Tudo o que você precisa saber sobre cibersegurança! | Tec Mobile
cibersegurança
Por Tec Mobile Tempo de Leitura: 7 minutos

 

A transformação digital levou a tecnologia para todos os setores do ambiente corporativo. Nesse contexto, dados são transportados por meios digitais e qualquer ataque que leve a um vazamento pode representar um grande prejuízo para o negócio. Portanto, investir em cibersegurança é algo crucial.

Empresas que contam com uma política de cibersegurança robusta se mantém alinhadas com regras do mercado e minimizam os riscos das suas operações. Ao mesmo tempo, atraem mais lucratividade por terem uma marca mais confiável e robusta. Em outras palavras, entender mais sobre segurança de dados é garantir competitividade para a sua companhia.

O que é cibersegurança?

Cibersegurança é o termo utilizado para descrever medidas que ajudam empresas a terem uma infraestrutura mais confiável. Esse tipo de política envolve medidas que reduzem riscos e otimizam o fluxo de trabalho da equipe de TI. As ações são focadas nos seguintes tópicos:

  • proteger a infraestrutura de TI de possíveis ataques de agentes externos;
  • otimizar o fluxo de trabalho da equipe de TI para que ela seja capaz de identificar facilmente brechas de segurança e ameaças;
  • dar aos times os recursos necessários para mitigar possíveis ataques e reduzir os seus prejuízos.

Todas essas ações, em conjunto, reduzem as chances de uma empresa ser vítima de ataques virtuais. Como consequência, a infraestrutura de TI será mais confiável, o que permite ao negócio levar a tecnologia para mais ambientes.

Quais são os principais tipos de ameaça virtual?

Para ter uma rotina de cibersegurança robusta é fundamental entender quais são as principais ameaças que podem afetar a sua empresa. Isso ajuda os times a estruturar medidas de proteção e mitigação mais eficientes. Veja os tipos de problemas que podem afetar o seu negócio abaixo!

Ransomware

O Ransomware é um tipo de malware que tem causado grandes prejuízos em empresas de vários portes. Esse ataque é composto de uma invasão com o apoio de um software que se replica automaticamente em todas as máquinas de uma infraestrutura de rede. Em cada computador que ele é instalado, os arquivos são criptografados.

Para retomar o acesso aos dados, o hacker demanda um pagamento (geralmente realizado em uma criptomoeda). Eventuais tentativas de desbloquear o acesso aos dados podem resultar na sua remoção completa. Ou seja, a empresa fica com os seus arquivos “sequestrados” até que o valor seja debitado.

Vazamentos de dados

Os vazamentos de dados são executados explorando brechas nos sistemas do negócio ou por meio de técnicas de engenharia social. Essa prática tem como objetivo a revenda de informações, a preparação de novos ataques ou a chantagem do negócio. Em todos os casos, o negócio terá prejuízos financeiros e de credibilidade.

Ataque DDoS

Os ataques do tipo DDoS (sigla para distributed denial-of-service, ou ataque distribuído de negação de serviço, em português) é uma técnica que permite agentes externos bloquear o acesso à infraestrutura e serviços de rede. Ele utiliza robôs para executar grandes sequências de envios de requisições e/ou pacotes de dados para um único IP. Isso leva ao sobrecarregamento da rede, que fica incapaz de identificar quais são as tentativas legítimas de acesso ao sistema.

Qual é a importância da cibersegurança?

A cibersegurança é uma peça fundamental para o sucesso de qualquer empresa. Afinal de contas, ela garante a capacidade de utilizar a infraestrutura de TI de maneira plena, sem grandes riscos para os usuários.

Dessa forma, o negócio consegue aproveitar, de modo completo, os benefícios de contar com uma infraestrutura tecnológica de ponta. Isso significa que investir em medidas que melhoram a cibersegurança de uma empresa ajudam a ter ganhos como:

  • maior produtividade: os times poderão utilizar a tecnologia em mais locais, aumentando o nível de automação do negócio;
  • mais escalabilidade: a empresa poderá utilizar a tecnologia de maneira escalável, auxiliando na expansão rápida das suas operações sempre que for necessário;
  • mais mobilidade: times que trabalham em regime remoto poderão utilizar os seus recursos ao máximo, o que amplia a produtividade no home office;
  • menos interrupções em operações que envolvem a TI: os ataques serão menos frequentes, o que leva a um cenário em que há menos interrupções causadas por imprevistos;

Todos esses fatores contribuem para tornar o negócio mais eficiente e capaz de atingir as suas metas. Os serviços da marca serão executados com alta performance e sempre em sintonia com os padrões do mercado. Dessa forma, atingir os objetivos estratégicos e se manter a frente da concorrência não é mais um grande desafio.

Quais são os benefícios da cibersegurança?

Mais facilidade para integrar a TI no dia a dia de qualquer setor

O uso de notebooks para trabalho tem auxiliado negócios a terem vários ganhos em seu dia a dia. Apostar nessa abordagem gera mobilidade, flexibilidade e agilidade para os times. Além disso, permite que as equipes resolvam demandas a qualquer momento.

Quando há boas práticas de cibersegurança, as chances de problemas acontecerem com o uso de tais equipamentos são muito menores. As equipes podem integrar esses dispositivos em suas rotinas sem temer vazamentos ou outros tipos de incidentes.

Implementação de práticas de home office com menos riscos

O home office se tornou uma prática comum em várias empresas. Ele dá flexibilidade para negócios e reduz o tempo necessário para entregar demandas. Além disso, permite diminuir gastos mais usuais, como o transporte de funcionários, por exemplo.

Entretanto, um dos grandes desafios desse modelo é a segurança de dados. A partir do momento que a empresa conta com boas práticas de proteção de arquivos, ela poderá implementar o trabalho remoto com baixo risco.

Alinhamento com normas legais

A Lei Geral de Proteção de Dados obriga empresas a tratar a segurança digital como algo estratégico. Graças a ela, negócios devem implementar políticas de privacidade que sejam abrangentes e alinhadas com os padrões do mercado. Além disso, negócios que ignorarem as normas podem ter que pagar multas de valores que atingem até R$ 50 milhões.

Ao adotar boas regras de cibersegurança o negócio passa a estar otimizado. As equip terão menos dificuldade para integrar os padrões de qualidade da LGPD no seu dia a dia. Afinal de contas, todos os profissionais já trabalharão sob rotinas de proteção de dados que são cobertas pela legislação nacional.

Qual é a relação entre cibersegurança e home office?

Como apontamos, a cibersegurança é fundamental para quem mantém regimes de trabalho remoto. Esse é um contexto em que muitos profissionais não terão acesso aos recursos de proteção existentes dentro do ambiente corporativo. Portanto, os equipamentos para home office estarão mais propensos a serem atacados por terceiros.

Nesse sentido, investir em cibersegurança é algo fundamental para minimizar as chances de o negócio ter vazamento ou problemas nessa estratégia. As empresas contarão com mecanismos para que os seus profissionais possam trabalhar remotamente sem comprometer o seu acesso a arquivos relevantes. Ou seja, os times continuarão integrados ao dia a dia da equipe.

Como manter a empresa bem protegida?

Para proteger o seu negócio contra possíveis ataques, uma política de segurança de dados robusta deve ser adotada. Ela será responsável por ajudar os times a identificar possíveis problemas, mitigá-los e preveni-los. Em outras palavras, a política de segurança de dados deve ser pauta por três princípios, confira!

A prevenção de ataques

Prevenir ataques é a melhor maneira de garantir que o negócio terá um fluxo de trabalho de baixo risco. Evitar ameaças é uma prática que envolve o mapeamento de riscos e a sua categorização. Desse modo, a empresa pode avaliar quais são os incidentes com maior potencial de impacto e se adaptar de maneira adequada.

A identificação de ameaças e vulnerabilidades

Um negócio de baixo risco trabalha com um cuidado contínuo para a mitigação de possíveis brechas de segurança de dados. Essa estratégia envolve o monitoramento da infraestrutura de TI de maneira ativa. Assim, possíveis pontos de atenção podem ser identificados, auxiliando os times a reduzir possíveis problemas.

Igualmente, a identificação de ameaças também deve ser feita de maneira ativa. Ela garante que os times poderão agir rapidamente sempre que alguma medida preventiva falhar. Desse modo, o impacto de ataques será o menor possível.

A mitigação de ameaças

Uma vez que as ameaças sejam identificadas, o negócio deve trabalhar para mitigá-las do modo mais eficiente possível. Esse trabalho passará por fechar as vulnerabilidades que foram exploradas, avaliar o que pode ser feito para reduzir as chances de novos ataques e eliminar o problema. Além disso, o negócio deve aplicar as correções adequadas para agilizar a retomada das operações.

Quais as melhores medidas de proteção?

O ponto mais importante das políticas de cibersegurança são as medidas de proteção contra o acesso não autorizado a arquivos. Elas são a base do dia a dia dos profissionais de segurança de dados e são capazes de mitigar grande parte dos riscos operacionais. Veja as principais a seguir!

Monitore a infraestrutura de rede

O monitoramento da infraestrutura de rede e infraestrutura de TI é algo crucial para ter um bom padrão de segurança de dados. Mesmo que o negócio utilize tecnologias modernas, como o WIFI-6, os ativos devem ter o seu status acompanhado continuamente. Assim, os times podem agir rapidamente se algo acontecer.

Monitorar os recursos de TI permite ao negócio avaliar o seus status, identificar brechas e ameaças. Como consequência, o impacto causado por esses problemas será mitigado. Ao mesmo tempo, as chances de uma interrupção acontecer cairão drasticamente.

Treine as equipes

O treinamento de equipes é uma estratégia crítica para que a empresa possa manter a sua infraestrutura de TI em segurança. Muitos ataques só ocorrem em função da ação dos usuários. Mas, se o negócio está preparado para lidar com eles, as medidas de proteção serão mais ativas.

Portanto, os times devem ser treinados para aprender a identificar situações de risco e lidar com elas. Assim, os processos de segurança digital conseguirão proteger os usuários de possíveis problemas.

Conte com ajuda externa

Muitas vezes a empresa tem dificuldades para lidar com possíveis ameaças. Nessas horas, contar com ajuda especializada pode ser uma ótima ideia. Isso garante aos profissionais a possibilidade de contar com medidas modernas para se proteger dos principais riscos do mercado.

Uma consultoria pode ser empregada para ajudar a empresa a entender os seus problemas, a efetividade das medidas de segurança já adotadas e treinar os times. Em todos os casos, o negócio conseguirá ampliar a efetividade de seus processos e dar mais confiabilidade para a sua infraestrutura de TI.

Tenha sistemas atualizados

Atualizar sistemas deve ser uma prioridade quando falamos de segurança de dados. Isso é uma rotina simples, mas que traz ganhos que vão além do acesso fácil a novidades do setor: quando o negócio integra novidades rapidamente, bugs conhecidos são corrigidos, mitigando as chances de ataques acontecerem.

Revise as suas rotinas regularmente

As ameaças de segurança de dados mudam continuamente. O negócio não deve ignorá-las: é preciso ter uma cultura de revisão de processos de segurança de dados que seja contínua, sempre mantendo as medidas alinhadas com os padrões do mercado.

Os últimos anos foram marcados pela ampliação da TI no ambiente corporativo. Investir na área se tornou algo estratégico em vários setores: não raramente o uso de sistemas modernos é algo crítico para atender as demandas de clientes e parceiros comerciais.

Mas a ampliação da presença da TI traz riscos para todas as empresas. Portanto, é fundamental que os times tenham mecanismos para se proteger, como é o caso da política de cibersegurança. Assim, o negócio pode manter a sua competitividade sem enfrentar grandes riscos operacionais.

Gostou das nossas dicas? Então, segue a gente no Facebook para ter acesso a novidades da área de TI!

Deixe um comentário