O que é um roadshow e como sua empresa pode se beneficiar?
O que é roadshow
Por Tec Mobile Tempo de Leitura: 7 minutos

 

O mercado empresarial está sempre em busca de novas tendências e ferramentas para divulgar, lançar e vender seus produtos e serviços. O roadshow é um formato diferenciado de evento corporativo em alta no cenário mundial pelo fato de garantir bons resultados, tanto em marketing quanto em vendas para as empresas que o promovem.

Quem tem experiência com a organização e o planejamento de eventos sabe que investir em inovação, dinamismo e interatividade são requisitos fundamentais para obter sucesso nos projetos, especialmente no ambiente empresarial. Logo, manter-se atualizado é uma condição essencial.

Se você é empresário e quer alavancar exponencialmente o seu negócio, continue acompanhando este artigo para saber o que é o roadshow e quais são as vantagens desse formato de evento corporativo para os projetos da sua empresa. 

O que é um roadshow?

Road, em inglês, significa estrada, e show quer dizer exposição. Portanto, um roadshow é um formato de evento itinerante que percorre diferentes locais do país por um determinado tempo.

O objetivo desse modelo é apresentar uma empresa ou criar oportunidades de negócio por meio de lançamentos de produtos, demonstrações, treinamentos, divulgações e vendas para o público-alvo da organização. 

Por isso, empresas que pensam em montar um roadshow para os clientes em potencial devem começar apresentando história da marca, os dados relevantes sobre a atuação no mercado, os principais produtos e o tempo de experiência. Todo esse contexto gera mais credibilidade ao público. 

Vale destacar que as apresentações desse tipo de evento corporativo geralmente são curtas. Logo, uma vez que o objetivo é atingido, a atividade é encerrada. Por não ter local fixo para acontecer, os roadshows não são engessados. Este é um ponto positivo que permite que todo evento se adapte às necessidades pontuais de cada empresa.

Estrutura do roadshow

Em geral, os equipamentos para eventos são transportados pelas cidades por grandes caminhões e montados em lugares de fácil acesso da população, onde ocorrem as exposições: praças, áreas descampadas, estacionamentos de supermercados ou shoppings, entre outros.

Algumas empresas utilizam o próprio baú do veículo como sala, personalizando o espaço para divulgar sua marca para o público presente. Outras, porém, levantam suas próprias tendas customizadas.

Existem ainda organizações que alugam auditórios particulares. Tudo vai depender do orçamento disponível aliado à estratégia de marketing em questão.

Em todos os casos, além de música ambiente, a área ao redor do local do evento é preenchida com materiais publicitários que chamam a atenção de quem está nas proximidades, criando uma atmosfera agradável aos negócios.

As mídias regionais também podem ser utilizadas para promoção do roadshow, como emissoras de rádio, de televisão, agências de marketing e redes sociais, é claro.

Conheça as vantagens desse formato de evento corporativo

O roadshow é reconhecido mundialmente como um formato de evento eficiente, sobretudo, para alavancar campanhas promocionais e de divulgação, viabilizando projetos bem segmentados e próximos do público-alvo, seja para potencializar uma apresentação de vendas ou fortalecer uma marca no mercado. Confira algumas vantagens!

Excelente suporte à equipe de vendas

Por que esperar que os clientes venham até a empresa se a sua organização pode ir até eles? Essa pergunta ilustra uma das principais vantagens do roadshow, visto que a aproximação entre as partes interessadas pode criar as melhores oportunidades de negócios, seja durante o evento ou num futuro próximo.

Além disso, a interação olho no olho entre o público-alvo da marca e os agentes de venda da companhia possibilita ótimas chances de networking e conexões comerciais, relação que ultrapassa os tradicionais telefonemas acompanhados de envio de e-mail.

Atração de clientes em potencial

Imagine que um fabricante de tecnologia agrícola deseja levar seus produtos para a estrada a fim de exibi-los aos seus clientes em potencial.

Porque as necessidades dos agricultores podem diferir bastante de um local para outro, organizar um roadshow é mais eficiente, pois permite exibir os melhores produtos e explicar suas particularidades, segundo os desejos dos clientes de cada localidade. 

Nesse tipo de evento corporativo, o público-alvo é bem definido, favorecendo o uso de uma comunicação mais direta e assertiva.

Fortalecimento da imagem da marca no mercado

O roadshow é geralmente realizado em sequência, sendo uma ótima opção para espalhar a mensagem da marca e fortalecê-la com ações específicas, capaz de alcançar pessoas que talvez não pudessem ser atingidas sem um evento dessa magnitude e formato.

Com todas essas possibilidades, fica mais fácil garantir a participação e o engajamento do público, por meio de conteúdos personalizados e diferenciados, com o auxílio de soluções e ferramentas digitais — algo indispensável para um roadshow.

Além disso, esse tipo de evento corporativo se revela como uma estratégia muito útil para o estabelecimento de parcerias com players locais, dando maior velocidade na expansão do alcance do produto ou serviço em questão no mercado nacional e até internacional.

Como tornar seu roadshow um case de sucesso? 

Gerar ainda mais engajamento por meio do roadshow exige um planejamento ousado das empresas. Para a produção de um evento dinâmico como esse, é essencial pensar na implantação de tecnologias integradas, capazes de atrair, gerar desejo, interesse e ação do público participante.

Há muitos cases de sucesso nesse formato no Brasil. Um exemplo de inovação tecnológica, que cresce a cada ano é o RD On The Road, organizado pela RD Station. A empresa, localizada no sul do Brasil, comercializa seus serviços por meio de uma plataforma de automação de marketing e CRM (Customer Relationship Management), e realiza eventos móveis de marketing digital e vendas por todo o país.

Todo ano, a RD Station organiza um evento de grande porte em Florianópolis-SC, com grande oferta de conteúdo, shows musicais e diversas atividades de entretenimento, cativando e atraindo cada vez mais pessoas.

Outro caso que vale a pena conferir é o do Ricardo Jordão Magalhães, um dos cursos de vendas mais famosos do Brasil, o Vendedor Rainmaker. Jordão adaptou o treinamento a um formato itinerante de evento, denominado