Afinal, o que é cabeamento horizontal e vertical? Entenda aqui! | Tec Mobile
cabeamento-horizontal-e-vertical
Por Tec Mobile Tempo de Leitura: 4 minutos

 

O cabeamento estruturado é uma parte complexa — e muito necessária — da infraestrutura de telecomunicações de qualquer empresa. Dois métodos principais indispensáveis usados nessa estrutura são o cabeamento horizontal e vertical.

Esses dois modelos compõem alguns dos componentes mais básicos do cabeamento estruturado. Ter um sistema de cabeamento de rede confiável é essencial para o bom funcionamento do seu negócio, portanto, há uma série de fatores que você deve considerar antes de instalar um. Confira neste artigo!

Quais as diferenças entre cabeamento horizontal e vertical?

Embora cabeamento horizontal e vertical sejam diferentes, eles se complementam e são necessários para tipos distintos de ambientes e especificações. Na verdade, ambos são fundamentais no desenvolvimento de uma rede de alto desempenho. Vamos entender as diferenças entre eles.

Cabeamento vertical

Também chamado cabeamento de backbone, o cabeamento vertical é usado para a interconexão entre salas de telecomunicações, instalações de entrada, salas de equipamentos ou edifícios. Tais cabos são empregados para desenvolver uma espécie de “esqueleto” para a rede.

Os principais componentes de um cabeamento vertical incluem:

  • caminhos de cabos para fornecer espaços de roteamento para o cabeamento;
  • hardwares de conexão, como painéis, blocos, interconexões ou conexões cruzadas;
  • a própria fiação do backbone, que pode ser fibra óptica, coaxial, cobre de par trançado ou uma combinação desses tipos de cabos;
  • instalações de suporte, caso necessário.

Cabeamento horizontal

Diferente do vertical, o cabeamento horizontal vai de uma tomada de equipamento até a sala ou gabinete de telecomunicação. Ele pode ser usado para conectar uma variedade de estações de trabalho e dispositivos a pontos de conexão, que vão então para a sala de telecomunicações.

Geralmente, é instalado em uma topologia em estrela, que liga cada área de trabalho à sala de telecomunicações.

Por que é importante contar com um cabeamento estruturado na empresa?

Embora os cabos e fios geralmente estejam escondidos atrás das paredes da sua empresa, um sistema de cabeamento estruturado é fundamental para o sucesso do negócio. Sem ele, o sistema fica em risco, principalmente durante manutenções. Mas vamos entender um pouco mais sobre os benefícios de contar com esse tipo de solução.

Melhor gerenciamento da rede

Os sistemas de cabeamento estruturado organizam as redes em subsistemas, o que fornece uma estrutura lógica capaz de melhorar o gerenciamento. Eles são ordenados e têm design meticuloso para refletir as necessidades de cada ambiente de trabalho individual. Isso significa que são muito mais fáceis de gerenciar.

Com seu design consistente, os sistemas de cabeamento estruturado oferecem poucas oportunidades de ocorrência de erros, principalmente quando projetados e instalados profissionalmente por especialistas em infraestrutura de TI.

Menor complexidade

Diagnosticar e solucionar problemas de um sistema que foi estruturado com propósito e consideração é significativamente mais fácil e rápido. A estrutura lógica dos sistemas de cabeamento modernos permite verificar componentes individuais de maneira metódica. Como resultado, o processo de localização da causa raiz dos erros é simplificado.

Isso tem um efeito indireto, reduzindo o tempo de inatividade, minimizando os custos de suporte, aumentando a disponibilidade dos negócios e impulsionando a produtividade das empresas.

Adaptabilidade e escalabilidade

Em nosso mundo de negócios em rápida evolução, sua empresa deve ser ágil o suficiente para enfrentar mudanças repentinas e evitar ficar para trás da concorrência. Os sistemas de cabeamento estruturado são fáceis de atualizar e dimensionar. Isso quer dizer que eles podem ser modificados para acomodar os requisitos em mudança.

Eles suportam a implantação rápida e fácil de novos serviços, fornecendo a infraestrutura essencial necessária para adotar e implementar novas tecnologias, dando às empresas uma vantagem sobre seus concorrentes.

Com a adaptabilidade dos sistemas de cabeamento estruturado, você consegue garantir que sua infraestrutura não seja retida por cabeamento desatualizado.

Maior largura de banda

Os sistemas de cabeamento estruturado fornecem mais largura de banda do que os cabos mais antigos, possibilitando melhor desempenho de rede, transferências de dados mais velozes, conexões mais confiáveis e tempos de carregamento mais rápidos.

Isso ocorre porque a maioria dos sistemas de cabeamento modernos utiliza cabos de fibra óptica rápidos com alta capacidade e um excedente de disponibilidade de largura de banda.

Produtividade e tempo de inatividade reduzidos

A configuração uniforme dos sistemas de cabeamento modernos também tem um impacto positivo na produtividade e no tempo de inatividade, que são fundamentais para garantir a continuidade dos negócios. Conectividade ruim e cabeamento defeituoso são as causas mais comuns de tempo de inatividade da rede em ambientes comerciais.

Com uma infraestrutura bem-planejada e cabeamento estruturado instalado profissionalmente, sua empresa se beneficiará de uma força de trabalho produtiva e feliz, bem como de uma rede confiável e resiliente.

Quando usar cada um deles na sua empresa?

Como pôde perceber, os benefícios de contar com um sistema de cabeamento estruturado são muitos, e isso se estende para várias funções. Por exemplo, o cabeamento estruturado conecta data centers e computadores à rede. Na sala de conferência, eles conseguem fornecer a conexão para o telefone VoIP, sistema de áudio e projetor. A maioria dos sistemas de segurança comercial modernos também conta com cabeamento estruturado para permanecer conectado.

Como parte dessa estrutura, os cabeamentos horizontal e vertical diferem nas áreas que cobrem. Enquanto o vertical conecta as instalações de entrada, salas de equipamentos e de telecomunicações, o horizontal conecta as salas de telecomunicações a tomadas individuais em todos os andares do edifício.

O cabeamento vertical também é executado entre os andares. Há circunstâncias em que os cabos horizontais para estações de trabalho em um andar podem ser roteados para uma sala de telecomunicações em um andar diferente, mas isso não é uma prática recomendada nem altera a sua designação, mesmo que os cabos possam ser executados verticalmente.

Os dois métodos de cabeamento de estrutura ainda apresentam especificações separadas. Embora possam usar o mesmo tipo de cabos, o cabeamento vertical tem certos requisitos, pois passa entre os andares. Deve ser forte o suficiente para suportar seu próprio peso e ser fixado corretamente para passar adequadamente entre os pisos. Além disso, tanto o cabeamento horizontal quanto o vertical devem atender às especificações de resistência ao fogo, que variam de projeto para projeto.

Concluindo, os serviços de cabeamento estruturado estão disponíveis para ajudar as empresas a melhorar sua infraestrutura de TI, e os cabeamentos horizontal e vertical fazem parte disso. Esses serviços permitem que as empresas aumentem a eficiência geral de sua tecnologia de telecomunicações, tornando-a um investimento valioso com alto potencial de ROI.

Achou este conteúdo útil? Compartilhe-o nas suas redes sociais para que outras pessoas entendam sobre o assunto!

Deixe um comentário