6 dicas de segurança de dados de telefonia móvel | Tec Mobile
Imagem mostra um celular com vários cadeados, sugerindo que esse esteja seguro contra ameaças externas
Por Tec Mobile Tempo de Leitura: 7 minutos

 

A telefonia móvel já está integrada ao dia a dia de vários negócios. Empresas utilizam smartphones e tablets para otimizar processos, ter mais flexibilidade e conseguir manterem-se funcionais mesmo quando membros da equipe atuam em regime de home office. Nesse contexto, investir em segurança de dados é crucial.

Políticas utilizadas para garantir a segurança da informação de uma empresa reduzem as chances de ela ter um ataque e ver os seus dados expostos. Como consequência, a marca é valorizada e se mantém em linha com normas de privacidade, como a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Ou seja, a empresa ganha competitividade diante da concorrência.

Para entender melhor como a segurança de dados pode ser otimizada quando falamos de aparelhos móveis, preparamos o texto a seguir. Continue a leitura e saiba como garantir mais proteção para as suas informações!

1. O que é segurança de dados?

No contexto da gestão de TI, segurança de dados é o nome dado a todas as políticas que buscam dar mais controle e integridade aos arquivos digitais de uma empresa. Esses mecanismos garantem que vazamentos não ocorram e que a equipe de TI conseguirá identificar vulnerabilidades antes que elas se tornem um problema para o negócio. Dessa maneira, a transformação digital pode ser levada a todos os setores sem colocar a companhia em risco.

A segurança de dados sempre deve ser pensada considerando o perfil da empresa e da sua infraestrutura de TI. Ao mesmo tempo, ela deve ter em mente as regras do mercado e padrões do setor. Isso garante mais efetividade para os processos adotados e minimiza as chances de o negócio não estar em conformidade com as leis do seu setor.

2. Qual a importância da segurança de dados de telefonia móvel?

Os aparelhos mobile se tornaram onipresentes no ambiente corporativo. Com o apoio de smartphones e tablets, empresas conseguem implementar rotinas de trabalho remoto com mais segurança. Além disso, profissionais que precisam atuar fora das bases operacionais do negócio conseguem acessar os seus dados com mais agilidade e segurança, reduzindo prazos e maximizando a produtividade de todos.

Nesse cenário, uma boa política de segurança de dados garante que os profissionais poderão utilizar os seus arquivos e ferramentas de trabalho sem comprometer a integridade das informações estratégicas da empresa, de clientes e de parceiros comerciais. Todas as rotinas que passam pelo envio, o acesso, o compartilhamento e a modificação de dados corporativos serão executadas em um ambiente com padrões mínimos de proteção. Como consequência, as equipes conseguirão atingir os seus objetivos sem ficarem expostas a vulnerabilidades e brechas de segurança.

3. Quais são as principais ameaças direcionadas a dispositivos móveis?

Dispositivos mobile podem ser utilizados de várias maneiras. A depender do modo como o negócio integra essas soluções no seu dia a dia, ele consegue aumentar a sua produtividade, a sua flexibilidade e a sua mobilidade. Mas esses benefícios só podem ser aproveitados se a empresa faz os processos de integração de maneira adequada, ou seja, evitando riscos de segurança.

Confira os mais comuns a seguir!

3.1. Perda de dados

A perda de dados prejudica a habilidade de uma empresa se manter produtiva e em dia com as suas obrigações comerciais. Se o negócio não mantém os seus arquivos com bom nível de integridade, ele pode perder o acesso a informações críticas para fechar um negócio ou ter uma alta taxa de retrabalho. Afinal de contas, haverá a necessidade de refazer documentos sempre que um dado for apagado incorretamente.

As perdas de dados causadas por falhas de hardware ou ataques podem ser solucionadas com o apoio de políticas de backup robustas. Elas garantem que a empresa sempre terá acesso aos seus dados se algo ocorrer.

Para ampliar o nível de segurança, é importante que existam normas de controle de acesso aos dados. Elas garantem que os arquivos ficarão disponíveis apenas para as pessoas certas. Desse modo, os riscos de um arquivo ser apagado indevidamente serão muito menores.

3.2. Malware

Os malwares podem afetar qualquer aparelho que seja mal utilizado. Eles podem ser instalados para roubar informações, utilizar o aparelho para ataques DDoS ou para roubo de senhas. Há ainda os malwares que sequestram os dados dos usuários e, em troca do acesso, exigem pagamentos em criptomoedas (os chamados ransomwares).

Todos esses ataques exploram vulnerabilidades do sistema ou fazem uso de operações de engenharia social. Na maioria dos casos, as brechas de segurança são solucionadas a partir de atualizações críticas de segurança. Porém, a vasta maioria dos ataques pode ser prevenida com usuários bem treinados e que sejam capazes de identificar situações de risco.

3.3. Ameaça à integridade dos dados

As ameaças à integridade dos dados são situações que podem corromper arquivos críticos para a empresa. Elas são causadas por políticas de manutenção pouco eficazes, malwares ou mau uso dos aparelhos. Portanto, devem receber atenção dedicada do negócio: se cuidados adequados não forem tomados, os aparelhos móveis podem ser afetados e os profissionais perderão acesso a arquivos críticos.

3.4. Abuso de recursos

O abuso de recursos pode ser ocasionado por ações do usuário ou ataques de segurança de dados. No primeiro caso, a empresa deve verificar o que pode ser feito para garantir que o aparelho consiga entregar a performance adequada para o fluxo de trabalho do colaborador. Isso pode ser alcançado com ajustes em configurações ou a atualização do dispositivo.

Já os ataques de malware exploram os recursos do dispositivo para usos maliciosos. Um exemplo tradicional é aquele em que o aparelho é sequestrado para a execução de ataques DDoS. Assim que o dispositivo é infectado, ele explorará os recursos de rede para enviar pacotes de dados às vítimas em todo o planeta, reduzindo a velocidade de internet e ampliando os gastos com planos de telefonia.

4. Como manter a segurança de dados de telefonia móvel na empresa?

Para manter a segurança de dados de telefonia móvel em dia, o negócio pode adotar várias estratégias. Elas ajudam a marca a ter mais habilidade de identificar, minimizar e mitigar problemas rapidamente. Assim, as chances de ataques terem sucesso serão muito menores.

Confira a seguir os passos que podem ser tomados para ter uma infraestrutura de telefonia móvel de alta confiabilidade!

4.1. Cuidado com as senhas

Toda empresa faz uso de senhas no seu dia a dia. Quando elas são de baixa segurança, as chances de a empresa sofrer ataques são muito maiores. Por isso é fundamental que o negócio tenha uma política que oriente os profissionais a terem um bom controle sobre como as contas corporativas são autenticadas.

Nesse sentido, o melhor caminho para a empresa é instruir (ou obrigar, quando possível) os usuários a terem senhas complexas. Elas devem conter letras, números, símbolos e variações entra letras maiúsculas e minúsculas. Assim, as chances de serem quebradas facilmente cairão.

Sempre que possível o negócio deve adotar mecanismos adicionais de autenticação. No caso dos telefones, por exemplo, isso pode ser feito por meio do reconhecimento via digital ou facial. Esse mecanismo garante que as contas não serão facilmente acessadas caso a senha seja comprometida.

Ao mesmo tempo, o negócio pode implementar a autenticação de dois passos sempre que ela estiver disponível. O ideal é que esse recurso seja utilizado por meios que não envolvam o SMS (como tokens USB/Bluetooth/NFC ou aplicativos geradores de códigos de autenticação). Como a segurança do SMS é baixa, formas alternativas não são facilmente comprometidas.

4.2. Tenha um VPN

A VPN (sigla para Virtual Private Network, ou Rede Virtual Privada, em Português) é uma das melhores soluções para o negócio garantir a integridade das transferências de dados em conexões via wifi 6 ou com o apoio da tecnologia 5G. Essa solução cria um túnel de dados criptografado em que as informações dos usuários passam sem serem vistas por outros usuários da rede. Isso minimiza drasticamente as chances de ataques como os do tipo man in the middle (em que alguém monitora e captura todos os dados de uma rede) acontecer.

As VPNs também podem ser utilizadas para otimizar o controle do acesso a recursos corporativos via web. A empresa pode configurar os seus serviços de computação em nuvem para serem acessíveis apenas pela VPN que ela contratou. Com isso, hackers terão mais dificuldade para comprometer a integridade da infraestrutura de TI do negócio.

Ao mesmo tempo, a VPN garante, de maneira geral, mais privacidade para o negócio. Por criar um túnel criptografado para todas as conexões que o aparelho faz, o usuário terá total controle sobre quem vê os seus arquivos. Desse modo, a sua privacidade ficará garantida sempre que ele utilizar a internet.

4.3. Atualize os aparelhos e os aplicativos mobile

A atualização de aparelhos é uma das formas mais robustas de garantir que a empresa ficará protegida contra ataques de terceiros que explorem brechas conhecidas. Justamente por isso o negócio deve ter um processo que permita à empresa testar, validar, ajustar e instalar updates rapidamente. Ele deve ser feito com agilidade, garantindo que os profissionais tenham acesso rápido aos updates com segurança e sem comprometer o seu fluxo de trabalho.

As atualizações de aplicativos e sistemas também ajudam o negócio a ter acesso rápido a novidades dos sistemas que possam tornar o seu fluxo de trabalho mais ágil, automatizado e flexível. Portanto, elas devem ser vistas como uma forma de tornar o negócio mais competitivo. Afinal de contas, ele terá acesso a um número maior de recursos tecnológicos que podem ser utilizados para otimizar os seus produtos e serviços.

4.4. Instale uma solução de segurança

Muitas empresas produzem soluções de segurança personalizadas para smartphones. Elas funcionam de maneira semelhante às suas versões para desktops: monitoram o uso do sistema em busca de aplicativos que possam apresentar comportamentos maliciosos, bloqueando a sua operação de maneira preventiva.

A instalação dessas ferramentas deve sempre buscar um fornecedor de qualidade. Ele deve ser capaz de entregar updates de maneira contínua e, ao mesmo tempo, permitir a sua personalização de acordo com as demandas da empresa. Assim, a proteção será muito mais abrangente.

4.5. Treine as equipes

O treinamento de equipes é um processo fundamental para proteger o negócio de qualquer tipo de ataque. Afinal de contas, nenhuma medida de segurança de dados é eficaz se os usuários não tiverem um comportamento que seja compatível com as políticas aplicadas. Por isso o negócio precisa realizar treinamentos continuamente.

Esses treinamentos devem orientar as equipes sobre como as medidas de segurança de dados funcionam, os motivos que levaram à sua aplicação e quais as suas metas. Ao mesmo tempo, deve instruir os times sobre boas práticas de cybersegurança. Desse modo, eles poderão identificar situações de risco e tomar as ações necessárias para evitar ataques de maneira autônoma.

4.6 Revise processos continuamente

A política de segurança de dados é um tipo de política que deve ser otimizada continuamente. Negócios podem ser vítimas de diferentes ataques conforme a sua infraestrutura de TI evoluiu. Portanto, é crucial que os processos de proteção de dados sejam otimizados regularmente.

As mudanças nos processos de segurança de dados devem considerar as mudanças que foram feitas na infraestrutura de TI da empresa, os investimentos que estão programados e o seu fluxo de trabalho. Elas também devem levar em conta as normas de mercado, como a LGPD, e as tendências do setor. Assim, a empresa pode manter os seus aparelhos móveis protegidos contra qualquer tipo de ameaça com tranquilidade.

Empresas modernas apostam em novas tecnologias com vários fins. Os negócios que buscam soluções mobile modernas trabalham para reduzir custos com telefonia na empresa, otimizar rotinas e ter mais flexibilidade. Isso garante a habilidade de atender a demandas de clientes e parceiros comerciais com prazos baixos e alto nível de mobilidade.

Mas para que esses investimentos consigam trazer mais competitividade e sucesso, é crucial estar apoiado em uma política de segurança de dados robusta. Ela ajudará times a terem acesso às informações relevantes para o seu dia a dia sem que isso envolva grandes riscos à integridade de tais registros. Portanto, não deixe de implementar medidas de proteção no dia a dia da sua empresa!

Gostou das nossas dicas? Então, compartilhe o texto entre os seus colaboradores para que eles também possam utilizar tecnologias mobile em segurança!

Deixe um comentário