Coleta de dados: tudo o que você precisa saber - Tec Mobile
Por Tec Mobile Tempo de Leitura: 4 minutos

 

Você já deve ter ouvido que informação é poder; e isso faz total sentido, concorda? O processo para a tomada de decisões mais assertivas, o poder de liderança e o desenvolvimento de qualquer negócio ou profissional, estão ligadas aos níveis de informação e experiência em que se baseiam. Assim, faz sentido também as pesquisas de mercado e opinião serem ferramentas essenciais para o empreendedorismo de sucesso, certo? Pensando nisso, criamos esse artigo para te ajudar a potencializar sua coleta de dados e, dessa forma, prover informações cada vez mais objetivas e concretas para as suas pesquisas de mercado.

Compreender o mercado, analisar os concorrentes e acompanhar o comportamento do consumidor sempre foi importante. No entanto, com a verdadeira revolução dos meios digitais, os cenários, comportamentos, novas gerações e as tendências se transformaram muito mais rápido; consequentemente, a apuração e a coleta de dados também devem ser mais ágeis e eficientes.

Bom, e se a tecnologia está mudando o mercado, automaticamente, ela se torna a sua melhor aliada na hora de acompanhá-lo. Com base nesse preceito, separamos as principais estratégias para otimizar e aprimorar a sua coleta de dados.

Planejamento da coleta de dados

Estruturar cada etapa e processo é fundamental para a realização de qualquer atividade; no caso da coleta de dados não é diferente. É preciso definir primeiramente o método de pesquisa que será utilizado, os objetivos e os critérios do projeto para garantir que os resultados esperados sejam alcançados.

As consequências são como um efeito dominó. Uma vez que o planejamento e a organização são os primeiros passos, ambos determinam o desempenho de toda a sua pesquisa.

Automatização dos processos

Contar com um software de coleta confiável e com um suporte rápido nas respostas, pode transformar a forma como a sua empresa trabalha. Os processos da sua pesquisa, com uso da tecnologia, se tornarão muito mais ágeis, econômicos e mais seguros, facilitando especialmente a fase de análise e entrega para o seu cliente, ou a tomada de decisão, quando sua própria empresa for a destinatária da informação.

Nosso software de pesquisa Tec Research é a prova de que a automatização dos processos está revolucionando esse segmento. A plataforma é multi-idiomas, especializada na programação de scripts e questionários, e contém as funcionalidades necessárias para a execução de todos os tipos de pesquisa, como geolocalização do entrevistador, gravação de áudios, medidor do tempo das entrevistas, conexão com central telefônica digital, processamento das informações e saídas de dados nos formatos de planilhas, CSV e SPSS, além de uma interface amigável e do uso intuitivo. Com todas essas possibilidades, o software que foi lançado no primeiro semestre deste ano já apresenta grandes cases, incluindo projetos fora do Brasil.

Contar também com os hardwares adequados faz toda a diferença; por isso o aluguel de tablets é uma opção reconhecidamente vantajosa nesse aspecto, com a garantia de aparelhos de última geração e, ao mesmo tempo, preocupações e custos reduzidos.

No mais, ter um único fornecedor para todas suas necessidades facilita um bocado!

Acompanhamento das equipes

Se as informações colhidas em campo são a matéria-prima e a sustentação de toda a sua pesquisa, elas devem sempre ser seu principal ponto de atenção, certo? No entanto, não é raro encontrarmos institutos e empresas de pesquisa que tem sérias dificuldades no controle das equipes de entrevistadores.

Dessa forma, uma das estratégias fundamentais para conquistar cada vez melhores resultados e poder aprimorar os processos da sua pesquisa, definitivamente, é ter controle sob as atividades externas e o seu time.  É muito importante acompanhar os processos em tempo real, principalmente para identificar e corrigir rápido as falhas e evitar imprevistos; mas fique tranquilo que também já existem software e aplicativos que ajudam você nesse processo. Como dissemos, uma das funcionalidades do próprio Tec Research, nosso software de pesquisas, é o acompanhamento da equipe em tempo real, com geolocalização.

É importante lembrar que os tablets da Tec Mobile com o software Tec Research podem captar a geolocalização mesmo que o projeto seja off line ou não exista sinal de internet. Portanto, fique atento.

Segurança durante e após a coleta de dados

A segurança de dados e a credibilidade das informações são outros pontos indispensáveis em uma pesquisa de mercado; e não é à toa que estão entre as maiores preocupações dos institutos e empresas de pesquisa.

Especialmente por envolverem informações pessoais e sigilosas, além de altos investimentos, todo o processo de coleta de dados deve obrigatoriamente ter a segurança e a confidencialidade garantidas.

No caso da coleta feita em papel, além do custo e tempo demasiados, a grande preocupação é a consistências das informações. Enquanto isso, os processos digitais, além de diminuírem os erros por falha humana, também contam com recursos como a nuvem, possibilitando que os dados sejam salvos instantaneamente e a total garantia de lidar com dados que refletem a realidade.

Aqui nesse ponto o aluguel de tablets também apresenta grandes vantagens. Escolhendo fornecedores confiáveis e com reconhecida experiência, você garante que os equipamentos estão livre de vírus e que toda sua memória será apagada quando retornarem de cada projeto evitando que os próximos usuários tenham acesso aos seus dados.

Credibilidade

Para garantir a credibilidade da sua coleta de dados, é importante entender que preço baixo nos serviços contratados não é sinônimo de qualidade. Foque, assim, em critérios que o leve a não enfrentar surpresas no decorrer do seu projeto. Afinal, imagine se durante sua pesquisa seu software apresentar algum problema e você não conseguir um retorno rápido do suporte, ou ainda, se o seu fornecedor de hardware simplesmente não entrega os equipamentos no prazo que você precisa?

Saiba priorizar e aplicar os conhecidos 5Vs nessa etapa de escolha: velocidade, volume, variedade, veracidade e valor. Com isso, também fica mais prático e eficaz a apuração e escolha do melhor fornecedor de soluções, garantindo assim o sucesso da sua pesquisa de mercado ou opinião.

Processamento e análise da coleta de dados

A questão da automatização dos processos influencia completamente aqui nessa fase. Substituir processos manuais por digitais é a principal decisão a tomar, caso queira realmente potencializar a sua coleta de dados e todo o seu projeto de pesquisa.

É inegável: um sistema robusto, focado na coleta e processamento das informações é muito mais eficiente, inclusive mais do que o melhor profissional desse mercado, na hora de estruturar, filtrar e organizar o grande volume de dados provenientes das pesquisas. Não há riscos de falha humana, nem de perda de informação; então, é sem dúvida a melhor opção!

Portanto, está na hora de migrar seus processos para ferramentas que agregam valor, praticidade, economia e, principalmente, credibilidade para os seus projetos!

Deixe um comentário