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Empreendedorismo, inovação e tecnologia Publicado em 23 de junho de 2020 Por Tec Mobile

Última modificação em:

Tempo de leitura: 6 minutos

Roadshow: Um novo formato para seus eventos corporativos

O roadshow é um formato diferenciado de evento corporativo que está em alta no mercado mundial pelo fato de garantir bons resultados tanto em marketing quanto em vendas para as empresas que o promovem.

Quem já tem experiência com a organização e produção de eventos sabe: a inovação, o dinamismo e a interatividade são fundamentais, especialmente no ambiente empresarial. Logo, manter-se atualizado é um requisito fundamental para garantir o sucesso de seus projetos.

Então, continue acompanhando para saber como essa tendência pode alavancar exponencialmente os negócios aí na sua organização!

O que é um roadshow?

Road, em inglês, significa estrada. Portanto, com base nesse conceito, um roadshow é um formato de evento ou exposição itinerante que percorre diferentes locais do país por determinado tempo (seis meses, por exemplo) com a finalidade de criar oportunidades de negócio por meio de lançamentos de produtos, demonstrações, treinamentos, divulgações e vendas.

Em geral, a estrutura do evento é transportada de cidade em cidade por grandes caminhões, e montada em locais de fácil acesso da população, onde ocorrem as exposições — locais como praças, áreas descampadas, estacionamentos de supermercados ou de shoppings etc.

Há empresas que utilizam o próprio baú do veículo como sala, personalizando o local e cuidando da ventilação interna. Outras, porém, levantam suas próprias tendas personalizadas. Existem ainda empresas que alugam auditórios particulares. Tudo vai depender do orçamento disponível aliado à estratégia de marketing em questão.

Em todos os casos, além de música ambiente, o espaço físico ao redor do local do evento é preenchido com materiais publicitários que chamam bastante atenção de quem está nas proximidades e criam uma atmosfera muito agradável, ideal para negócios. As mídias locais também podem ser utilizadas para promoção do roadshow, como emissoras de rádio, de televisão, agências de marketing, além da internet, é claro.

Quais são as vantagens desse formato de evento?

O roadshow é reconhecido mundialmente como um formato de evento eficiente, sobretudo, para alavancar campanhas promocionais e de divulgação, viabilizando projetos bem segmentados e muito próximos do público-alvo, seja para uma ação específica de vendas ou para o fortalecimento da marca no mercado, conforme veremos a seguir.

Excelente suporte à equipe de vendas

Por que esperar o cliente vir até a empresa se a empresa pode ir até eles? Essa pergunta ilustra uma das principais vantagens do roadshow, visto que tal aproximação entre stakeholders cria as melhores oportunidades de negócio, seja durante o evento, seja em um momento posterior.

Além disso, a interação olho no olho entre o público-alvo da marca e os agentes de venda da companhia possibilita ótimas chances de networking e relacionamento comercial, relação que ultrapassa as tradicionais ligações telefônicas acompanhadas de envio de e-mail.

Atração de clientes em potencial

Imagine que um fabricante de tecnologia agrícola, por exemplo, deseja levar seus produtos para a estrada a fim de exibi-los aos seus clientes em potencial. Porque as necessidades dos agricultores podem diferir muito de um local para outro, será mais eficiente elaborar uma série de apresentações itinerantes em que são exibidos os melhores produtos para as necessidades dos clientes de cada localidade, em vez de promover um grande evento imóvel que não possibilite à empresa explicar as particularidades de seus produtos aos diferentes públicos.

Melhoria da imagem da marca no mercado

O roadshow é geralmente realizado em sequência, sendo uma ótima maneira de espalhar a mensagem da marca em um formato interativo, capaz de alcançar aqueles que talvez não pudessem ser alcançados sem um evento dessa magnitude.

Com todas essas possibilidades, fica mais fácil garantir a participação e o engajamento do público, por meio de conteúdos personalizados e diferenciados, com o auxílio de soluções e ferramentas digitais — algo indispensável para um roadshow.

Além disso, o roadshow se revela como uma estratégia muito útil para o estabelecimento de parcerias com players locais, dando maior velocidade na expansão do alcance do produto ou serviço em questão no mercado nacional e até internacional.

Como fazer seu evento roadshow se tornar um case de sucesso?

Gerar ainda mais engajamento por meio do roadshow exige um planejamento ousado, “fora da caixa”, literalmente. Para a produção de um evento dinâmico como o roadshow é essencial pensar na implantação de tecnologias integradas, capazes de atrair, gerar desejo, interesse e ação do público participante.

Há muitos cases de sucesso nesse formato no Brasil. Um exemplo inovador e que vem crescendo a cada ano é o RD On The Road, organizado pela empresa RD Station, localizada no Sul do país. A empresa comercializa seus serviços por meio de uma plataforma de automação de marketing e CRM (customer relationship management), e realiza eventos móveis de marketing digital e vendas por todo o Brasil.

Ao final de cada ano, a empresa realiza um evento de grande porte na cidade de Florianópolis-SC, com muita oferta de conteúdo, shows musicais e diversas atividades de entretenimento, que, além de cativarem o público, atraem cada vez mais pessoas.

Outro caso que vale a pena ser conferido é o do Ricardo Jordão Magalhães (ou simplesmente Jordão), que tem um dos cursos de vendas mais famosos do Brasil, o Vendedor Rainmaker. Jordão adaptou o treinamento a um formato itinerante de evento, denominado Vendedor Rainmaker na Estrada, que circula por todo o país oferecendo oportunidades para potenciais clientes regionais participarem de um curso mais intensivo por um período de dois dias.

Vale dizer que também é possível realizar tal treinamento na cidade de São Paulo-SP, porém, com duração de uma semana. Aliás, fica a dica: se você se interessa por vendas e não conhece os cursos do Jordão, vale a pena dar uma olhada nos vídeos dele.

Agora, para sua empresa ser bem-sucedida no planejamento e na execução de um roadshow, apresentamos abaixo alguns passos que toda companhia deve dar antes de tirar o projeto do papel.

Definição dos objetivos do evento

Definir metas claramente para um evento desse tipo é fundamental, pois quando os objetivos estão claros para todos os envolvidos, tal direcionamento faz com que cada decisão tomada nos bastidores fique muito mais fácil. Logo, é importante se certificar previamente de que os objetivos sejam mensuráveis, assim como o retorno sobre os investimentos (ROI).

Também vale a pena garantir que o momento pós-evento seja aproveitado estrategicamente, visto que informações de diversos leads estarão à disposição da empresa e devem ser trabalhados conforme os objetivos traçados inicialmente.

O trabalho desenvolvido em um roadshow não se encerra junto com o evento. Aliás, em muitos casos, pode-se dizer que o trabalho principal, de fato, inicia após o término da programação em cada cidade, momento em que as oportunidades criadas podem ser discutidas coletivamente entre a equipe organizadora e aproveitadas mediante um plano de ação bem elaborado.

Segmentação da audiência

Quem é a audiência almejada e qual os principais interesses dela? Onde ela costuma comprar? Quais as profissões dela? Qual a configuração familiar? Qual a renda per capta da cidade onde moram? Quantos habitantes há no município? Com base em questionamentos desse tipo, é possível planejar os diferentes conteúdos e atividades que serão apresentadas. Dessa forma, surgem as melhores ideias para atender o público-alvo durante um roadshow.

A segmentação pode ocorrer segundo a localização geográfica de cada evento, de modo que seja definido, por exemplo, quais produtos serão divulgados, quem serão os palestrantes, os horários das principais atividades, o estilo de abordagem dos staffs etc.

Escolha de parceiros-chave para produção

Um parceiro de produção é o aliado mais importante da empresa dona do evento durante a organização de todos os detalhes e promoção do show. Ao escolher um parceiro, vale a pena selecionar aquele que tem sólida experiência e capacidade para oferecer serviços de qualidade. É perigoso trocar de parceiro no último minuto, pois isso, com certeza, vai impactar a experiência dos participantes e, com certeza, os custos e os esforços da operação ficarão muito maiores. Portanto, uma boa empresa organizadora de roadshow deve estar presente durante todo o processo de planejamento e execução do evento para garantir os resultados esperados.

Uso estratégico da tecnologia

Um roadshow de sucesso não perdura sem o uso de ferramentas tecnológicas. Afinal, elas criam um maior engajamento entre empresa e prospects, contribuem para a coleta de dados e ajudam na redução de erros operacionais, além de viabilizarem, inclusive, uma comunicação mais rápida e eficiente entre todos os envolvidos.

Eventos de roadshow são momentos únicos de relacionamento com o público-alvo. Então, para criar experiências marcantes, é necessário fugir do convencional. A utilização das tradicionais apostilas, folhetos e demais materiais impressos pode ser enriquecida ou mesmo substituída por opções inovadoras e, ao mesmo tempo, sustentáveis, como o uso de tablets.

O interessante é que esses gadgets não precisam ser comprados para atender às necessidades da programação. Eles podem simplesmente ser alugados com total segurança e garantia de funcionamento. Seja em pequena quantidade ou até em volumes mais expressivos para atender grandes audiências: não importa. Tais ferramentas tecnológicas farão com que a aderência ao programa ofertado seja muito maior, bem como a assimilação da mensagem distribuída.

A título de exemplo, o uso de totens contendo tablets em locais específicos do ambiente da programação dá um tom de alta qualidade, favorecendo a interação dos participantes, eliminando filas de cadastro e de triagem e contribuindo para a captação de leads de forma totalmente digital.

Para ter sucesso em iniciativas inovadoras como essa, o ideal é contar com o apoio de parceiros experientes e exclusivamente dedicados a criar meios para o uso inteligente da tecnologia na aproximação entre a marca e os clientes. Nesse sentido, a TecMobile oferece no mercado soluções perfeitas e econômicas para que empresas de qualquer porte aproveitem o máximo dos recursos tecnológicos disponíveis na atualidade e gerem experiências únicas à sua audiência.

Sendo assim, já que compartilhamos com você aqui o conceito de roadshow e mostramos como é na prática uma programação nesse formato, esperamos que com essas informações você consiga avaliar se esse modelo de evento corporativo é oportuno para o seu negócio, assim como ele tem sido para inúmeras organizações mundo afora.

Então, se você quer melhorar os resultados obtidos em seus eventos corporativos, aumentar o engajamento e a interatividade dos clientes com a sua marca, entre em contato conosco para conhecer nossas soluções e contratar aquela que mais bem se adequa às necessidades de marketing e vendas da sua empresa!