Conheça 6 soluções tecnológicas para home office | Tec Mobile
conheca6solucoestecnologicasparahomeoffice
Por Tec Mobile Tempo de Leitura: 4 minutos

 

Quais soluções tecnológicas uma empresa deve utilizar quando investe em home office? Uma rotina de trabalho remoto é fundamental para ter sucesso em uma economia que exige flexibilidade e respostas rápidas. Portanto, o apoio de boas ferramentas tem um impacto direto no seu sucesso.

Para te ajudar a escolher as soluções tecnológicas adequadas às suas demandas, preparamos o texto a seguir. Continue a leitura e veja o que adotar para investir em um fluxo de trabalho remoto de alta performance!

Por que é importante ter uma estratégia de trabalho remoto robusta?

O fluxo de trabalho remoto ganhou muita popularidade nos últimos anos. Ele permitiu aos negócios se manterem ativos durante a pandemia de Covid-19, além de trazer ganhos de performance e flexibilidade. Além disso, garantiu a redução de custos sem perda de produtividade.

Para maximizar tais benefícios, a empresa deve montar uma estratégia robusta. Ela precisa ser capaz de combinar boa segurança digital, alta disponibilidade de ferramentas e o treinamento adequado dos profissionais. Isso assegura que todos os times possam migrar para o novo fluxo de trabalho sem enfrentar problemas graves.

Quais as melhores soluções tecnológicas para home office?

Para integrar o home office no seu dia a dia, o passo básico é escolher as soluções tecnológicas que se alinhem com as suas demandas. Isso possibilita mais agilidade quando os profissionais forem atuar em casa e, ao mesmo tempo, reduz os riscos existentes. Confira a seguir as melhores soluções para o seu negócio!

1. Slack

O Slack é um dos principais aplicativos de comunicação para o mercado corporativo. Ele conta com integração com outras ferramentas e controles de segurança e privacidade centralizados. Além disso, está adaptado para que a sua estrutura possa ser integrada a regras de compliance comuns no meio corporativo.

Essa é uma solução tecnológica que apresenta recursos pagos e gratuitos. A versão premium é voltada para grandes negócios, que precisam de funcionalidades avançadas. Assim como outras ferramentas da nossa lista, o modelo de pagamentos é por assinatura.

2. Zoom

Para quem precisa de uma solução para chamadas online, o Zoom é uma ótima escolha. Ele permite que chamadas sejam gravadas e conta com recursos de transmissão via streaming. Ou seja, além de videoconferências, o Zoom é uma solução tecnológica que também pode ser utilizada para a realização de lives da sua empresa.

Os planos gratuitos do Zoom limitam a usabilidade dos usuários, mas permitem que pequenas reuniões sejam feitas. Caso seja necessário, o negócio pode realizar um upgrade rapidamente. Assim, é possível aproveitar todos os recursos sem dificuldades.

3. Office 365

O Office 365 é a versão software as a service do pacote Office, da Microsoft. Ele integra todos os aplicativos do Office, além de espaço para armazenamento de arquivos no OneDrive e ferramentas de segurança de dados. Desse modo, a empresa pode executar as suas rotinas administrativas em qualquer lugar.

Os planos do Office 365 são adaptados para diferentes perfis de uso e o tamanho da empresa. Para grandes marcas, também há a opção de venda em grandes lotes. Assim, o negócio sempre contará com uma assinatura que se alinha com as suas demandas.

4. Google Workspace

O Google Workspace é a versão da Alphabet para quem busca uma alternativa ao Microsoft Office 365. Ele também oferece ferramentas de edição de documentos corporativos, armazenamento em nuvem e a versão corporativa do Gmail. Assim, a sua empresa pode utilizar todas as soluções do Google com controles avançados de segurança e privacidade.

5. Aplicativos de distribuição de tarefas

Para gerir a rotina da sua equipe, os aplicativos de distribuição de tarefas são a melhor escolha. Com eles, os times podem entender o que deve ser feito, as suas responsabilidades em cada projeto e os requisitos básicos de cada tarefa. Assim, as chances de atrasos acontecerem serão muito menores.

Existem aplicativos pagos e gratuitos com esse fim. O ideal é que a empresa adote um que se alinhe com a sua metodologia de trabalho. Desse modo, o seu impacto será potencializado.

6. VPNs

As VPNs estão entre as melhores soluções para quem busca mais privacidade ao navegar na web. Elas criam um túnel de informações criptografadas que evitam ataques responsáveis por capturar os dados. Assim, informações sigilosas podem ser enviadas pelos profissionais atuando remotamente sem grandes riscos para a empresa.

Como tornar o seu home office mais produtivo?

Para tornar o seu home office mais produtivo, a empresa deve ir além de boas soluções tecnológicas. É preciso montar uma estratégia que combine boas ferramentas com estratégias de gestão e o treinamento de equipes. Veja como fazer isso!

Treine profissionais

O time de profissionais que for direcionado para o home office deve ser treinado para conseguir utilizar as ferramentas de modo completo. Além disso, ele precisa conhecer as boas práticas de segurança e privacidade. Assim, os riscos da operação serão baixos.

Mantenha comunicações centralizadas

A comunicação entre os times deve ser centralizada em um único local. Isso ajuda na resolução de problemas e na tomada de decisão: tudo será feito com mais agilidade e menos conflitos.

Simplifique processos

Os processos internos devem ser simplificados, evitando que os times tenham problemas para executar atividades remotamente. Isso garantirá mais agilidade e flexibilidade no seu dia a dia — afinal, a distância entre um profissional e a sede da empresa deixará de ser um impeditivo para a execução de uma atividade.

A pandemia de Covid-19 mudou radicalmente o ambiente corporativo mundial. Uma das principais novidades foi a certeza, entre várias empresas, de que é possível adotar o trabalho remoto sem perda de produtividade. Seguindo um bom planejamento, os negócios conseguiram flexibilizar as suas rotinas e manter a qualidade do seu trabalho mesmo em um momento de alta pressão.

Mas para que o trabalho remoto dê certo, é fundamental contar com boas soluções tecnológicas. Por isso não deixe de avaliar a nossa lista e investir nas ferramentas que melhor se alinhem às suas demandas. Isso dará ao seu negócio a habilidade de migrar para um modelo de trabalho que colocará a empresa em um lugar de destaque no mercado!

Gostou da nossa lista? Então compartilhe este post com os seus contatos!

Deixe um comentário