garantir um nível crescente de sucesso nas suas iniciativas.
Mas para que elas dêem certo, a pesquisa de satisfação para eventos deve ser feita com planejamento e um foco adequado. Isso permitirá aos pesquisadores encontrar dados relevantes e fazer bom uso de cada feedback. Desse modo, entender o que pode ser replicado ou otimizado será um trabalho muito mais fácil.
Quer saber mais sobre o tema e aprender como montar uma excelente pesquisa de satisfação para eventos? Então, leia o post a seguir!
A pesquisa de satisfação para eventos é um questionário voltado para identificar se os visitantes de um evento tiveram uma boa experiência ao longo de toda a programação. A partir dos dados coletados, a empresa pode identificar o que deve ser melhorado e as escolhas que foram menos efetivas. Ao mesmo tempo, o negócio conseguirá identificar quais ideias deram certo.
Tudo isso auxilia a empresa a montar eventos mais inteligentes e alinhados com o perfil do seu público-alvo no futuro. A atenção será direcionada para os pontos que foram problemáticos na última execução e os riscos de um erro acontecer cairão. Com isso, a satisfação do cliente e a valorização da marca serão maximizados continuamente.
A criação de uma pesquisa de satisfação para eventos demanda um bom planejamento do negócio. Todos devem estar atentos para o tipo de pergunta que será feita, o método de coleta e como os feedbacks foram dados. Confira, a seguir, os passos básicos!
Os formulários de pesquisa digitais são um dos métodos mais tradicionais para se realizar uma pesquisa de satisfação de eventos. Eles podem ser enviados por e-mail e funcionam como uma forma objetiva de identificar tendências e opiniões. Por isso, devem ser a primeira alternativa para o negócio na hora de obter o feedback de seus convidados.
Um bom formulário deve ser fácil de ser respondido, com perguntas objetivas e espaço para feedbacks abertos. Desse modo, o consumidor terá a sua opinião valorizada e conseguirá dizer exatamente o que pensa com facilidade.
A tecnologia é fundamental para obter o feedback de clientes durante e após o seu evento. Tablets e aplicativos podem ser utilizados enquanto a programação é executada, por exemplo, para obter dados dos convidados. A cada intervalo programado, um time pode coletar uma pesquisa com mobilidade e flexibilidade. Em alguns casos, totems com tablets podem ser colocados em lugares estratégicos do evento para estimular a interação do público.
Após o evento, a tecnologia ajuda o negócio a obter e analisar dados das pessoas certas com facilidade. Um aplicativo pode ser implementado para orientar os visitantes e centralizar a coleta de informações. Já soluções de análise de dados fornecem uma plataforma robusta para identificar opiniões e posições em larga escala.
As redes sociais também podem ser utilizadas pela empresa quando ela realiza uma pesquisa de satisfação de eventos. Para isso, ela apoiará o negócio em três pontos: a divulgação da pesquisa; a ampliação do engajamento dos convidados nas respostas; a coleta dos dados.
Todos esses fatores, combinados, ajudam a pesquisa a ser mais abrangente e com um maior número de respostas. Dessa forma, a empresa conseguirá montar uma visão abrangente sobre cada detalhe envolvido na experiência dos seus convidados e poderá montar futuros eventos com mais qualidade.
O e-mail marketing pode ser utilizado para enviar a pesquisa apenas a quem esteve presente no evento. Esse recurso minimiza as chances de pessoas que não estavam presentes responderem às questões. Assim, o negócio terá um conjunto de dados de alta precisão para trabalhar no planejamento dos eventos futuros.
A elaboração das perguntas deve ser feita com cuidado e foco no que o negócio valoriza como pontos fortes do evento. Além disso, precisa ter em mente o perfil do público-alvo e o que impactar negativamente na experiência de cada convidado. Assim, a empresa pode melhorar a qualidade da sua análise e ter um ponto de partida de maior qualidade.
Quando a pesquisa for encerrada o negócio deve filtrar, classificar e estruturar os dados coletados para realizar a sua análise. Este é um dos pontos mais importantes da rotina de realização de uma pesquisa de satisfação de eventos. Afinal de contas, é nessa hora que a empresa saberá o que deve ser replicado ou otimizado.
Uma boa alternativa é o investimento em sistemas de BI e Big Data. Juntos, eles facilitam a análise de dados em larga escala e o rastreamento de tendências. Dessa maneira, a empresa terá menos erros ao validar informações e garantir que as respostas serão bem aproveitadas.
Como apontamos, uma das questões críticas da pesquisa é o tipo de pergunta que é levantada pela equipe. Elas devem direcionar a atenção dos convidados para pontos que são relevantes para a sua satisfação e que são objeto de atenção para a empresa. Por esse motivo, sempre inclua pontos como os seguintes na sua pesquisa:
Montar um evento corporativo não é um processo simples. É preciso definir quais serão os convidados, que equipamentos alugar e local. Além disso, o negócio deve conciliar agendas, fazer uma boa divulgação e escolher um público-alvo de qualidade.
Além de todos esses detalhes, o negócio deve estar atento à satisfação dos seus convidados. Por isso, a realização de uma pesquisa de satisfação de eventos é tão importante: com ela o negócio pode validar as suas escolhas facilmente e, assim, maximizar as chances de sempre construir boas experiências.
Quer saber como organizar eventos com qualidade? Então confira o nosso post sobre o tema!