7 tipos de outsourcing de TI que sua empresa precisa conhecer
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Por Tec Mobile Tempo de Leitura: 5 minutos

 

Quando se fala em tipos de outsourcing de TI (tecnologia da informação), sabia que sua empresa precisa considerar entre diversas opções? É que a área de tecnologia é diversa e diferentes modelos foram desenvolvidos para suprir necessidades cada vez mais específicas de setores e empresas.

A área de TI se consolidou como componente fundamental para as estratégias de negócios das empresas que buscam melhorar seus resultados e a qualidade da entrega de seus produtos e serviços.

Hoje, ter ferramentas inovadoras e robustas para se diferenciar no mercado e atender todas as novas demandas dos consumidores é essencial.

Quem não tem orçamento suficiente para investir em novas tecnologias, precisa começar a buscar alternativas para manter-se no passo da evolução tecnológica. É por isso que o outsourcing de TI tem ganhado cada vez mais espaço no mercado.

Esse tipo de prestação de serviço oferece maior redução de custos, melhorando o desempenho interno e aumentando a qualidade dos serviços, o que possibilita que as organizações sejam mais competitivas e eficientes no mercado.

Mas, para que isso aconteça, é fundamental ter um entendimento profundo de como funciona a terceirização de TI. Para ajudar seus clientes nessa tarefa, listamos os principais tipos e vantagens deste serviço para empresas.

Quais são os tipos de outsourcing de TI?

O outsourcing de TI é um tipo de serviço oferecido por empresas especializadas em satisfazer as necessidades de seus clientes em relação à tecnologia. 

O provedor deste modelo é responsável por ações estratégicas, como gestão de ativos, execução de novos projetos, prestação de suporte aos usuários e troca de equipamentos.

Ele permite que as empresas transfiram tarefas de TI, o que promove melhorias na tecnologia para os negócios. 

Dessa forma, é possível que sua equipe se concentre em atividades mais importantes para o próprio core business.

Este tipo de trabalho tem três modelos diferentes, descubra quais são para descobrir qual deles se adequa melhor aos negócios dos seus clientes:

  1. Offshore

Nesse modelo de outsourcing de TI, a empresa terá um associado localizado em outro país para realizar suas atividades de desenvolvimento de software, suporte e manutenção de infraestrutura.

Normalmente voltado para países em desenvolvimento, esse modelo oferece baixo custo para contratação de profissionais capacitados. No entanto, a empresa deve estar atenta às diferenças culturais e linguísticas para que não haja impacto negativo nos serviços.

Principais vantagens:

  • Há acesso a uma vitrine global de talentos
  • Possibilidade de contratação de equipe de especialistas a um custo baixo em relação a outros tipos de terceirização
  • A área de TI tem à sua disposição inúmeras opções de serviços para trabalhar no projeto
  • Opção de trabalhar com uma equipe de desenvolvedores com grande experiência e talento global, que respondem a prazos urgentes e/ou imóveis
  1. Onshore

Esta opção funciona com profissionais localizados no mesmo país da empresa contratante. Consequentemente, seus preços são mais altos, mas a empresa não precisa se preocupar com barreiras culturais, o que garante uma integração mais ágil e segura.

Principais vantagens:

  • Não há problemas com idiomas ou barreiras culturais
  • Os fusos horários são os mesmos ou muito alinhados
  • A comunicação é ágil. Há mais facilidades para organizar reuniões – virtuais ou presenciais – e/ou visitas
  1. Nearshore

Em relação a isso, o tipo nearshore consiste em um serviço localizado em países mais próximos da empresa associada. Representa um equilíbrio entre as duas opções anteriores, ou seja, a organização consegue conciliar as diferenças relacionadas com a distância e ainda ter melhores ofertas de preços.

Principais vantagens:

  • Há pouca diferença de tempo
  • Os custos podem ser potencialmente mais baratos do que Onshore
  • Embora possa haver diferenças culturais, elas não são extremas
  • Embora haja fronteiras envolvidas, a gestão de encontros presenciais ainda é viável

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Diferentes abordagens de terceirização

Outra forma de classificar os tipos de Outsourcing de TI que existem no mercado depende dos serviços que eles oferecem. Nesse sentido, os principais são:

  1. Terceirização de TI

Como o próprio nome indica, está relacionado às necessidades de tecnologia da informação de uma empresa. Geralmente, as tarefas atribuídas a esse tipo de terceirização são armazenamento e administração de dados. Esses requisitos podem ser completos ou parciais e ocorrem em diferentes processos de desenvolvimento e manutenção de software.

  1. Terceirização de fabricação

Ele tende a ter objetivos bastante específicos. Por exemplo, uma empresa de hardware pode decidir contratar outra empresa para fabricar portas de saída para os seus dispositivos. Ao optar por estes serviços, pode-se ter uma redução de custos monetários e tempo de produção.

Há cada vez menos empresas que podem adquirir constantemente novas tecnologias para o desenvolvimento de seus produtos. Esse Outsourcing se posiciona como uma alternativa para pequenas e médias empresas que buscam se posicionar e se manter no mercado.

  1. Terceirização de projetos

Às vezes, as empresas não têm recursos para assumir todos os projetos em mãos. Nesses casos, é normal que as empresas contratem terceiros para complementar ou desenvolver integralmente um projeto. 

Dessa forma, eles podem continuar com o projeto, sem descartá-lo. Assim, eles designam apenas uma parte de sua equipe para supervisioná-la.

  1. Terceirização de processos

É cada vez mais comum subcontratar empresas para realizar processos de produção específicos. Um exemplo poderia ser a contratação de uma empresa para realizar testes de UX e UI de um software. 

Nesse caso, o acordo conteria custos, prazos e prazos de entrega, resultados parciais e finais, recomendações, etc. Essa opção permite que a empresa se concentre no desenvolvimento e aprimoramento de outros processos.

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O outsourcing de equipamentos

Uma categoria que também se enquadra na categoria de Outsourcing de TI, e que não listamos acima, é o de outsourcing de equipamentos de TI. Nele se enquadram dispositivos eletrônicos como computadores, notebooks, celulares, impressoras, scanners, projetores, entre outros.

As principais vantagens são:

Maior economia

Não é necessário fazer um grande investimento para aproveitar aquele computador, tablet ou celular que você tanto precisa. Embora seja de alta qualidade, você só pagará pelo tempo em que for usá-lo.

Sempre o que há de mais moderno em tecnologia

Basta rescindir o contrato e assinar um novo que se refira a um produto mais moderno. Assim, a empresa tem a certeza de estar sempre na vanguarda da tecnologia e não perder espaço para a concorrência por falta de orçamento.

Suporte técnico incluído

Sendo um aluguel, o equipamento não é propriedade do locatário. Portanto, é a empresa que fornece o aluguel tecnológico que se responsabilizará por qualquer problema que o aparelho venha a sofrer durante a vigência do contrato.

Controle de despesas

O desembolso da taxa de aluguel é sempre o mesmo durante todos os meses. Assim, você pode facilmente fazer um orçamento e, consequentemente, estabelecer os itens exatos para o seu pagamento.

Vantagens fiscais

Todas as empresas podem deduzir impostos da mensalidade do aluguel. Da mesma forma, o valor da locação entra no balancete como custo ou despesa e é dedutível da apuração do lucro real, reduzindo impostos.

Quando o outsourcing de TI é recomendado?

Dê uma olhada no seu orçamento e suas necessidades. Se você estiver usando um equipamento apenas uma ou duas vezes por ano, mas for necessário concluir determinados trabalhos, o aluguel é a opção mais econômica, pois você não precisará consertar ou manter um item que mal usa. 

Se você está apenas começando em seu setor ou não tem capital para comprar novos equipamentos, os aluguéis dão acesso a itens de primeira linha sem o investimento inicial maciço. Dessa forma, acaba sendo melhor até do que comprar equipamentos usados, pois as empresas preferem manter seu estoque o mais atualizado possível. 

E mesmo que você precise do equipamento todos os dias, como mencionamos no tópico anterior, a locação de equipamentos permite que você tenha sempre equipamentos atualizados, com assistência técnica inclusa, e menor custo mensal. 

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Escolha a melhor opção para a sua empresa

Como viu, os tipos de outsourcing de TI dependerão dos objetivos de cada empresa, por isso conhecer suas diferenças lhe ajudará a fazer a melhor escolha.

Aqui na Tec Mobile somos especialistas em outsourcing de TI, com locação de notebooks, tablets, computadores, desktops, mini desktops e celulares smartphones, com equipamentos modernos e adaptáveis de acordo com suas necessidades.

Por fim, esperamos que tenham compreendido os principais tipos de outsourcing de TI e, caso precise de uma solução completa para sua empresa, entre em contato com nossa equipe e solicite um orçamento!