Quais os benefícios do setor de TI para escritórios de advocacia? | Tec Mobile
benefícios-do-setor-de-TI-para-escritórios-de-advocacia
Por Tec Mobile Tempo de Leitura: 5 minutos

 

O setor de TI para escritórios de advocacia ganhou ainda mais força neste período pós-pandemia. Se antes tudo parecia que poderia ser resolvido pessoalmente, hoje a busca é por soluções tecnológicas.

Dada a crescente complexidade da informação jurídica, novas necessidades dos clientes e a transformação do mercado, os profissionais jurídicos recorrem cada vez mais a soluções tecnológicas para alcançar melhores resultados.

Nesse sentido, atualizar seu parque de computadores, impressoras, tablets e celulares deve ser encarado não como um gasto, mas sim um investimento. Além disso, com as possibilidades de outsourcing de TI, isso se torna ainda mais fácil.

Para entender como isso é possível, e também quais os benefícios do setor de TI para escritórios de advocacia, confira o artigo que compartilhamos abaixo.

A necessidade tecnológica

Ser capaz de usar a tecnologia para otimizar o desempenho é mais importante do que nunca no mercado de serviços jurídicos hoje.

É o que indica o relatório “Advogado do futuro: além da pandemia”, de Wolters Kluwer, que revela que 80% dos advogados aumentaram suas necessidades de soluções tecnológicas como resultado da pandemia.

O relatório confirma que a maioria dos profissionais jurídicos vê a transformação digital e a tecnologia como os principais impulsionadores para melhorar o desempenho, a eficiência e a produtividade no futuro, e que planejam investir mais em soluções de tecnologia.

Além disso, os resultados do relatório mostram claramente que a transformação da profissão jurídica foi acelerada pela pandemia. Nesse sentido, as soluções tecnológicas foram essenciais para a resiliência dos negócios no ano passado.

Os profissionais agora veem a transformação digital e a tecnologia como fatores-chave para melhorar o desempenho, a eficiência e a produtividade daqui para frente e aumentarão o uso e o investimento em soluções tecnológicas.

Diante da necessidade de melhorar a produtividade, os escritórios de advocacia corporativos estão se voltando para soluções de tecnologia de forma mais agressiva e pressionando os demais a fazer o mesmo.

Assim, indica o relatório, nos próximos três anos, 91% dos escritórios de advocacia exigirão que as empresas informem sobre o uso da tecnologia, e um número crescente de escritórios espera que os advogados com os quais trabalham usem a tecnologia para fornecer o melhor serviço possível (78%) ou para aumentar a produtividade/eficiência (76%).

Benefícios do setor de TI

O fato é que os escritórios de advocacia estão adotando cada vez mais processos digitais e automação de fluxo de trabalho para melhorar a eficiência e a produtividade.

Isso ocorre porque essas tecnologias oferecem uma série de vantagens em relação aos métodos tradicionais, como melhor comunicação e colaboração entre os funcionários e maior flexibilidade no trabalho.

Desde a pandemia do Covid, todos esses elementos foram combinados com a necessidade de trabalhar remotamente. A era do “trabalho em casa” também trouxe assincronia, ou seja, poder realizar tarefas em equipe sem trabalhar ao mesmo tempo que os colegas.

Essas características obrigaram os escritórios de advocacia a adotarem uma mecânica de trabalho diferenciada, apoiada em novas tecnologias que permitiram o trabalho assíncrono e deslocalizado.

A tecnologia do advogado pode (às vezes) tornar a equipe remota ainda mais eficaz e eficiente do que a maneira pré-Covid de trabalhar presencialmente.

Advogados digitais e novas tecnologias

Os advogados se deparam com um cenário em que os clientes buscam soluções em tempo recorde e a preços baixos. Informação acessível e de qualidade, assistência jurídica online, reclamações automatizadas…

São serviços que só os advogados digitais que utilizam as novas tecnologias podem prestar. Daí a necessidade urgente de digitalizar todo o setor jurídico.

É uma questão de sobrevivência no mercado e rentabilidade do negócio. Os advogados que explorarem as novas tecnologias serão os que mais rentabilizarão os seus negócios, pois responderão melhor às necessidades dos clientes.

Essa é a chave para superar a transformação digital da advocacia: colocar o cliente no centro, entender o que ele precisa e melhorar sua acessibilidade aos serviços jurídicos.

Leia também::: ESG e aluguel de computadores: sua empresa mais sustentável

Chaves para usar a tecnologia como aliada

Em 2022, uma presença na Internet com conteúdo de qualidade é essencial para qualquer escritório de advocacia digital.

Procurar um advogado está cada vez mais fácil através das plataformas de busca digital, que ao mesmo tempo oferecem diversas cotações de forma rápida e fácil.

Nesse sentido, ter o setor de TI para escritórios de advocacia como aliado é primordial, como também explicamos nos tópicos abaixo:

Comunicação digital com clientes

Como em outros setores mais digitalizados, o consumidor de serviços jurídicos está mais empoderado e informado do que nunca. Ao seu alcance você tem infinitas opções de informação e comunicação. Por isso, oferecer transparência e agilidade na comunicação jurídica é essencial para os advogados digitais.

Digitalização de processos e prestação de serviços

Aproveitar as ferramentas digitais para reduzir custos e agilizar os processos internos dos escritórios faz a diferença entre um escritório eficiente e um que não é. As ferramentas de ERP e CRM devem ser moeda comum para qualquer advogado digital.

Adoção da nuvem

A computação em nuvem transformou a maneira como trabalhamos, permitindo que as empresas se tornem mais flexíveis e ágeis e permitindo que os funcionários acessem dados e rede em tempo real.

O armazenamento e o gerenciamento de dados na nuvem são uma solução econômica para lidar com as montanhas literais de papelada, documentos e materiais de descoberta gerados pela advocacia.

Plataformas em nuvem, como o Microsoft Azure ou o Google Drive, permitem que escritórios de advocacia acessem dados onde e quando necessário.

Também oferece serviços inteligentes, incluindo análise de big data, aprendizado de máquina e aplicativos móveis. Isso permite que os escritórios de advocacia aumentem ou diminuam a escala e integrem novas tecnologias, se houver necessidade.

Por exemplo, a tecnologia de automação pode ser usada para lidar com a coleta de dados, gerar relatórios, revisar contratos e assim por diante. Isso aumenta a eficiência e reduz as despesas gerais do escritório de advocacia.

Segurança

Uma das maiores preocupações com a tecnologia é a segurança dos dados e a confidencialidade do cliente, ambas críticas para a advocacia.

A tecnologia pode desempenhar um papel vital na proteção de ambos, ao mesmo tempo em que garante que os escritórios de advocacia cumpram os regulamentos de privacidade e proteção de dados da LGPD.

Os sistemas de segurança podem exigir conhecimento especializado para garantir que os dados sejam mantidos seguros e que a privacidade em relação à coleta, compartilhamento, armazenamento e transferência de dados seja mantida.

Poucos escritórios de advocacia têm conhecimento tecnológico ou equipe interna de TI para realizar e manter essa tarefa de segurança de alto nível.

É nesse momento que a experiência de um provedor de serviços gerenciados pode ser vital, para garantir que sua rede e seus sistemas sejam não apenas bem protegidos, mas monitorados e atualizados continuamente e atendendo a todas as diretrizes de conformidade e risco regulatório.

Leia também::: Locação de computadores e celulares para empresas vale a pena em 2022?

Como ter um setor de TI para escritórios de advocacia?

Diante de tudo que leu até aqui, você deve estar se perguntando como ter um setor de TI para escritórios de advocacia. Mais que isso: qual o investimento necessário para ter tecnologia de ponta no seu escritório.

A resposta para ambas as perguntas é a mesma: outsourcing de TI. Com a locação de equipamentos e tecnologia, tudo se torna mais fácil e acessível para o advogado, ao mesmo tempo que não precisará desembolsar grandes somas para a compra de novas e modernas máquinas.

Aqui na Tec Mobile somos especializados na locação de computadores, notebooks, tablets e celulares, permitindo que seu escritório possa usufruir da mais recente tecnologia de forma prática e econômica.

Por fim, esperamos que tenha compreendido os benefícios do setor de TI para escritórios de advocacia. E para contar com as soluções da Tec Mobile, basta clicar aqui e solicitar o contato da nossa equipe!

Deixe um comentário