naoperca4tendenciasemtecnologiamovelparaosproximosanos
Publicado em 30 de dezembro de 2021 Por Tec Mobile

Última modificação em:

Tempo de Leitura: 4 minutos

Uma das várias abordagens utilizadas por empresas que desejam ser mais competitivas, é investir em tendências de tecnologia. Esse caminho permite ao negócio integrar a TI em todas as suas rotinas, de um modo inteligente e inovador. Desse modo, é possível estar à frente da concorrência e mitigar possíveis problemas. Para investir em tendências de tecnologia, é importante saber quais são e como elas ajudam você a lucrar mais. Além disso, os profissionais devem estar atentos para o seu planejamento. Isso permitirá integrar as novidades ao seu fluxo de trabalho com menos erros e riscos. Se você quer saber mais sobre o tema e em quais tendências apostar, continue a leitura!

Por que investir em tecnologias que trazem mobilidade?

Todo negócio busca mais competitividade a médio e longo prazo. Ao investir em novas tecnologias a empresa se torna mais moderna e eficiente. Além disso, pode inovar com mais facilidade. Veja como isso afeta o sucesso do seu negócio, a seguir!

Aumento da flexibilidade

Novas tecnologias podem tornar toda a estrutura de uma empresa mais flexível. Promovendo novas formas de gerir empresas, otimizando fluxos de trabalho e integrando times, elas ajudam os profissionais a terem mais flexibilidade para tomarem decisões a médio e longo prazo. Ao mesmo tempo, podem ser adaptar a novos cenários sem grandes dificuldades.

Garantia de mais produtividade

A produtividade é algo crucial para qualquer negócio ter sucesso a médio e longo prazo. Afinal de contas, isso indica que o negócio sabe aproveitar bem os recursos disponíveis. Ao integrar tecnologias no fluxo de trabalho, os profissionais conseguem executar as suas atividades em um ambiente mais automatizado, ágil e alinhado com os padrões do mercado.

Aumento de inovação

O terceiro benefício que afeta negócios que investem em novas tecnologias é o aumento de inovação. Quando novidades são integradas no dia a dia do negócio, os times podem otimizar os seus processos e encontrar formas de executar tarefas que não são adotadas pelos seus clientes. Isso se traduzirá em um maior espaço para testar formas mais ousadas, ou seja, inovadoras, de executar os processos internos.

Quais são as principais tendências de tecnologia móvel?

Para fazer bons investimentos em novas tecnologias a empresa deve entender quais sãs as principais tendências da área. Isso ajuda as equipes a planejar o seu futuro com cuidado e ter foco no que é relevante para a sua área de atuação. Confira, a seguir, quais são as tendências que merecem a sua atenção!

1. Internet das Coisas

A Internet das Coisas terá um grande impacto no modo como as empresas lidam com mobilidade nos próximos anos. Os sensores conectados à web são responsáveis por ajudar times a terem um fluxo de trabalho automatizado e movido a dados. Isso facilita a ampliação dos indicadores de produtividade e flexibilidade interna. Para quem busca mais mobilidade, a Internet das Coisas ajudará nas tarefas de monitoramento de infraestrutura. Os times conseguirão identificar demandas, ajustar configurações de equipamentos e identificar problemas de qualquer lugar. Assim, as equipes de manutenção terão mais agilidade para solucionar problemas.

2. Internet 5G

A Internet 5G terá um papel de destaque para quem quer investir em tecnologia nos próximos anos, especialmente quando falamos de mobilidade. A nova geração da internet móvel conta com recursos para suportar mais aparelhos, trocando dados de maneira contínua e em maior quantidade. Assim, negócios poderão levar novidades como a Internet das Coisas para o seu dia a dia sem comprometer a sua performance ou aumentar os riscos operacionais. Essa novidade chegará ao Brasil nos próximos anos junto com o WiFi6. Quem estiver preparado para ela conseguirá levar a mobilidade e a conectividade para novos contextos com rapidez e baixo custo. Portanto, se preparar para aproveitar o 5G é algo fundamental.

3. Edge Computing

O cloud computing ganhou o ambiente corporativo nos últimos anos. Empresas de vários mercados passaram a contar com a nuvem para executar rotinas com agilidade e flexibilidade. Mas, em muitos cenários, a distância entre servidores e equipamentos era um desafio para certas aplicações. O Edge Computing veio para solucionar essas dificuldades e ajudar negócios a integrar a nuvem em mais contextos. Ao aproximar o ambiente de cloud dos usuários, o tempo de resposta e a habilidade de processar dados são ampliados. Como consequência, aplicações de alta performance podem ser utilizadas sem riscos para os usuários.

4. Pesquisas visuais

Os equipamentos de captura de imagens passaram por grandes evoluções nos últimos anos sem que isso implicasse em dificuldades para a sua miniaturização. As pesquisas visuais, nesse contexto, foram as mais beneficiadas. Afinal, realizar buscas utilizando imagens passou a ser algo acessível para qualquer pessoa. Isso permite que pessoas possam identificar produtos, animais e vários outros elementos gráficos automaticamente, combinando o poder da nuvem e do Big Data. No ambiente corporativo, isso se traduz em novas oportunidades para a criação de experiências de compra, que utilizam recursos multimídia para encantar clientes.

Como se adaptar para as novas tendências de tecnologia móvel?

Para se adaptar a tendências de tecnologia móvel os gestores precisam montar um planejamento de médio e longo prazo que foque em encontrar boas soluções e integrá-las ao dia a dia da empresa com baixo risco. Assim, o retorno sobre os investimentos será elevado e as decisões terão maior custo-benefício. Os passos para fazer isso são os seguintes:
  • entenda quais são as novidades do mercado;
  • analise a compatibilidade de tendências com o perfil da sua empresa;
  • identifique os impactos que cada novidade pode trazer para o seu negócio;
  • invista em soluções pensando no custo-benefício;
  • sempre revise o alinhamento entre a infraestrutura de TI e as demandas e objetivos da empresa.
Toda empresa que depende da tecnologia para ser eficiente deve apostar em novidades da área para ganhar competitividade. Em um ambiente de transformação digital, negócios que utilizam a TI de maneira estratégica são capazes de otimizar os seus fluxos de trabalho, flexibilizar rotinas e ter maior índice de inovação. Além disso, podem reduzir erros e melhorarem o posicionamento da sua marca. Portanto, apostar nas tendências tecnologia é algo básico para ter sucesso a médio e longo prazo. Negócios que utilizam essa abordagem respondem às demandas do mercado com mais agilidade e segurança. Por isso, não deixe de apostar nas dicas deste post para o sucesso da sua marca! Gostou da nossa dica? Então, segue a gente nas redes sociais! Estamos no Facebook, LinkedIn, YouTube e Instagram!



Clique para ver mais
Mapa do Site