Quais as principais causas do lucro reduzido em uma empresa? | Tec Mobile
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Por Tec Mobile Tempo de Leitura: 4 minutos

 

O lucro reduzido é conhecido como um lucro baixo, mas ele ainda pode ser o suficiente para fazer com que a organização continue operante. Essa é uma situação que apresenta um grande risco para os gestores da empresa, pelo fato de não representar diretamente um déficit, mas criar uma falsa ilusão de que o negócio está estável.

A baixa lucratividade também faz com que o empreendimento perca oportunidades de consolidação no mercado e de competir de igual para igual com os seus concorrentes. 

Quer descobrir quais são as principais causas do lucro reduzido em uma empresa? Confira os tópicos a seguir! Boa leitura! 

Baixo volume de vendas

A queda nas vendas têm uma relação direta com o lucro que a empresa vai conseguir em determinado mês. Quando isso acontece, é preciso pensar no que está errado, seja por questões de sazonalidade, crise financeira, perda de interesse do consumidor, pandemias, falta de inovação nos produtos/serviços, entre outros. 

Caso não tenha em mente o fator que gerou o baixo volume de vendas, opte por realizar uma pesquisa de opinião com os seus clientes. Isso pode ser feito pelas redes sociais, por meio de perguntas simples, com opções que levem o consumidor a expor o motivo pelo qual não tem realizado novas aquisições em sua empresa.

Ao fazer isso, fica mais fácil entender as estratégias de marketing que precisam ser adotadas para despertar o interesse do público-alvo e, assim, aumentar a lucratividade no negócio.

Mas lembre-se: as soluções apresentadas devem estar de acordo com a realidade da empresa. Isso significa que você não deve fazer promoções mirabolantes e muito vantajosas, só para chamar a atenção e atrair o cliente, pois em vez de conseguir melhorar a lucratividade da empresa, poderá trazer sérios prejuízos financeiros.

Gasto em excesso com equipamentos 

Os dispositivos eletrônicos e móveis estão sempre em constante atualização, pois sua tecnologia evolui muito rápido. Assim, para que os processos organizacionais sejam desenvolvidos corretamente, muitas vezes, a empresa precisa comprar novos equipamentos com softwares atualizados e que sejam capazes de realizar todas as demandas da empresa.

Além disso, com o passar do tempo, as máquinas começam a apresentar defeitos, como peças quebradas, lentidão na hora de executar um programa, falha na instalação de aplicativos, entre outros problemas que prejudicam o trabalho da equipe. Esse é um processo que parece não ter fim, pois os gastos com excesso de equipamentos só tendem a aumentar, causando uma queda no lucro do negócio.

Nesse caso, a melhor solução é investir em aluguel de equipamentos, como smartphones, notebooks e tablets. Isso permite que a companhia tenha os dispositivos mais atualizados do mercado e de última geração, sem qualquer falha técnica e com softwares desenvolvidos sob medida, de acordo com o perfil do cliente. Tudo isso sem precisar fazer altos investimentos e sem comprometer o financeiro da empresa. 

Além disso, você também pode investir no aluguel de roteadores, modems e chips com internet 4G. O que permite ter acesso à web em qualquer lugar que precisar, seja para reuniões, eventos ou na realização de alguma demanda longe do escritório. Essa é uma forma de evitar gastos extras, pois não haverá necessidade de contratar vários pacotes de internet.

Baixa produtividade

Outro fator que leva a empresa a ter um lucro reduzido é a baixa produtividade. Isso porque quando os funcionários não conseguem desempenhar suas funções com excelência, é notado que o trabalho perde qualidade e fica mais demorado. O que leva a uma desestruturação do negócio e a uma queda na receita no fim do mês.

Para evitar que isso aconteça, é preciso entender qual a causa desse problema. Os colaboradores estão satisfeitos na companhia? Eles têm reclamado do serviço? Muitas pessoas têm faltado ao trabalho? Você deve refletir sobre essas e outras perguntas para que consiga descobrir o porquê da baixa produtividade da equipe.

Feito isso, é hora de investir em estratégias que instiguem os colaboradores a querer desempenhar um ótimo trabalho na empresa. Para isso, é fundamental saber a hora de reconhecer a importância dos profissionais no empreendimento. 

Algumas dicas que podem ajudá-lo nesse processo é dar um bônus financeiro para a equipe que bater as metas do mês e dar folga para os aniversariantes. Além de oferecer planos de cargos e carreiras para que os funcionários tenham a chance de crescer profissionalmente dentro da organização.

Falta de controle de caixa

Muitos empreendimentos pecam na hora de realizar a gestão orçamentária do negócio, seja porque está gastando mais do que o previsto, seja pela falta de gerenciamento das receitas e despesas, por exemplo. Quando acontece a falta de controle de caixa, o lucro reduzido do negócio tende a passar despercebido. Ele só é notado nos casos em que a situação já está em um estágio difícil de reverter. 

Esse problema não costuma ser uma consequência direta do lucro reduzido, mas, com certeza, ajuda a agravá-lo. Por isso, é fundamental que tenha uma boa equipe administrando o fluxo de caixa da companhia. Esses profissionais devem ser de sua confiança, para que eles possam desempenhar a função com excelência. 

Apesar disso, você não deve acompanhar todos os detalhes do financeiro da companhia, pois isso costuma criar uma maior complexidade para a tarefa. O ideal é estabelecer uma periodicidade para realizar uma análise mais completa. Ela pode ser feita de forma diária, semanal ou mensal, contanto que esteja de acordo com o fluxo de vendas e o porte do empreendimento. 

Se preocupar com o lucro reduzido da empresa é de extrema importância para evitar que o negócio perca a rentabilidade e valor de mercado, tenha gastos desnecessários, realize demissões e até mesmo feche as portas.

Para que isso não aconteça, é preciso traçar as melhores estratégias para resolver esse problema, como: fazer um bom controle financeiro da companhia, trabalhar na fidelização dos clientes e investir em soluções de marketing. Além de otimizar processos da empresa e reduzir os custos, por meio da contratação de equipamentos alugados.

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