Por que usar tablets em trade marketing? Nós explicamos! | Tec Mobile
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Por Tec Mobile Tempo de Leitura: 4 minutos

 

Transformação digital é um conceito da moda. E não é por acaso. Com ele, as empresas passam a pensar em como podem melhorar os processos empresariais para terem resultados mais consistentes, inclusive com redução de custos, quando cabível.

A robotização, automação, Inteligência Virtual e a Internet das Coisas (IoT), são alguns dos principais exemplos usados para fazer com que a fabricação e o fornecimento de produtos sejam o mais inteligente possível. Nesse sentido, nem mesmo o trade marketing escapa.

É possível fazer com que a tradicional ação entre empresas parceiras receba uma nova roupagem e passe a ser mais digital, eficiente e segura. Por isso, você verá neste texto o que é trade marketing, quais são suas vantagens e como a utilização de tablets pode facilitar todas as etapas.

Quer saber como isso acontece? Então, boa leitura!

O que é trade marketing?

Trade marketing é uma estratégia realizada entre canais de vendas para o consumidor final e a indústria. Ainda que envolvam duas empresas, a intenção desse método é impactar o comprador.

Isso acontece pela possibilidade de maximizar as vendas a partir de uma atuação mais interessante nos pontos de venda. Dessa maneira, tanto o fabricante quanto o supermercadista (ou vendedor para o cliente final) fazem uma ação em conjunto para que os objetivos das duas instituições sejam alcançados. Normalmente, a proposta tem como meta conquistar o cliente.

Com isso, o lojista pode vender mais e se consolidar como um local de qualidade enquanto a indústria consegue maximizar a atuação no mercado. Com o tempo, é possível, também, identificar novas oportunidades de venda, fazendo uma gestão de categorias para que os resultados sejam maximizados.

Vale destacar que trade marketing é diferente de merchandising. Enquanto o primeiro tem o desejo de atrair o consumidor para a compra de um produto, o segundo é uma das ferramentas utilizadas para que isso ocorra.

Quais são as vantagens do trade marketing?

Para começar, pense que o trade marketing pode ajudar sua empresa a conquistar os objetivos em um evento, um dos melhores canais para distribuir serviços e produtos. Dessa maneira, a estratégia se mostra como uma grande oportunidade para as marcas que desejam interagir com o público, conseguir parcerias para o futuro e distribuir amostras grátis.

Veja agora quais são as principais vantagens:

Aumenta de vendas dos produtos divulgados pelo trade marketing

Com uma divulgação interessante, a empresa conseguirá aumentar as vendas dos produtos desejados. Até mesmo de acordo com o princípio da psicologia de reciprocidade: quem faz um teste se sente na obrigação de devolver o favor, realizando a compra.

Faz com que o evento tenha maior apelo

Com a presença de grandes marcas do mercado, o evento tem maior apelo e pode conseguir captar ainda mais recursos e atrair mais pessoas.

Possibilita mais experiências para o público

Quanto mais experiências um evento tiver, mais interessante será para o público. Com a participação de empresas parceiras, é possível impressionar as pessoas ali presentes e melhorar os resultados.

Conquista de novos clientes

Com todos os benefícios, mais clientes sentirão interesse nas marcas divulgadas, ampliando as parcerias.

Relacionamento com parceiros

Com parcerias mais duradouras, é possível criar estratégias para que as empresas consigam ampliar os resultados juntas.

Maior conhecimento das preferências do seu público-alvo

O trade marketing também pode ser entendido como uma possibilidade de entender melhor quais são as preferências dos usuários e fazer testes. Aproveite esse espaço para ouvir os seus clientes.

Por que usar tablets no trade marketing?

São vários os benefícios de utilizar tablets em eventos ou programações. Confira agora quais são os principais.

Organização

Com o uso de tablets, todas as informações ficam mais organizadas, fazendo que seja mais simples para os colaboradores da empresa explicarem todos os detalhes sobre os produtos e serviços oferecidos. Com mais tempo e organização, a tendência é que o público preste mais atenção e fique mais propenso a realizar a compra.

Praticidade

Imagine o representante da empresa com diversos papéis, flyers e demonstrativos para apresentar ao cliente. Em meio ao processo, ele se confunde e a impressão que ficará não será das melhores. Por isso, é necessário pensar em todos os processos.

Com um tablet, por exemplo, as informações ficam, além de organizadas, muito práticas para os operadores. Dessa maneira, todo o conteúdo de demonstração estará acessível e poderá ser mostrado rapidamente para os interessados. Com tudo isso, a conversa será ainda mais interativa.

Atualização rápida

Com sistemas informatizados, as atualizações podem ser feitas rapidamente. No caso de documentos impressos, por exemplo, é necessário rasurar ou procurar maneiras de reimprimir. Com o uso dos tablets isso não é necessário, uma vez que os dados podem ser facilmente alterados nos arquivos originais.

Além de ser mais prático, passa mais profissionalismo para os clientes, tirando qualquer dúvida que ainda exista.

Segurança dos dados

Quando os documentos da empresa não estão bem organizados, a segurança dos dados fica comprometida. Imagine que uma planilha ou informação relevante seja vazada ou perdida nas dependências do evento? As consequências disso poderão ser graves, dependendo da relevância das informações. Como os dados são confidenciais, é importante resguardá-los ao máximo.

Com um tablet, a segurança será muito maior, já que estarão disponíveis apenas os documentos e informações que o colaborador quiser mostrar. Além disso, não há risco de perder arquivos importantes.

Acompanhamento facilitado

Com os tablets, o acompanhamento dos gestores é facilitado, já que eles podem acompanhar em tempo real quais são os resultados obtidos, podendo pensar em estratégias que devem ser mantidas ou aquelas que devem ser melhoradas.

Agora que você sabe o que é trade marketing e como ele pode ajudar as empresas em parcerias, é hora de planejar suas ações. Por isso, procure alinhar os objetivos e as necessidades da sua marca e faça com que o conhecimento da equipe seja utilizado em favor de todos.

Procure formas para monitorar o resultado, receba feedbacks e veja o que pode ser melhorado tanto nessa programação quanto nas próximas. Assim, seu trade marketing será um sucesso em vendas, possibilitando um relacionamento ainda mais forte com a empresa parceira.

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