A sua empresa investe na realização de uma pesquisa de satisfação para eventos? Entre as estratégias que podem ajudar o negócio a otimizar as suas escolhas, essa é uma das mais inteligentes. Saber o que os visitantes e convidados acharam do seu evento é fundamental para melhorar no futuro e garantir um nível crescente de sucesso nas suas iniciativas.
Mas para que elas dêem certo, a pesquisa de satisfação para eventos deve ser feita com planejamento e um foco adequado. Isso permitirá aos pesquisadores encontrar dados relevantes e fazer bom uso de cada feedback. Desse modo, entender o que pode ser replicado ou otimizado será um trabalho muito mais fácil.
Quer saber mais sobre o tema e aprender como montar uma excelente pesquisa de satisfação para eventos? Então, leia o post a seguir!
O que é uma pesquisa de satisfação para eventos?
A pesquisa de satisfação para eventos é um questionário voltado para identificar se os visitantes de um evento tiveram uma boa experiência ao longo de toda a programação. A partir dos dados coletados, a empresa pode identificar o que deve ser melhorado e as escolhas que foram menos efetivas. Ao mesmo tempo, o negócio conseguirá identificar quais ideias deram certo.
Tudo isso auxilia a empresa a montar eventos mais inteligentes e alinhados com o perfil do seu público-alvo no futuro. A atenção será direcionada para os pontos que foram problemáticos na última execução e os riscos de um erro acontecer cairão. Com isso, a satisfação do cliente e a valorização da marca serão maximizados continuamente.
Como criar uma pesquisa de satisfação para eventos?
A criação de uma pesquisa de satisfação para eventos demanda um bom planejamento do negócio. Todos devem estar atentos para o tipo de pergunta que será feita, o método de coleta e como os feedbacks foram dados. Confira, a seguir, os passos básicos!
1. Uso de formulários
Os formulários de pesquisa digitais são um dos métodos mais tradicionais para se realizar uma pesquisa de satisfação de eventos. Eles podem ser enviados por e-mail e funcionam como uma forma objetiva de identificar tendências e opiniões. Por isso, devem ser a primeira alternativa para o negócio na hora de obter o feedback de seus convidados.
Um bom formulário deve ser fácil de ser respondido, com perguntas objetivas e espaço para feedbacks abertos. Desse modo, o consumidor terá a sua opinião valorizada e conseguirá dizer exatamente o que pensa com facilidade.
2. Apoie-se na tecnologia
A tecnologia é fundamental para obter o feedback de clientes durante e após o seu evento. Tablets e aplicativos podem ser utilizados enquanto a programação é executada, por exemplo, para obter dados dos convidados. A cada intervalo programado, um time pode coletar uma pesquisa com mobilidade e flexibilidade. Em alguns casos, totems com tablets podem ser colocados em lugares estratégicos do evento para estimular a interação do público.
Após o evento, a tecnologia ajuda o negócio a obter e analisar dados das pessoas certas com facilidade. Um aplicativo pode ser implementado para orientar os visitantes e centralizar a coleta de informações. Já soluções de análise de dados fornecem uma plataforma robusta para identificar opiniões e posições em larga escala.
3. Utilize as redes sociais ao seu favor
As redes sociais também podem ser utilizadas pela empresa quando ela realiza uma pesquisa de satisfação de eventos. Para isso, ela apoiará o negócio em três pontos: a divulgação da pesquisa; a ampliação do engajamento dos convidados nas respostas; a coleta dos dados.
Todos esses fatores, combinados, ajudam a pesquisa a ser mais abrangente e com um maior número de respostas. Dessa forma, a empresa conseguirá montar uma visão abrangente sobre cada detalhe envolvido na experiência dos seus convidados e poderá montar futuros eventos com mais qualidade.
4. Pegue dados com e-mail marketing
O e-mail marketing pode ser utilizado para enviar a pesquisa apenas a quem esteve presente no evento. Esse recurso minimiza as chances de pessoas que não estavam presentes responderem às questões. Assim, o negócio terá um conjunto de dados de alta precisão para trabalhar no planejamento dos eventos futuros.
5. Monte perguntas adequadas
A elaboração das perguntas deve ser feita com cuidado e foco no que o negócio valoriza como pontos fortes do evento. Além disso, precisa ter em mente o perfil do público-alvo e o que impactar negativamente na experiência de cada convidado. Assim, a empresa pode melhorar a qualidade da sua análise e ter um ponto de partida de maior qualidade.
6. Analise os dados de modo adequado
Quando a pesquisa for encerrada o negócio deve filtrar, classificar e estruturar os dados coletados para realizar a sua análise. Este é um dos pontos mais importantes da rotina de realização de uma pesquisa de satisfação de eventos. Afinal de contas, é nessa hora que a empresa saberá o que deve ser replicado ou otimizado.
Uma boa alternativa é o investimento em sistemas de BI e Big Data. Juntos, eles facilitam a análise de dados em larga escala e o rastreamento de tendências. Dessa maneira, a empresa terá menos erros ao validar informações e garantir que as respostas serão bem aproveitadas.
Que pontos podem fazer parte da sua pesquisa?
Como apontamos, uma das questões críticas da pesquisa é o tipo de pergunta que é levantada pela equipe. Elas devem direcionar a atenção dos convidados para pontos que são relevantes para a sua satisfação e que são objeto de atenção para a empresa. Por esse motivo, sempre inclua pontos como os seguintes na sua pesquisa:
- a identificação da grade do evento com as demandas do convidado;
- o nível de qualidade dos palestrantes;
- a facilidade de encontrar dados sobre o evento na internet e nas redes sociais;
- a qualidade da experiência geral com o evento;
- o nível de qualidade do processo de credenciamento.
Montar um evento corporativo não é um processo simples. É preciso definir quais serão os convidados, que equipamentos alugar e local. Além disso, o negócio deve conciliar agendas, fazer uma boa divulgação e escolher um público-alvo de qualidade.
Além de todos esses detalhes, o negócio deve estar atento à satisfação dos seus convidados. Por isso, a realização de uma pesquisa de satisfação de eventos é tão importante: com ela o negócio pode validar as suas escolhas facilmente e, assim, maximizar as chances de sempre construir boas experiências.
Quer saber como organizar eventos com qualidade? Então confira o nosso post sobre o tema!