Esclarecemos os 8ps do marketing digital para você
8ps do marketing digital
Por Tec Mobile Tempo de Leitura: 4 minutos

 

Existem muitas estratégias que podem ser utilizadas por empresas para melhorar a sua presença online. Os 8ps do marketing digital, por exemplo, auxiliam o empreendimento a ter uma melhor orientação sobre o modo como cada material é criado, divulgado e propagado entre o público-alvo da companhia.

Em um mundo competitivo, cada organização deve combinar estratégias offline, como a participação em eventos e pesquisas, e online, como o desenvolvimento de aplicativos para dispositivos mobile e a comunicação em redes sociais, para atingir melhores resultados.

Com os 8ps do marketing digital, as estratégias voltadas para a internet podem ter um maior alcance e menor risco. Quer saber como eles estão estruturados? Então, veja abaixo os principais detalhes sobre cada um deles.

Pesquisa

Para ter boas estratégias de marketing, é fundamental conhecer o seu público. Isso permite que o negócio direcione melhor os seus esforços, evite desperdícios e saiba como desenvolver cada detalhe das suas peças de publicidade digital.

A pesquisa deve ser uma parte fundamental de suas abordagens de marketing digital. Portanto, levante dados, faça análises e busque insights para compreender como é o comportamento online do seu público-alvo e, assim, criar campanhas capazes de atingir bons resultados.

Planejamento

Além de bons dados, as estratégias de marketing devem conter um bom planejamento. Se a empresa pretende transformar a web em um ambiente de negócios, é fundamental ter passos bem estruturados e conhecidos por todos.

A partir das informações obtidas com as suas pesquisas, crie uma estratégia com dados sobre a frequência da publicação de conteúdos, uma rotina de análise de resultados e a distribuição de responsabilidades entre toda a equipe. Assim, será mais fácil para o negócio ter uma rotina sem erros ou gargalos.

Produção

O terceiro dos 8ps do marketing digital é a execução do planejamento da empresa. O negócio deve ter um conjunto de ferramentas para criar conteúdos de qualidade, sejam eles texto, vídeo ou imagens. E tome muito cuidado nessa hora, pois, cada publicação deve ser voltada para o seu público, com uma linguagem atraente e sempre incentivando o engajamento. Assim, a companhia poderá fortalecer o seu relacionamento com os seus consumidores.

Publicação

A publicação dos conteúdos deve ser multicanal, em bons horários e regular. A empresa precisa garantir que o se público-alvo tenha acesso a novos conteúdos, além de ter estratégias para incentivar o engajamento.

Nesse sentido, é importante adotar estratégias de SEO, principalmente para conteúdos postados em blogs. A empresa precisa produzir materiais que não só sejam atraentes para o seu consumidor, mas que também sejam visíveis em páginas de busca. Assim, o tráfego orgânico será muito maior.

Promoção

A promoção de conteúdo poderá ser feita utilizando estratégias para tornar o material viral ou mesmo com o apoio de ferramentas de impulsionamento. No primeiro caso, as publicações são criadas para instigar o consumidor a interagir mais. Em outras palavras, a empresa pode utilizar técnicas de produção de texto, criação de títulos e imagens que sejam chamativos a primeira vista.

Esse é um ponto crítico, pois, hoje, a disputa pela atenção de pessoas na web é tão competitiva quanto a concorrência nos mercados offline. E tome cuidado, pois, algumas estratégias, como o click-bait, podem punir a empresa nos mecanismos de busca.

Já a promoção direta de conteúdos permite que a empresa alcance mais pessoas com o impulso pago de conteúdos — essa estratégia terá como principal vantagem a possibilidade de direcionar diretamente cada postagem. A empresa poderá utilizar palavras-chave e perfis específicos para garantir que as suas mensagens cheguem para as pessoas corretas.

Propagação

Como apontamos, o engajamento é algo fundamental para ter sucesso na web. A empresa que consegue manter uma relação sólida com os seus consumidores, incentivando comentários e compartilhamentos em redes sociais, pode reduzir o uso de impulsionamento pago em redes sociais e, ao mesmo tempo, aumentar o alcance de suas postagens.

Portanto, a empresa deve ter conteúdos com CTAs (Call to Action) que sempre estimulem a propagação espontânea de suas postagens. Assim, mais pessoas terão acesso às suas postagens de marketing, gerando mais receitas para a companhia.

Personalização

Para atingir os seus consumidores, os conteúdos devem ser personalizados. Ou seja, a empresa deve utilizar as informações que tem sobre o seu público-alvo para criar conteúdos mais envolventes e segmentados. Assim, os relacionamentos terão bases mais fortes e robustas.

Em outras palavras, cada conteúdo deve ser criado como foco nas dores de seu cliente e o tipo de linguagem que mais atinge o seu perfil e estimule o consumo de outras publicações. Na internet, a empresa terá mais capacidade de cumprir esse P, pois, os conteúdos podem ser mais bem direcionados com as ferramentas de impulsionamento de conteúdo.

Precisão

Toda estratégia de marketing deve ser otimizada, e no caso daquelas voltadas para web não deve ser diferente. A companhia precisa utilizar ferramentas para analisar informações, compreender o alcance das suas publicações e garantir que erros não sejam repetidos.

Portanto, sempre aproveite os recursos das plataformas de publicação e divulgação de conteúdos para compreender melhor como as suas abordagens geram resultados. Identifique a origem do tráfego das suas páginas web, quais são as publicações que mais geram engajamento nas páginas sociais e os conteúdos de pouco sucesso.

Com esses dados, será possível otimizar todas as abordagens de marketing. As publicações serão postadas no momento certo e nos canais com maior potencial, ampliando ao máximo o alcance de suas postagens.

O marketing é fundamental para o sucesso de qualquer empresa, auxiliando o negócio a conquistar novos clientes, permitindo que a companhia seja lembrada por consumidores antigos e melhorando a imagem da marca no mercado. Justamente por isso, ela deve estar atenta a todos os mecanismos que podem ser utilizados para otimizar as suas estratégias.

Os 8ps do marketing digital, por exemplo, são ideais para quem pretende ter um maior alcance na web, reduzir riscos e melhorar os seus investimentos. Portanto, sempre os integre às suas estratégias de publicidade na web. Assim, a sua companhia conseguirá atingir as pessoas certas, converter leads e ter abordagens de alto impacto.

Gostou da nossa dica? Então compartilhe ela entre os seus contatos nas redes sociais para aumentar a capacidade da empresa atingir mais pessoas na web!

Deixe um comentário