3 impactos da depreciação de equipamentos para a empresa | Tec Mobile
post_thumbnail
Por Tec Mobile Tempo de Leitura: 4 minutos

 

A depreciação de equipamentos diz respeito à desvalorização de um bem com o passar dos anos. Isso significa que, quanto mais o tempo passar, maior é a probabilidade de haver oscilação na sua valorização.

A depreciação considera o desgaste natural do equipamento, assim como o quanto ele se tornou obsoleto. Esse é um fator determinante no momento de planejar os investimentos tecnológicos da sua empresa, permitindo que ela aumente a produtividade das atividades. 

Quer entender melhor sobre depreciação de equipamentos? Então, continue a leitura deste artigo! Vamos lá?

Confira 3 impactos negativos da depreciação de equipamentos para a empresa

A depreciação de equipamentos é um ponto que precisa ser analisado com bastante atenção pelos gestores, visto que esse problema pode gerar impactos negativos para a empresa. Confira, a seguir!

1. Aumento de custos

Sabe quando você começa a gastar com peças de computador, tablet e smartphone? Essa situação é bem chata, certo? Parece que todos os equipamentos resolvem parar de funcionar ou dar algum defeito ao mesmo tempo. Isso pode significar que os produtos estão em processo de depreciação, fazendo com que haja um aumento nos custos da organização.

Geralmente, a vida útil de equipamentos leves gira em torno de 5 anos. Para fazer o cálculo e entender como isso funciona, basta multiplicar o prazo de vida do equipamento (em anos) pelo número de horas que ele foi usado em um ano. Assim, um tablet que tem 8 horas diárias de uso, em cerca de 250 dias, passará a ter uma vida útil de aproximadamente 10 mil horas. 

2. Desvalorização das tecnologias 

Mesmo com boas condições de uso, muitos notebooks, tablets e smartphones não conseguem mais suportar as atualizações necessárias nos softwares, tornando-se obsoletos. Isso pode gerar inúmeros prejuízos à organização, como a desvalorização das tecnologias — ou seja, os equipamentos perdem valor de mercado e não trazem mais tantos benefícios para a empresa.

A taxa de depreciação desses equipamentos gira em torno de 20%. O recomendado é fazer a troca quando perceber que o dispositivo apresenta problemas, como a não atualização do software e lentidão dos processos organizacionais. Tudo isso que faz o trabalhador demorar mais tempo para desenvolver as suas atividades diárias.

3. Maior gasto de energia

Um dos sinais que uma máquina está em processo de depreciação é quando sua bateria começa a descarregar direto e você precisa deixá-la mais vezes ao dia na tomada. Com o passar do tempo, isso gera prejuízos ao empreendimento, pois é preciso ter um gasto a mais de energia e dinheiro, que não estava no orçamento.

Além disso, o colaborador tem prejuízos na qualidade do trabalho, pois não poderá levar o equipamento para fazer uma reunião em um local que não tenha tomada próxima. Esse tipo de situação pode fazê-lo atrasar diversos processos organizacionais ao longo da semana. 

Entenda como o aluguel de equipamentos auxilia na resolução dessa questão

Ao contar com o serviço de aluguel de equipamentos, o seu trabalho e o da sua equipe ficam bem mais fáceis. Para entender como isso é possível, continue a leitura! 

Melhor custo-benefício

Contar com máquinas altamente tecnológicas e por um preço acessível é tudo de bom, não acha? Isso se torna possível com o aluguel de equipamentos. Você não precisará comprar produtos de alto custo e que perdem o valor de mercado rapidamente. Isso permite uma redução dos tributos, sem imobilizar o patrimônio da sua empresa.

Em vez de comprar inúmeros aparelhos que requerem manutenção constante, você pode alugar tablets, smartphones e notebooks com as configurações que desejar e com o sistema operacional que atenda às necessidades da empresa. Tudo isso pelo tempo que precisar e com um valor único. 

Funcionalidade garantida

Quando a organização compra um equipamento novo, ele costuma chegar sem a formatação e os aplicativos desejados para uso no dia a dia do trabalho. Quando o gestor opta pelo aluguel da máquina, o material já vem configurado previamente, com softwares instalados conforme a solicitação do cliente, além de internet móvel de alta qualidade. 

Excelência na produtividade

Realizar o trabalho de forma rápida e eficiente é o sonho de muita gente, mas isso não depende apenas do colaborador: inúmeros fatores têm influência nesse processo, como a qualidade dos equipamentos que são disponibilizados pela companhia. No caso de contar com um tablet alugado, por exemplo, sua equipe poderá fazer diversos conteúdos para palestras, compartilhando os assuntos em tempo real com inúmeros usuários e sem grandes preocupações. 

Com o arquivamento digital, também é possível armazenar as informações na nuvem — o que contribui para eliminar grandes quantidades de formulários e listas de papel, caixas e arquivo-morto. Isso acontece em função do acesso a uma internet de alta resolução, que pode ser utilizada em qualquer lugar. 

Alta capacidade de atualização

Muitas empresas já sabem que há um nível alto de obsolescência dos dispositivos eletrônicos e digitais, pois eles não são feitos para durar muito tempo. Muitas organizações já deixam programada a troca desses materiais a cada 2 ou 4 anos — e isso pode ter um grande impacto na folha de gastos do negócio

Ao contar com um notebook alugado, por exemplo, é possível evitar muitas preocupações desse tipo, pois a sua empresa terá sempre os modelos mais avançados dos equipamentos que mais gosta. Você e os demais colaboradores contarão com uma tecnologia de ponta, que atenda a todas as necessidades da empresa. 

Contar com o aluguel desses dispositivos eletrônicos é fundamental para solucionar os problemas de depreciação de equipamentos, como aumento de custos, desvalorização das tecnologias, gasto de energia etc. Para que você consiga todos os benefícios que citamos ao longo do artigo, é fundamental contar a Tec Mobile. A empresa integra usabilidade, praticidade e eficiência em soluções completas para a organização que atua, pois conta com funcionalidades acessíveis e modernas em distribuição e locação de dispositivos móveis. Isso permite uma funcionalidade integrada das máquinas, com menos preocupação e melhores resultados para os clientes. 

Quer entender como as soluções oferecidas pela Tec Mobile podem ajudar o seu negócio? Entre em contato conosco! Você não vai se arrepender!

Deixe um comentário