Você sabia que o marketing de conteúdo para eventos é uma ótima estratégia para conseguir engajar o público? Pesquisas mostram que é possível atrair até 3 vezes mais contatos, gastando 62% menos (se comparado a outras estratégias). Ou seja, além de conseguir se comunicar melhor com o seu público, é possível faturar ainda mais.
O marketing de conteúdo é uma estratégia para aumentar a interação com os usuários a partir da criação e divulgação de conteúdos ricos para as pessoas que estejam conectadas com a identidade da empresa e precisam daquele material. Dessa forma, em vez de interromper os usuários, você conseguirá atraí-los. Legal, não é?
Para ajudar nisso, neste post, você verá como funciona o marketing de conteúdo e como a estratégia é útil para aumentar o engajamento do público com a marca e os eventos da instituição. Lembre-se de que um bom atendimento é essencial. Boa leitura!
Como estruturar uma estratégia de marketing de conteúdo?
Como em qualquer outra estratégia de marketing digital, é necessário planejar e estruturar antes de começar a executar as ações. Assim, a empresa garantirá que tomará todos os passos necessários para conseguir os resultados que espera. Veja agora quais são os principais.
Identificar a persona
Normalmente, as instituições fazem os seus planejamentos pensando no público-alvo que desejam atingir. Sua empresa também faz isso? Embora seja interessante entender o público que deseja atrair, outro conceito também deve estar em mente: persona.
Você já pensou que elaborar estratégias para um público de 20 a 40 anos, formado ou não no ensino superior, homem ou mulher é difícil? E é fácil entender o porquê. Quanto mais o público-alvo é diverso, maiores são as chances de errar na abordagem.
O conceito de persona é vantajoso justamente por diminuir a área de interesse da empresa. Se fosse possível traçar um perfil com idade, sexo, profissão, local de residência e interesses, seria muito mais fácil conversar com esse público, não é mesmo?
E tudo isso é possível. A persona é um perfil semifictício, o que significa que o perfil não corresponde a uma pessoa de verdade, mas os dados para retratá-la partiram de pesquisas reais. Ou seja, ao elaborar o perfil, não vale retirar os dados da cabeça.
Há diversas opções para realizar a sua pesquisa, como questionários virtuais ou na empresa. Além disso, é possível entrar em contato diretamente com os melhores contatos da instituição para preencherem as questões de perfil. Dessa forma, toda a estratégia parecerá mais humana.
Fazer a pesquisa de palavras-chave corretas
Um problema comum nas estratégias de marketing de conteúdo é a falta de cuidado ao escolher as palavras-chave. Elas são os termos que os usuários mais buscam ao fazer uma pesquisa no Google, por exemplo.
Há a tendência de os próprios gestores tentarem adivinhar quais são os conteúdos que os usuários mais pesquisam ou desejam ler. Entretanto, como não há fundamentação nessa escolha, as chances de não conseguir atrair os usuários é grande.
Por isso, é essencial usar programas de planejamento de palavras-chave, como o Planejador de Palavras-Chave do Google. Com ele, pode-se entender se os termos são muito procurados e qual é a concorrência. Quanto menos sites competirem por aquela palavra, melhor.
Desenvolver o conteúdo aplicado às técnicas de SEO
Depois de identificar quais são as melhores palavras-chave, chega a hora de produzir o conteúdo. Ele deve ser escrito baseado nas melhores estratégias de SEO (Search Engine Optimization, que são ações para maximizar os resultados nos motores de busca).
Algumas das ações mais importantes são:
- usar as tags para mostrar quais são as seções mais importantes (<H2> para os intertítulos, <H3> para seções dentro dos intertítulos, e assim por diante);
- determinar a palavra-chave e a descrição do artigo (embora isso não determine a posição que o material terá na classificação, aumentará as chances de que o usuário se interesse);
- fazer as descrições das imagens utilizadas, bem como o texto alternativo;
- tentar criar textos originais e completos.
Utilizar as melhores métricas
Depois de publicado e divulgado, é importante determinar como os resultados serão medidos. Apenas o número de visualizações, por exemplo, seria suficiente para que um material fosse considerado como satisfatório?
Possivelmente, não. A melhor métrica é aquela que melhor reflete os objetivos da marca com aquela publicação. Se uma empresa deseja ter mais clientes, o número de interessados após a leitura é um indicador interessante, não é mesmo? Se o objetivo é maior engajamento, o número de pessoas que marcam a empresa ou mesmo comentários e curtidas devem ser considerados.
Vale ressaltar, porém, que o engajamento por si só não deve ser alimentado. Pessoas que não têm nenhuma relação com a marca (e, talvez, nem morem na região em que os eventos aconteçam) podem curtir, comentar e compartilhar as publicações, sem que isso traga benefício para a empresa. Então, avalie quais são os dados realmente importantes para o negócio.
A estratégia é útil para potencializar a interação e o engajamento do público?
O marketing de conteúdo é uma das melhores estratégias para aumentar a interação do público com a marca, uma vez que a relação acontece de forma natural e não invasiva. Como os pontos de mais dúvidas e dificuldades dos usuários serão cobertos, eles acreditarão que podem confiar na marca para receberem a informação que precisam para tomar uma decisão.
Em eventos, a estratégia é útil para fazer com que as programações tenham um maior público e uma maior visibilidade. Em vez de ser considerado como apenas mais um evento disponível na região, poderá ser entendido como a possibilidade para melhorar setores da vida dos participantes. Além disso, ao término, a relação não será finalizada, o que é útil para fidelizar os participantes para outras edições e eventos complementares.
Agora que você sabe como o marketing de conteúdo para eventos é útil, mãos à obra! Lembre-se de todos os passos que devem ser executados e os faça com calma. Embora executar as ações com velocidade seja importante para conseguir mais clientes, elas não devem ser realizadas de maneira apressada. Dessa maneira, a sua estratégia será mais consistente.
Tem alguma dúvida? Entre agora mesmo em contato com a gente e veja como podemos ajudá-lo a melhorar a experiência dos seus eventos!