Um workshop envolvente e de valor é uma boa fonte para as empresas terem maior alcance no mercado e conseguirem melhores resultados. No entanto, quem produz eventos sabe o quão desafiador é elaborar um encontro que agregue aprendizado, ajude a construir bons relacionamentos e solucione problemas do público. Nada que algumas dicas para organizar um workshop não facilitem os gestores das organizações.
Entender como planejar um workshop é uma ótima chance de aprender a entregar ao público conteúdos que despertem o interesse pelo seu negócio e proporcionem uma experiência que estimule o engajamento dele com sua empresa. Contudo, na hora de organizar eventos empresariais, muitas inseguranças tendem a surgir.
Muitos fatores podem levar as empresas a cometerem falhas: problemas na escolha do local, mau treinamento do staff do evento, falhas na internet e nos equipamentos, entre outros. Por isso, todo gestor deve se preparar para realizar um planejamento eficaz para entregar um serviço de qualidade ao público e agregar valor ao seu trabalho.
Neste artigo, você vai ficar por dentro de 11 dicas para organizar um workshop relevante, produtivo e memorável para o público-alvo da sua empresa. Acompanhe a leitura e confira!
O que é um workshop?
Um workshop é uma aula com conceito mais inovador, em que especialistas abordam um tema estratégico da empresa para apresentar ao público de interesse. É um formato mais focado na prática do que na teoria, ajudando as pessoas a adquirir conhecimento de um jeito mais funcional e agradável.
No meio empresarial, um workshop pode apresentar diversas finalidades. Confira algumas:
✔ treinamentos;
✔ lançamentos de produtos;
✔ atração de investimentos;
✔ posicionamento da marca no mercado;
✔ contato direto com os principais parceiros comerciais da empresa.
Para definir o objetivo do seu evento empresarial e começar a organizá-lo, é fundamental que o gestor elabore um planejamento estratégico.
Como funciona um workshop?
Este tipo de evento pode abordar diferentes assuntos, podendo variar com o segmento da empresa. Por isso, existem workshops em que o especialista disponibiliza materiais impressos, e outros que o público precisa levar o seu próprio. Isso pode variar com o tema e a finalidade do encontro.
Para tornar a reunião mais dinâmica, interativa e prática, os organizadores realizam atividades individuais e em grupo, muitas vezes utilizando ferramentas digitais como tablets. O uso de tecnologia ajuda a trabalhar melhor os conteúdos criados exclusivamente para os participantes.
As empresas que produzem workshops podem se beneficiar do fortalecimento da identidade e aumento da credibilidade da marca. Eventos dessa natureza educam o público com os valores da companhia, sendo uma oportunidade para estabelecer novos negócios. Contudo, para ter bons resultados, é preciso seguir os passos definidos no planejamento.
Benefícios do workshop para sua empresa
Uma empresa que sabe organizar workshops produtivos, aumenta significativamente as chances de obter melhores resultados de marketing e vendas. Mas de que forma esse tipo de evento pode oferecer ao negócio maior competitividade no mercado? Veja a seguir alguns benefícios para sua empresa.
Possibilidade de captar investimentos e novos clientes
Organizações que apostam em workshops conseguem atrair novos clientes e oportunidades de investimentos. Afinal, a ampliação da rede de networking é uma das principais vantagens deste tipo de evento.
Por melhor que seja um produto ou serviço de uma companhia, se ela não tem visibilidade no segmento de atuação, naturalmente enfrentará maiores obstáculos para atingir o sucesso desejado.
Com a elaboração do workshop, é possível romper essas barreiras. A empresa conseguirá mostrar ao público-alvo e eventuais parceiros a sua capacidade de fornecer soluções inovadoras e alinhadas com as demandas do mercado. Pois quando uma organização está em evidência, de forma positiva, é mais fácil colher bons frutos.
Melhor promoção de novos produtos
O lançamento de produtos é algo que faz parte da estratégia de negócios de qualquer companhia. Para manter-se à frente da concorrência e aumentar a lucratividade, é fundamental renovar o portfólio de produtos e planejar ciclos de vida que correspondam às tendências do mercado.
Uma vez que um projeto de desenvolvimento de uma nova solução for concluído, o workshop pode ser utilizado para ajudar no lançamento. Assim, a empresa terá a chance de anunciar as qualidades e vantagens para o consumidor.
Além disso, será possível demonstrar ao cliente como o produto funciona e de que maneira consegue equacionar as suas demandas, de um modo mais interativo e dinâmico.
Melhora da imagem da marca no mercado
Um workshop bem estruturado consegue agregar conhecimento aos participantes e melhorar a credibilidade do negócio na sua área de atuação. Com base nisso, a empresa será conhecida como uma das referências no seu mercado em relação aos conteúdos apresentados.
Podemos dizer que essa é uma forma de construir ou fortalecer a identidade da sua marca, bem como atrair mais oportunidades a médio e longo prazos.
Conheça as principais dicas para organizar um workshop de forma eficiente
Não importa o tema e o tamanho do workshop, todo evento desse tipo deve ser organizado de forma que agrade aos participantes, ajude sua empresa a se conectar com eles e que ofereça conteúdos úteis e de qualidade.
Para ajudar com o seu planejamento, listamos 11 dicas para organizar um workshop de forma eficiente, e que gere alto valor para seu público. Confira abaixo e anote!
1. Faça um planejamento
Um bom planejamento é um requisito indispensável para organizar um workshop e fazê-lo ter sucesso. Esse documento é um guia para o gestor executar as ações necessárias em um cronograma adequado e de forma mais coerente com o assunto escolhido.
Com um plano em mãos, fica mais fácil manter a organização e agir com antecedência, caso algum imprevisto aconteça. Dominar os bastidores de um evento é uma das principais formas de garantir a melhor experiência aos participantes e evitar prejuízos financeiros.
Para um planejamento produzir os resultados esperados, é importante abordar alguns pontos: objetivos do evento, táticas de divulgação e inscrições, canais de comunicação e até mesmo, ações de relacionamento com os participantes pós-evento.
2. Defina o público-alvo
O público é a razão do seu evento existir. Logo, a primeira preocupação do organizador é certificar-se de que o trabalho está sendo direcionado às pessoas de interesse da empresa.
O objetivo de definir o público é agregar valor à audiência. Afinal, desse encontro podem surgir oportunidades de parcerias e fornecedores e insights para a modernização do seu negócio. Portanto, é imprescindível que as ações foquem as pessoas certas.
Desta forma, faça uma pesquisa detalhada sobre os participantes: quem são, quais as preferências e necessidades, em quais redes sociais estão presentes, o que eles buscam, entre outras informações relevantes. Conhecer a fundo os potenciais clientes, permitirá que o gestor tome decisões mais acertadas e ofereça um atendimento personalizado e uma solução de valor para eles.
3. Escolha um tema
A definição do tema também é uma etapa decisiva para um workshop empresarial bem-sucedido. O assunto vai influenciar toda a logística do evento. Portanto, uma vez definido, é preciso observar alguns aspectos. Veja abaixo!
- local;
- posicionamento da marca a ser adotado;
- linguagem;
- forma de interação nas redes sociais;
- dinâmica das atividades (exercícios em grupo, ferramentas de interação com os participantes e regis