As 06 vantagens do aluguel de notebooks: vale a pena?
benefícios-aluguel-de-notebooks-home-office
Por Tec Mobile Tempo de Leitura: 10 minutos

 

Dizem que, se administrar seu negócio parece difícil, você está fazendo certo. Mas nem tudo tem que ser difícil e desafiador. Por exemplo, os benefícios do aluguel de notebooks é uma das soluções que tornam a operação do seu negócio mais fácil.

Além disso, vimos nos últimos tempos um crescimento enorme de empresas que aderiram ao modelo home-office, impulsionado pela pandemia e que revelou um modelo de trabalho remoto que funciona e reduz custos nas empresas.

Mais que isso, o home-office também fez a produtividade de algumas empresas aumentar, proporcionando em contrapartida melhores salários para os funcionários. Pesquisa da Deelve, parceria com a Momentive, mostrou que o home-office proporcionou aumento de salário (58%) da flexibilidade (53%), e no crescimento da produtividade (56%) se comparado ao modelo presencial.

Ou seja, além da redução de custos que a empresa teve ao reduzir sua área de trabalho, o home-office também aumentou seu faturamento e deu aos funcionários melhores salários e maior flexibilidade de horário.

Mas é claro que, para que isso seja possível, é necessário equipar os funcionários com bons computadores. É aí que entra em cena os benefícios do aluguel de notebooks para home-office, que apresentamos no artigo que compartilhamos abaixo. Siga a leitura e conheça!

Quais as vantagens do home-office?

A modalidade home office começou a se espalhar para a maioria dos setores empresariais como uma alternativa para superar as barreiras geográficas dos funcionários que estavam a muitos quilômetros de distância para se deslocar de carro todos os dias.

Também foi um diferencial competitivo para empresas em crescimento que não possuíam um estabelecimento físico e preferiram investir em tecnologia ao invés de manutenção, já que a tecnologia permite justamente que você se conecte e trabalhe de qualquer lugar.

Somado a isso tudo, a pandemia do Covid-19 fez muitos setores experimentarem o home-office e não abandoná-los mais. Inclusive, como já apresentamos acima, há benefícios com maior produtividade, mais flexibilidade dos funcionários, e redução de custos para as empresas. Mas não é apenas isso, há outras vantagens, tais como:

  • Flexibilidade de horário: maior autonomia sobre o horário de trabalho para gerir o tempo.
  • Responsabilidade individual: permite a autodisciplina e estabelece uma estrutura de trabalho.
  • Menos tempo de deslocamento: O trânsito é evitado, pois não há necessidade de deslocamento até o local de trabalho.
  • Melhora a qualidade de vida: permite alcançar um equilíbrio entre o trabalho e a vida pessoal.
  • Aproveitamento da tecnologia: 75% do trabalho é baseado no uso de ferramentas tecnológicas, que têm mostrado evolução na gestão dos negócios e na forma de atuação.
  • Redução de custos: infraestrutura, produção e energia.

Mais pessoas estão trabalhando em casa. E de acordo com as estatísticas, este número tende a crescer cada vez mais:

  • 16% das empresas no mundo são 100% remotas.
  • Melhor equilíbrio entre vida pessoal e profissional é a principal razão pela qual as pessoas optam por trabalhar remotamente.
  • 77% dos trabalhadores remotos dizem que são mais produtivos quando trabalham em casa.
  • A renda anual média dos trabalhadores remotos é US$ 4.000 maior do que a de outros trabalhadores.
  • 85% das empresas acreditam que ter equipes com trabalhadores remotos se tornará o novo normal.
  • 74% dos trabalhadores dizem que ter a opção de trabalhar remotamente os tornaria menos propensos a deixar uma empresa.
  • Até 2028, espera-se que 73% de todos os departamentos tenham
  • trabalhadores remotos.

Quais são as vantagens do aluguel de notebooks?

Os computadores tornaram-se parte integrante da vida humana. Além disso, a necessidade de tecnologia mais avançada é alta.

É óbvio que qualquer empresa ou pessoa geralmente não pode comprar ou substituir um notebook por um mais avançado todos os anos. No entanto, por meio do aluguel de notebooks, tornar isso possível a um custo muito menor é fácil.

Aqui estão alguns dos benefícios da locação de notebooks para home office:

Tecnologia atualizada

A tecnologia existente pode ficar obsoleta amanhã com a nova atualização. Profissionais que trabalham em projetos especiais muitas vezes precisam da tecnologia avançada para aumentar sua produtividade e atender a expectativa atual do negócio.

Nesta matriz, o aluguel de notebooks pode reduzir o fardo de comprar e substituir os equipamentos com frequência, reduzindo consideravelmente o valor investido e permitindo que se tenha sempre a mais recente tecnologia.

Menor custo

A atualização do parque de TI pode se tornar uma questão quando uma tecnologia antiga é substituída por uma mais nova. Esta é uma questão importante para as grandes empresas, que podem precisar de notebooks em grande número para fornecer aos seus funcionários, principalmente quando muitos trabalham em home-office. Nestas circunstâncias, alugar se torna uma escolha sábia e proporciona menor custo para a empresa.

Ter o software mais recente

Ficar atualizado. Ao alugar notebooks, você pode se manter atualizado com os softwares e hardwares mais recentes sem gastar, mas apenas pagando o aluguel do equipamento contratado.

Você também é flexível para atualizar para uma versão melhor, conforme desejado, por meio dos serviços de aluguel.

Custo zero de manutenção

A compra de equipamentos de TI sempre exige manutenção. Empresas gastam muito dinheiro em manutenção anual para seus computadores.

No entanto, quando você aluga notebooks, o custo de manutenção é zero, porque tudo é feito pela empresa que forneceu os equipamentos. Em caso de problemas, é fornecido suporte online ou substituição em 24 horas em um problema importante.

Gaste dinheiro onde é mais necessário

Em vez de gastar dinheiro comprando a tecnologia mais recente, as pequenas e médias empresas podem gastar suas reservas financeiras em marketing, publicidade e outras funções para escalar as operações.

Além disso, as empresas podem se beneficiar do aluguel de notebooks para home-office com sistemas operacionais idênticos para suas reuniões, conferências e sessões de treinamento. Isso permite que todos possam acessar todos os arquivos sem qualquer tipo de problema de incompatibilidade.

Menos custos tributários

O custo tributário envolvido na operação de compra de equipamentos eletrônicos no Brasil é alto devido às alíquotas aplicadas e regras de abatimento fiscal. Na compra, o equipamento é considerado um ativo, sendo possível para as empresas do Lucro Real abater apenas a depreciação mensal num prazo de 5 anos.

Já o aluguel de notebooks é considerado despesa, permitindo uma redução de 15% no Imposto de Renda e 9% na Contribuição Social, aplicado diretamente na base de cálculo do tributo.

No caso de equipamentos adquiridos para a atividade-fim da empresa, é possível ainda obter crédito de 1,65% de PIS e 7,6% de COFINS.

Como escolher o melhor notebook?

Escolher um notebook para trabalhar hoje pode ser assustador, abrangendo dezenas de modelos e inúmeras especificações de diferentes marcas. Com a decisão certa, você e sua equipe terão uma base sólida para realizar o trabalho.

É claro que, ao optar pela locação do equipamento, você poderá pedir ajuda à equipe técnica para que indique o equipamento mais adequado às suas necessidades. De qualquer forma, listamos alguns pontos que você precisa considerar.

1. Processador

A unidade central de processamento (CPU), ou simplesmente o processador, é o cérebro e a força por trás do desempenho geral de um PC. Como o próprio nome sugere, ele processa comandos em ações e informações.

Existem muitas especificações técnicas associadas aos processadores, mas a distinção entre os processadores Intel Core i3, i5 e i7 pode ser um ótimo ponto de partida. Usuários empresariais em geral podem trabalhar com um processador i5, enquanto multitarefas pesadas ou usuários de programas intensivos de desempenho provavelmente precisarão de um i7.

Quando se trata da velocidade do clock do processador, lembre-se de que quanto maior o GHz, mais rápida será a velocidade do clock e mais suave será a experiência do usuário.

Também é útil reconhecer quantos núcleos o processador possui, variando de dois (dual-core) até oito (octa-core). Esses vários núcleos permitem multitarefas mais poderosas: quanto mais, mais poderoso.

2. Sistema operacional

Notebooks com Microsoft Windows estão disponíveis nas versões Home e Pro. Já o iOS é o sistema operacional de notebooks da Apple. Se você deseja fornecer notebooks para uma equipe de funcionários, o Windows Pro desbloqueia a área de trabalho remota (que permite que um profissional de TI acesse remotamente um computador para solução de problemas) e outras ferramentas administrativas e recursos aprimorados recursos de segurança cibernética.

3. Tamanho da tela

Os monitores de notebooks tradicionais começam com aproximadamente 10 polegadas de diagonal e podem chegar a 16 polegadas para usuários que precisam de uma tela maior para fazer um trabalho visual complexo.

Além disso, é possível acoplar um notebook a um monitor externo, cujo tamanho é você que escolhe, já que sua conexão HDMI permite que você visualize seu projeto até mesmo na maior das TVs modernas do mercado.

Ao comparar tamanhos de tela, você também deve verificar a resolução e o brilho. Com resolução Full HD (FHD) de 1080p, um avanço em relação ao HD padrão, mesmo uma tela menor ainda é agradável aos olhos.

Existem alguns notebooks de última geração com telas 4K disponíveis, mas a maioria dos usuários corporativos achará o FHD nítido o suficiente para o trabalho diário em home-office.

4. Peso e espessura

No design de notebooks, o nome do jogo é portabilidade. Os notebooks são mais leves, com os modelos mais elegantes e cada vez mais finos.

Para trabalhadores híbridos que trabalham em vários locais todas as semanas, cada grama é perceptível e um dispositivo mais leve vale o custo extra. Apenas certifique-se de obter a combinação certa de portabilidade (peso) e desempenho.

Para usuários que trabalham principalmente em um local, um notebook mais robusto pode ser uma opção desejável e durável, principalmente se tiver mais portas.

5. Duração da bateria

Bateria fraca é sempre inconveniente, mas é ainda pior quando acontece com seu notebook no meio do trabalho. As especificações de bateria geralmente são classificadas em horas, com base no uso médio.

Mas a duração da bateria é um alvo em movimento e muda dependendo de onde você está trabalhando, como está trabalhando e quanta energia está usando.

Se você está sempre em movimento ou executando muitos programas simultaneamente, seu notebook ideal deve ter bateria para o dia todo. Se você estiver principalmente em uma estação de trabalho – com fácil acesso a uma tomada – a duração da bateria pode não ser tão importante.

Outras classificações comuns de bateria incluem watt-hora (WHr) e miliamperes-hora (mAh), que são um pouco mais complexas de contextualizar e geralmente não são ideais para calcular.

Em geral, procure um notebook classificado para pelo menos 10 horas de energia da bateria com avaliações confiáveis ​​relatando testes padrão de duração da bateria.

6. RAM

A memória de acesso aleatório, ou RAM, representa a quantidade de dados que um computador pode armazenar (curto prazo) para o processador acessar instantaneamente.

Você pode ver notebooks econômicos oferecendo 4 GB, mas 6 GB é realmente a linha de base em um notebook para trabalhar em home-office. Se você