Guia completo para garantir a proteção de dados da empresa | Tec Mobile
guiacompletoparagarantiraprotecaodedadosdaempresa
Por Tec Mobile Tempo de Leitura: 7 minutos

 

Em um mundo cada vez mais digital e conectado, a proteção de dados se tornou uma prioridade, principalmente para as atividades profissionais. Trata-se de um requisito importante para evitar prejuízos e transtornos, garantindo que as informações de um negócio sejam preservadas.

Em vista disso, o uso dos computadores e tablets é indispensável para toda empresa, e auxiliam tanto em tarefas gerenciais, quanto operacionais — por isso, evitar ameaças e garantir a devida proteção dos dados é imprescindível para a privacidade da empresa. 

Para ajudar você a utilizar os recursos digitais com segurança e manter os dados da sua empresa protegidos, desenvolvemos este guia completo! Continue a leitura e saiba tudo sobre a proteção de dados para preservar as informações da sua empresa e mantê-las livres de riscos!

O que é vulnerabilidade de segurança?

A vulnerabilidade de segurança acontece quando uma empresa não adota sistemas para proteger os dados em meio digital. Com isso, todos os arquivos dos computadores e dispositivos permanecem expostos a ameaças de perda e acessos indevidos.

Em outras palavras, é quando os dados e arquivos ficam vulneráveis e podem ser acessados com facilidade. Dessa forma, a confidencialidade e integridade da empresa são comprometidos – especialmente devido ao fato de que grande parte dos dados importantes de um negócio são armazenados e gerenciados em meio digital.

Diante disso, a vulnerabilidade de segurança representa uma ameaça significativa e que pode causar graves prejuízos ao negócio. Por esse motivo, é um assunto importante e que merece atenção dos gestores, para procurar soluções adequadas e evitar complicações.

Quais as ameaças aos dados empresariais?

Atualmente, o uso de computadores, tablets e smartphones nas atividades empresariais é elevado, sendo necessários para diversas tarefas — desde a utilização de softwares, gerenciamento de arquivos digitais, comunicação e diversas outras tarefas que dependem exclusivamente desses dispositivos.

Sendo assim, lidar com informações importantes e confidenciais é algo comum, tanto, que muitos profissionais acabam ignorando as ameaças. No entanto, é um assunto que merece atenção especial e medidas intensas para a proteção de dados, pois o risco de ter problemas é real.

Veja a seguir quais as principais ameaças que rodeiam os dados das empresas em meio virtual!

Crimes cibernéticos

De acordo com a notícia publicada pela Jusbrasil, o país registra incríveis 54 crimes virtuais a cada minuto, tanto em pessoas físicas ou jurídicas. É um índice preocupante e que vem causando prejuízos consideráveis também para as empresas, e seus clientes.

Dessa forma, os crimes cibernéticos são mais uma ameaça real e perigosa, que colocam os dados da empresa em risco. Considerando esse fato, ter bons sistemas de proteção é imprescindível para eliminar riscos e qualquer possibilidade de ter transtornos.

Prejuízo financeiro

A falha na proteção de dados empresariais é uma ameaça que pode levar a prejuízos financeiros devido a aplicação de multas. Isso ocorre porque a responsabilidade pela privacidade dos dados é da empresa, de acordo com a LGPD, e o descumprimento acarreta sanções sérias.

Portanto, ao deixar de cuidar da proteção de dados a empresa está descumprindo as determinações legais e no caso de vazamentos, pode ser multada. Por mais que pareça uma ameaça distante, é uma ocorrência muito comum e que leva a diversas denúncias.

Vazamento de dados

O vazamento de dados confidenciais da empresa e clientes é uma situação séria que provoca danos irreparáveis. Além da possibilidade da ocorrência de crimes, a perda de dados compromete a gestão interna e também pode levar a problemas com a Lei Geral de Proteção de Dados – LGPD.

Compromete a imagem

As denúncias registradas por clientes e partes interessadas pela baixa proteção de dados na empresa é um fator desagradável e que danifica a imagem. Sendo assim, acaba comprometendo a reputação e a credibilidade no mercado, dificultando novos negócios.

Devido ao risco elevado que a exposição de dados oferece, não garantir a devida proteção compromete a confiança na empresa. Com isso, é perceptível a queda no posicionamento de marca e da competitividade, perdendo espaço de mercado para os concorrentes.

Possibilidade de interromper as operações

A Lei Geral de Proteção de Dados – LGPD determina sanções para o descumprimento das regulamentações para a proteção de dados. Dentre essas punições, está a possível suspensão das atividades da empresa por não garantir a devida segurança nas informações.

Diante disso, é mais uma ameaça séria e que pode causar danos à reputação e aos resultados na empresa. O que demonstra a importância de ter a proteção dos dados com uma prioridade na gestão interna, promovendo a segurança completa das informações privadas em meio virtual.

Por que é importante proteger os dados da empresa?

Os dados de uma empresa são valiosos para as operações comerciais e relação com os clientes, por isso, protegê-los é muito importante. No entanto, é um assunto que exige atenção constante, pois as brechas na segurança podem tornar os dispositivos vulneráveis a ataques maliciosos.

Dessa forma, alguns fatores são considerados gatilhos para a vulnerabilidade no sistema de segurança corporativo, por exemplo:

  • software desatualizados;
  • falta de configuração do sistema;
  • validação de dados inadequada;
  • falta de controle de acesso;
  • baixa segurança dos softwares.

Nesse contexto, evitar essas situações e proteger os dados da empresa é imprescindível para evitar inúmeras complicações — como as penalidades e multas previstas em lei, incidência de crimes cibernéticos e perda de dados importantes sobre questões confidenciais do negócio.

Trata-se de um assunto que tem relação direta com os resultados, por isso, até mesmo os aplicativos de coleta de dados utilizados na empresa, devem ser precisamente seguros, com sistemas modernos e que garantem a privacidade dos dados.

Sendo assim, garantir a proteção dos dados é importante para evitar contratempos com a lei, multas e os riscos de comprometer a imagem da empresa no mercado. Portanto, adotar o uso consciente e seguro dos recursos digitais é uma necessidade para um negócio que deseja ter sucesso.

Como proteger os dados da empresa?

Você pode notar até agora, que a proteção de dados é extremamente importante para as empresas e contribui para evitar diversos transtornos. Por esse motivo, investir em boas práticas para proteger as informações é a melhor alternativa para utilizar recursos digitais com tranquilidade e segurança.

Embora pareça um assunto complexo, com medidas simples adotadas na rotina de trabalho é possível eliminar os riscos de manter os sistemas seguros. Para isso, é indispensável contar com o envolvimento de todos os colaboradores, para ter ações eficientes e bons resultados.

Saiba quais são as melhores estratégias para promover a segurança de dados na sua empresa!

Defina boas políticas de segurança

O primeiro passo para reforçar a proteção de dados é definir uma política de segurança bem estabelecida e disseminada para todos os funcionários. As diretrizes da política serão guias para o desenvolvimento dos procedimentos de segurança e conduta dos profissionais.

Sendo assim, mantenha a política sempre atualizada, com regras claras e formas para lidar com os dados dos clientes, fornecedores e investidores. Essa etapa é essencial para garantir a confiabilidade, proteção e a devida disponibilidade de dados dentro da empresa.

Controle o acesso às informações

Cada profissional deve ter acesso restrito aos dados indispensáveis para a execução das suas funções. Em outras palavras, o acesso às informações deve ser gerenciado e concedido de forma estratégica e responsável, para evitar a exposição excessiva de dados confidenciais.

Para isso, é importante que a equipe de TI monitore a autorização de acesso de forma individualizada, para evitar falhas na proteção de dados. Sobretudo, também é essencial analisar cada dispositivo utilizado para garantir o uso adequado para as atividades profissionais.

Use senhas fortes

As senhas de acesso aos softwares e computadores devem ser fortes, utilizando números, letras e outros caracteres. Quando uma senha é considerada fraca, o risco de ser identificada por invasores é elevado, facilitando o vazamento de dados e outros prejuízos.

Portanto, oriente todos os profissionais que utilizam computadores, smartphones ou tablets da empresa e criar senhas fortes. Assim, é possível evitar ameaças à segurança dos dados e manter todas as informações protegidas de acessos indevidos.

Treine os colaboradores

Os resultados das boas práticas de segurança de dados serão positivos se houver o envolvimento e comprometimento de toda a equipe. Diante disso, é indispensável realizar treinamentos periódicos com a proteção de dados com tema principal, esclarecendo todas as regras e procedimentos.

Faça backups

Manter os arquivos digitais apenas em um local é algo que deve ser evitado, pois se algo acontecer, a empresa perde todas as informações. Nesse sentido, fazer backups e manter arquivos seguros é uma excelente medida para contribuir com a segurança.

No entanto, é possível encontrar soluções de armazenamento em nuvem, que são seguras e contribuem para evitar perdas e acessos sem autorização. Portanto, manter o backup atualizado e protegido vai ajudar a evitar ameaças e manter dados armazenados para uso no futuro.

Revise os contratos de fornecedores

Para ter uma proteção de dados abrangente, é fundamental revisar os contratos com os fornecedores, principalmente os que têm acesso aos sistemas da empresa. Assim como em outras situações, a concessão de acesso deve acontecer de maneira planejada e limitada às necessidades das funções.

Em vista disso, avalie cada empresa fornecedora individualmente para oferecer soluções adequadas e manter a proteção dos dados. Além de certificar que tenham condições para realizar as atividades de acordo com a política de segurança definida para todos os funcionários.

Por que vale a pena terceirizar notebooks e tablets?

A contratação de uma empresa para fornecer os equipamentos tecnológicos, como tablets, computadores e smartphones, é uma excelente estratégia. Além do suporte técnico especializado, são diversos os benefícios para ter uma infraestrutura de tecnologia da informação moderna e segura.

Nesse sentido, ao investir no aluguel de tablets, notebooks e outros dispositivos a sua empresa tem a oportunidade de utilizar equipamentos modernos e atualizados. Dessa forma, a perda de tempo com configurações e gastos com a substituição desses dispositivos são eliminados.

Em outras palavras, investir na terceirização de notebooks e tablets vale a pena por oferecer os seguintes benefícios:

  • redução de custos;
  • suporte técnico de qualidade;
  • facilidade para trocar aparelhos;
  • softwares atualizados e seguros;
  • vantagens tributárias;
  • apoio em caso de imprevistos;
  • maior versatilidade;
  • apoio para garantir a proteção de dados.

Sendo assim, ao alugar os equipamentos de informática a empresa terá benefícios que vão além da qualidade dos dispositivos. Afinal, é possível direcionar os investimentos para outras estratégias que exigem mais atenção e ter a tranquilidade em relação a disponibilidade de computadores e tablets.

Além disso, os contratos de locação são adaptáveis às necessidades e preferências da sua empresa. Dessa maneira, é possível contar com a marca e quantidade de equipamentos que deseja no tempo que precisar, sempre considerado produtos de qualidade.

Como escolher uma empresa de confiança?

Os notebooks, tablets e smartphones corporativos são ferramentas de trabalho importantes e que atendem diferentes setores da empresa. Trata-se de recursos essenciais para o processo de modernização digital e conectividade da empresa, úteis e muitas funções.

Nesse cenário, escolher uma parceria para a terceirização da gestão dos dispositivos móveis é um processo que exige atenção e análise ampla. Afinal, são recursos indispensáveis para a produtividade e qualidade do trabalho das equipes, influenciando até mesmo na relação com o cliente.

Os principais requisitos que devem ser avaliados para contar com um fornecedor de confiança são:

  • reputação no mercado;
  • qualidade dos dispositivos;
  • suporte técnico;
  • agilidade e qualidade no atendimento;
  • variedade de opções e planos;
  • custo-benefício.

A Tec Mobile é uma empresa reconhecida, com larga experiência no mercado e oferece soluções ideais para o seu negócio. Com uma equipe qualificada e especialista em tecnologia, disponibiliza equipamentos atualizados, robustos, modernos e que garantem alta performance.

Além disso, a Tec Mobile atua em qualquer parte do Brasil e ainda conta com softwares MDM e outras tecnologias – ideias para elevar a performance do seu negócio, potencializando a coleta de dados e o uso dos dispositivos digitais que vão revolucionar todos os setores.

Como pode notar neste conteúdo, evitar a vulnerabilidade e garantir a proteção de dados na empresa é uma medida imprescindível. Além de manter o sigilo e evitar transtornos, contribui para utilizar os recursos digitais com toda tranquilidade e livre de ameaças que podem causar danos graves.

Gostou do post? Agora que você entendeu tudo sobre a proteção de dados, o que acha de conhecer soluções incríveis para a sua empresa? Não perca tempo e entre em contato conosco agora mesmo! Saiba como podemos ajudar! 

Deixe um comentário