Os anos de 2020 e 2021 foram difíceis para quem trabalha com eventos. Entre o distanciamento social e a necessidade de se adaptar rapidamente às demandas do consumidor em casa, as empresas precisaram mais do que nunca da tecnologia. Para se ter uma ideia, a procura por profissionais tecnológicos subiu 671% durante o período!
Mas e agora, qual será o futuro dos eventos? Se você também está se fazendo essa pergunta, saiba que não está só. O segmento de eventos representa mais de 4% do PIB nacional — e não são poucos os colaboradores em busca de saber o que pode acontecer agora que estamos vivendo o “novo normal”.
Para ajudar você a obter respostas, trouxemos um conteúdo completo sobre o assunto. Confira!
O que aconteceu com os eventos durante a pandemia?
Se você trabalha nesse segmento, provavelmente passou por dificuldades. A estimativa é que 97% das empresas do setor tenham sido impactadas e deixaram de faturar 230 bilhões entre 2020 e 2021. Isso, mesmo em meio às lives e produções que aconteceram online.
Estima-se que o rombo financeiro tenha acontecido em dois momentos diferentes. Primeiramente, logo no início da pandemia. Nessa fase, muitas empresas ainda não estavam adaptadas ao digital e, ao demorar para se adequarem, perderam espaço.
Em seguida, após a queda da segunda onda de Covid. Afinal, esse foi o momento em que as mudanças no comportamento do consumidor se consolidaram e nem todos os negócios o acompanharam.
Em resumo, pode-se dizer que, durante a pandemia, os empreendimentos do setor de eventos precisaram ser extremamente criativos. Foi preciso encontrar formas de entregar ao consumidor o que ele buscava mesmo virtualmente, tentando equiparar a experiência do ao vivo ao virtual.
As empresas que conseguiram entender as necessidades do público e entregar entretenimento prosperaram. Já as que demoraram para se adaptar tiveram grandes perdas.
O que esperar do futuro dos eventos?
Como você já pode imaginar, o futuro é digital. Mais que isso, é “phygital”, termo em inglês que une físico e digital. Ainda que haja abertura para o retorno dos eventos presenciais, o setor acompanha praticamente todos do mercado e se tornará híbrido e interativo. Afinal, o comportamento do consumidor agora é outro, e a mudança foi rápida.
Após descobrir que é possível ter uma experiência excelente nos eventos à distância, nem mesmo os consumidores de encontros de grande porte, como o Startup Summit, fazem questão do presencial. Inclusive, a edição de 2021 foi realizada completamente online e não deixou a desejar, de acordo com os participantes.
Veja bem, não estamos dizendo que os eventos presenciais não serão mais importantes. Pelo contrário! A experiência física é interessante e nunca sairá de moda. Entretanto, é fundamental que as empresas do segmento passem a pensar de forma híbrida.
Assim, quando oferecerem eventos online, devem colocar a experiência do usuário em primeiro lugar e garantir que ela seja tão inesquecível quanto no “cara a cara”.
Como se adaptar?
Afinal, como migrar para o híbrido? Essa é outra pergunta frequente em negócios que pensam no futuro dos eventos, e nós vamos ajudar você!
Primeiramente, comece a pensar de forma híbrida. Faça o planejamento dos eventos que deseja executar ao longo do ano e priorize. Os mais relevantes podem ser no formato presencial, enquanto os menores — ou que em que se deseja atingir menos pessoas com custos menores — podem ser realizados no universo online.
Quando estiver em contato com o público, cuide da sua saúde. Invista em máscaras, na correta higienização das mãos, no distanciamento social, se necessário, e em uma boa ventilação.
Além disso, ofereça equipamentos de qualidade, que permitam que os presentes compartilhem imagens, opiniões, como dispositivos móveis e plataformas flexíveis para coleta e gestão de dados. É interessante investir também em um bom sistema de credenciamento. Em suma, una cuidados com a COVID-19 à experiência que você já oferecia previamente.
Já no online, invista em recursos que tornem o evento inesquecível, como:
- gamificação: usando ideias dos jogos digitais para manter o público engajado;
- inteligência artificial: que ampara a comunicação entre os participantes, facilita a análise de dados e muito mais;
- realidade aumentada: levando o presencial o mais perto possível aos espectadores etc.
Pense com criatividade! Acima de tudo, entenda o que seu público deseja e trabalhe para dar a ele a experiência demandada.
Quais os benefícios da tecnologia no futuro dos eventos?
Você já percebeu que sem inovar é impossível se reestabelecer no setor, certo? Por isso, tenha em mente que investir em automatização é mais que uma obrigação, é algo que pode transformar a forma que seus convidados percebem seus eventos. Confira benefícios de usar a tecnologia como aliada!
Alcance aumentado
Eventos híbridos atingem pessoas do Brasil inteiro (e até do mundo!). Por isso, nada de se limitar por obrigação a atender uma única região. Com a tecnologia certa ao lado, você entrega valor para qualquer pessoa interessada no que seu evento tem a mostrar.
Redução de custos
Durante a pandemia, foi possível ver eventos acontecerem, até mesmo, pelas redes sociais! Eles envolviam bem menos pessoas que os presenciais e, em geral, despendiam mais dinheiro do cachê dos convidados do que em qualquer outro ponto.
Para quem deseja se estabelecer no online, mas ainda não tem tantos recursos disponíveis, essa pode ser uma excelente alternativa. Sem contar que, mesmo em plataformas dedicadas aos eventos virtuais, o custo tende a ser menor que o envolvido em um grande encontro presencial.
Adequação à transformação digital
Lembre-se: por mais que você relute, o comportamento do consumidor mudou. Insistir em não estar presente na internet é bastante arriscado e pode fazer com que você seja ultrapassado pela concorrência.
Dessa forma, a maior vantagem de estar presente virtualmente é se manter relevante no mercado! Analise suas opções, faça testes e descubra qual é o melhor formato para seu público e seu negócio.
Com essas informações sobre o futuro dos eventos, você tem o que precisa em mãos para adequar seu empreendimento. Conheça seus clientes fazendo pesquisas de mercado, estude seu nicho e entregue a melhor experiência phygital possível para seus pares! Assim, consegue-se driblar a crise causada pela pandemia e dar início a uma nova fase em seus negócios.
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