10 melhores notebooks para designers, engenheiros ou arquitetos
Melhores notebooks para designers, engenheiros ou arquitetos: rode programas pesados sem estresse
Por Tec Mobile Tempo de Leitura: 11 minutos

 

Está pensando em alugar ou comprar um dos melhores notebooks para designers, engenheiros ou arquitetos? Pois então, separamos uma lista com vários!

Na hora de alugar ou comprar um notebook para engenheiros, arquitetos ou outros profissionais, é importante levar em consideração alguns pontos-chave para garantir que o equipamento atenda às necessidades específicas da atividade. 

Uma das principais questões é a configuração do hardware, com destaque para processador, memória RAM e placa de vídeo dedicada.

A capacidade de armazenamento e a qualidade da tela também são pontos importantes a serem avaliados. É fundamental considerar a durabilidade do equipamento, a portabilidade e a conectividade, especialmente para quem precisa trabalhar remotamente ou em diferentes locais.

Por fim, o custo-benefício deve ser avaliado com cuidado para que se faça um investimento inteligente e adequado às necessidades do profissional.

Quais os melhores notebooks para designers, engenheiros ou arquitetos?

Confira, abaixo, uma lista separada pela Tec Mobile que fala um pouco mais sobre os notebooks para designers, engenheiros ou arquitetos.

1. Apple MacBook Air

O notebook Apple MacBook Air é um dispositivo altamente avançado com uma tela de 13 polegadas e uma resolução de 2560×1600 pixels. É equipado com o processador M1 da Apple, que inclui uma CPU de 8 núcleos e uma GPU de 7 núcleos, oferecendo um desempenho rápido e eficiente.

MACBOOK AIR M1 // é TUDO QUE ESTÃO FALANDO🧐? Opinião c/2 MESES DE USO!MACBOOK AIR M1 // é TUDO QUE ESTÃO FALANDO🧐? Opinião c/2 MESES DE USO!

O processador é fabricado usando a tecnologia de 5 nanômetros, reduzindo o consumo de energia do dispositivo.

O MacBook Air também tem 8 GB de RAM, permitindo a realização de várias tarefas simultaneamente sem reduzir o desempenho. Com um armazenamento interno de 256 GB, o MacBook Air oferece bastante espaço para armazenar seus arquivos e dados importantes.

Possui uma série de recursos úteis, como conectividade Wi-Fi 6, Bluetooth 5.0, duas portas Thunderbolt 3 (USB-C) e uma entrada para fones de ouvido.

Também vem com uma câmera FaceTime HD integrada, alto-falantes estéreo e microfone de três microfones para comunicações claras e nítidas durante videoconferências ou chamadas.

O design elegante e durável do MacBook Air é feito de alumínio 100% reciclado, tornando-o um dispositivo amigo do meio ambiente. O dispositivo pesa apenas 1,29 kg, fácil de transportar e ideal para uso em movimento. 

Vem com o sistema operacional macOS Big Sur, que oferece uma interface intuitiva e um conjunto abrangente de aplicativos pré-instalados para produtividade e entretenimento.

Também pode ser uma indicação de notebook para empresas.

2. Notebook Acer An515

O Notebook Gamer Acer An515 é um equipamento de alta performance desenvolvido para atender às necessidades de usuários exigentes. Equipado com uma tela Full HD de 15,6 polegadas e taxa de atualização de 144Hz, o usuário desfrutará de imagens fluidas e realistas durante a jogabilidade.

O processador Ryzen 7 com 8 núcleos e 16 threads aliado a uma memória RAM de 32GB garante um desempenho extremamente ágil. O SSD de 512GB proporciona uma velocidade de leitura e gravação de dados muito superior aos discos rígidos convencionais, tornando o processo de inicialização do sistema operacional e mais rápido.

A placa de vídeo GTX 1650 oferece um desempenho de alta qualidade gráfica, garantindo a execução de jogos e aplicativos com detalhes gráficos extremamente precisos e definidos. O Notebook Gamer Acer An515 conta ainda com sistema operacional Windows 11.

Por que TODO MUNDO compra esse NOTEBOOK GAMER // Acer Nitro 5 2020Por que TODO MUNDO compra esse NOTEBOOK GAMER // Acer Nitro 5 2020

Entre os benefícios do Notebook Gamer Acer An515 destacam-se o desempenho extremamente rápido, ideal para jogos de última geração e aplicativos pesados, a tela Full HD com taxa de atualização de 144Hz, que proporciona imagens fluidas e realistas, e o sistema operacional Windows 11, que oferece uma experiência moderna e segura.

O SSD de 512GB garante a armazenagem de uma grande quantidade de jogos e arquivos, sem comprometer o desempenho do equipamento. A placa de vídeo GTX 1650 oferece um excelente desempenho gráfico!

3. Notebook empresarial conversível HP Envy x360

O Notebook empresarial conversível HP Envy x360 2 em 1 é um laptop que oferece versatilidade em um design moderno e elegante. Com uma tela sensível ao toque de 15,6 polegadas e resolução FHD, o dispositivo oferece imagens nítidas e claras. 

O Envy x360 é alimentado por um processador Intel Core de 15 a 15,99 polegadas, oferecendo excelente desempenho para trabalhar com aplicativos empresariais exigentes.

Unboxing Notebook HP Spectre x360 é o MELHOR ultrafino 2 em 1 que já vimos 💻 Selo INTEL EVO Core i7Unboxing Notebook HP Spectre x360 é o MELHOR ultrafino 2 em 1 que já vimos 💻 Selo INTEL EVO Core i7

Este modelo vem com 8 GB de RAM e um disco rígido SSD de 256 GB, fornecendo armazenamento rápido e confiável para seus dados e arquivos. O HP Envy x360 2 em 1 possui um teclado retroiluminado, ideal para trabalhar em ambientes com pouca luz.

Uma das maiores vantagens deste notebook é sua capacidade de se transformar em um tablet, permitindo que você trabalhe de forma mais eficiente e intuitiva com aplicativos de toque. Outra vantagem é a longa duração da bateria, que dura até 11 horas.

É bastante usado na programação.

4. Notebook Asus Zenbook Duo

O Notebook Asus Zenbook Duo UX482EAR-HY438W Core I7 1195G7 16GB 512GB Ssd 14″Anti-glare Fhd Azul Celestial é uma máquina projetada para usuários exigentes que precisam de desempenho de alto nível. Equipado com um processador Intel Core i7 de última geração, 16GB de RAM e um SSD de 512GB, este notebook é capaz de lidar com tarefas complexas.

A tela principal de 14″ Anti-glare FHD é um destaque à parte, com uma resolução nítida e detalhada que torna a experiência visual muito agradável. O Zenbook Duo vem com uma segunda tela, a ScreenPad Plus, que fica acima do teclado e é sensível ao toque.

Esta tela adicional é útil para multitarefa, permitindo que você execute várias tarefas simultaneamente sem precisar alternar entre janelas.

A construção do Notebook Asus Zenbook Duo UX482EAR-HY438W Core I7 1195G7 16GB 512GB Ssd 14″Anti-glare Fhd Azul Celestial é de alta qualidade, com uma estrutura resistente e elegante. A cor azul celestial do acabamento é um toque especial que dá ao notebook um visual sofisticado.

Unboxing Notebook ASUS ZenBook Duo 14 UX482 com DUAS TELAS 💻 O MELHOR para produtividade e bonitoUnboxing Notebook ASUS ZenBook Duo 14 UX482 com DUAS TELAS 💻 O MELHOR para produtividade e bonito

Outra vantagem do Zenbook Duo, um dos melhores notebooks para designers, engenheiros ou arquitetos, é sua portabilidade, com um peso relativamente leve e bateria de longa duração.  

Para proteger seus dados, o Notebook Asus Zenbook Duo UX482EAR-HY438W Core I7 1195G7 16GB 512GB Ssd 14″Anti-glare Fhd Azul Celestial vem com recursos de segurança robustos, incluindo um leitor de impressão digital e uma webcam com obturador físico para garantir privacidade.

Vem com proteção de privacidade da ASUS, que garante que suas informações pessoais estejam seguras e protegidas contra invasões ou vazamentos de dados.

No geral, o Notebook Asus Zenbook Duo UX482EAR-HY438W Core I7 1195G7 16GB 512GB Ssd 14″Anti-glare Fhd Azul Celestial é uma excelente escolha para quem busca desempenho, portabilidade e segurança em um notebook moderno.

5. ThinkPad X1 Fold (Intel 16″)

O ThinkPad X1 Fold (Intel 16″) é um notebook inovador que oferece uma nova abordagem para a computação móvel. Este dispositivo possui uma tela OLED dobrável de 13,3 polegadas aberta para uma tela de 16 polegadas, permitindo uma experiência de visualização mais ampla.  

O ThinkPad X1 Fold é alimentado por um processador Intel Core i5-L16G7 com 8 GB de RAM e um SSD PCIe NVMe de 256 GB, que oferecem um desempenho rápido e responsivo para atender às demandas dos usuários. A placa gráfica Intel UHD Graphics oferece uma excelente qualidade de imagem para jogos e entretenimento.

ThinkPad X1 Fold - PC dobrável da Lenovo | CES 2020ThinkPad X1 Fold – PC dobrável da Lenovo | CES 2020

A bateria do ThinkPad X1 Fold dura até 10 horas, grande vantagem para aqueles que passam muito tempo trabalhando remotamente. O dispositivo também vem com a opção de conectividade 5G, permanecendo conectado à internet em qualquer lugar.

O design do ThinkPad X1 Fold é muito elegante e atraente. O dispositivo é revestido com couro de alta qualidade e possui uma dobradiça forte e durável que permite que a tela seja dobrada em diferentes ângulos. O teclado Bluetooth e a caneta stylus também são acessórios excelentes que adicionam funcionalidade e praticidade ao dispositivo.

Em termos de segurança, o ThinkPad X1 Fold possui um sensor de impressão digital embutido e câmera infravermelha que protegem os dados e garantem que apenas você possa acessar o dispositivo. 

É um dispositivo inovador que oferece um novo paradigma para a computação móvel. Suas especificações técnicas de ponta, bateria duradoura e recursos de segurança tornam-no uma excelente escolha para profissionais e usuários avançados que exigem um alto nível de desempenho e portabilidade.

É uma excelente opção de notebook para trabalhar!

6. Notebook Yoga Slim 9i (14” Intel)

O Notebook Yoga Slim 9i (14” Intel) é um dispositivo elegante e sofisticado que se destaca por sua aparência moderna e especificações de alto desempenho. O dispositivo vem com um processador Intel Core i7 de 11ª geração, com potência de processamento incrível e que lida facilmente com tarefas complexas.

Conta com possui 16 GB de RAM, uma unidade de armazenamento SSD de 1 TB e uma placa gráfica integrada Intel Iris Xe, proporcionando uma experiência de uso fluida e rápida.

O design do Notebook Yoga Slim 9i (14” Intel) é elegante e premium, com uma tela IPS Full HD de 14 polegadas com tecnologia antirreflexo e uma dobradiça 360° que permite transformá-lo em um tablet ou em um modo tenda para aproveitar melhor sua tela sensível ao toque.

O dispositivo também apresenta uma série de recursos adicionais, como alto-falantes Dolby Atmos, leitor de impressão digital, webcam infravermelha e uma bateria que oferece até 10 horas de autonomia.

Uma das desvantagens deste notebook é seu preço, que é relativamente alto em comparação com outros modelos com especificações semelhantes. Embora o dispositivo seja altamente portátil, seu tamanho pode não ser ideal para aqueles que buscam uma tela maior para trabalhar ou assistir conteúdo.

Lenovo Yoga Slim 9i: um dos notebooks mais premium do mercado [ANÁLISE/REVIEW]Lenovo Yoga Slim 9i: um dos notebooks mais premium do mercado [ANÁLISE/REVIEW]

Em termos de público-alvo, o Notebook Yoga Slim 9i (14” Intel) é ideal para profissionais que buscam um dispositivo poderoso e portátil para trabalhar em trânsito ou em viagens de negócios. Também é uma excelente opção para estudantes e entusiastas de tecnologia que desejam um dispositivo que ofereça desempenho e recursos de ponta.

O preço do Notebook Yoga Slim 9i (14” Intel) varia de acordo com a região e a configuração do dispositivo, mas geralmente está na faixa de R$ 10.000 a R$ 15.000, é um dos mais cobiçados e melhores notebooks para designers, engenheiros ou arquitetos.

7. Notebook Gamer Nitro 5

O Notebook Gamer Nitro 5 AN515-44-R11B Ryzen 7 8GB 512GB 15,6′ Acer é um poderoso computador portátil projetado para jogadores exigentes que buscam alta performance e qualidade gráfica.

O dispositivo é equipado com um processador AMD Ryzen 7 4800H de oito núcleos, com clock de até 4,2 GHz, e uma placa de vídeo NVIDIA GeForce GTX 1650 com 4GB de memória dedicada, garantindo um excelente desempenho em jogos e outras tarefas exigentes.

O Nitro 5 AN515-44-R11B possui uma tela Full HD de 15,6 polegadas com taxa de atualização de 60Hz, proporcionando imagens nítidas e vibrantes. Conta com 8GB de memória RAM DDR4, que pode ser expandida até 32GB, e um armazenamento SSD de 512GB, permitindo maior velocidade de inicialização e transferência de dados.

Acer Nitro 5 - GAMER E PROFISSIONAL? Ryzen 7 + GTX 1650 [Unboxing e Review]Acer Nitro 5 – GAMER E PROFISSIONAL? Ryzen 7 + GTX 1650 [Unboxing e Review]

O notebook também possui várias portas para conexão de dispositivos externos, incluindo uma porta USB Type-C, três portas USB 3.2, uma porta HDMI e uma entrada para fone de ouvido/microfone.

Entre as vantagens do Nitro 5 AN515-44-R11B, destacam-se sua alta performance em jogos e tarefas pesadas, a qualidade da tela e a facilidade de expansão de memória RAM. Possui um design elegante e resistente, com iluminação RGB personalizável.

Já entre as desvantagens, pode-se citar o fato de que a tela não possui taxa de atualização maior do que 60Hz. A bateria tem duração média, um problema para quem precisa utilizar o notebook fora da tomada por períodos mais longos.

8. Notebook Acer Aspire 3

O Notebook Acer Aspire 3 15,6″ A315-23-r7cg é uma excelente opção para quem procura um equipamento de alta qualidade para uso pessoal e profissional. 

O laptop vem equipado com um processador AMD Ryzen 5 3500U de quatro núcleos e oito threads, que oferece um desempenho excepcional para as mais variadas tarefas, desde navegação na web até edição de vídeos e imagens.

O notebook também conta com 8GB de memória RAM DDR4, que oferece uma excelente capacidade de multitarefas, permitindo que você execute várias atividades simultaneamente sem comprometer o desempenho do sistema.

 Além disso, o laptop possui um SSD de 256GB, que oferece uma excelente velocidade de leitura e gravação de dados, permitindo que você armazene arquivos e aplicativos com rapidez e eficiência.

A tela de 15,6 polegadas oferece uma excelente qualidade de imagem, com uma resolução HD de 1366×768 pixels, que permite uma boa visualização de textos, imagens e vídeos. Chegou ao mercado com uma placa gráfica AMD Radeon Vega 8, que oferece um excelente desempenho para jogos e aplicativos que exigem alto processamento gráfico.

O notebook Acer Aspire 3 também possui uma série de recursos adicionais, incluindo uma webcam integrada, alto-falantes estéreo embutidos, porta HDMI, Wi-Fi, Bluetooth, além de uma bateria de longa duração.

Incrível - Notebook Acer Aspire 3 315 | Analise completa 2024Incrível – Notebook Acer Aspire 3 315 | Analise completa 2024

Em relação ao preço, o notebook Acer Aspire 3 15,6″ A315-23-r7cg 256GB Ssd 8GB Ram pode variar de acordo com o país e a loja onde é adquirido, mas geralmente está disponível em um valor intermediário de R$ 2500, tornando-se uma opção acessível e confiável para quem busca um notebook de qualidade com bom custo-benefício.

9. ThinkPad P15v (15″ Intel) Workstation

O ThinkPad P15v (15″ Intel) Workstation é um laptop de alta performance voltado para profissionais que precisam de um equipamento robusto e confiável para trabalhar com aplicativos exigentes em termos de processamento e gráficos.

Uma das principais vantagens do ThinkPad P15v é o seu processador Intel Core i7-10750H de seis núcleos e doze threads, que oferece um desempenho excepcional em tarefas de processamento intensivo. 

O notebook também conta com uma placa gráfica Nvidia Quadro P620 com 4GB de memória dedicada, garantindo uma excelente capacidade de renderização e processamento de imagens e vídeos.

O ThinkPad P15v vem equipado com 16GB de memória RAM DDR4 e um SSD NVMe PCIe de 512GB, o que garante um rápido acesso a arquivos e aplicativos, bem como uma ótima capacidade de multitarefas.

O laptop também possui uma tela Full HD IPS de 15,6 polegadas, com uma resolução de 1920×1080 pixels, que oferece uma excelente qualidade de imagem e ângulos de visão amplos. Há uma série de recursos adicionais, incluindo uma webcam integrada, alto-falantes estéreo, porta HDMI, Wi-Fi, Bluetooth, além de uma bateria de longa duração.

O ThinkPad P15v oferece um excelente conjunto de recursos de segurança, incluindo um leitor de impressão digital, um chip de segurança TPM 2.0 e um obturador de privacidade da webcam, o que garante a segurança e a privacidade dos dados do usuário.

Lenovo ThinkPad P15v Gen 3 Review (i7-12800H, 32GB, 1TB, RTX A2000)Lenovo ThinkPad P15v Gen 3 Review (i7-12800H, 32GB, 1TB, RTX A2000)

É poderoso e seguro, que oferece um excelente desempenho em tarefas exigentes de processamento e gráficos, tornando-se uma opção ideal para profissionais que precisam de um equipamento robusto para trabalhar.

10. Apple notebook MacBook Air M2

O Apple notebook MacBook Air de 13 polegadas com chip M2 é um dos laptops mais avançados disponíveis atualmente no mercado. Uma das principais vantagens do MacBook Air é o seu design elegante e fino, que torna o laptop fácil de transportar e manusear.

O chip M2 da Apple com CPU de oito núcleos e GPU de oito núcleos é uma das principais especificações do MacBook Air. Essa configuração oferece um desempenho excepcional em tarefas de processamento e gráficos, permitindo que os usuários executem tarefas exigentes com facilidade e rapidez. Vem equipado com 512GB de armazenamento SSD, garantindo um rápido acesso a arquivos e aplicativos.

Outra vantagem do MacBook Air é a sua tela Retina de 13 polegadas, uma excelente qualidade de imagem e resolução de 2560×1600 pixels. Também conta com um teclado iluminado e um trackpad Force Touch, que oferece uma melhor experiência de digitação e navegação.

MACBOOK AIR M1 9 MESES DEPOIS! // já TÁ VALENDO A PENA para PRODUTIVIDADE e EDIÇÃO de VÍDEOS?MACBOOK AIR M1 9 MESES DEPOIS! // já TÁ VALENDO A PENA para PRODUTIVIDADE e EDIÇÃO de VÍDEOS?

No entanto, uma das principais desvantagens do MacBook Air é o seu preço elevado em comparação com outros laptops disponíveis no mercado. Tem apenas duas portas Thunderbolt/USB 4, um problema para usuários que necessitam de várias conexões simultâneas.

O Apple notebook MacBook Air de 13 polegadas com chip M2 é um laptop poderoso e elegante, com excelente desempenho e qualidade de imagem. Seu preço elevado e a falta de portas podem ser fatores que limitam sua acessibilidade e usabilidade para alguns usuários.

Quais as especificações mínimas dos melhores notebooks para designers, engenheiros ou arquitetos?

Para designers, engenheiros e arquitetos, a escolha de um notebook adequado é crucial para garantir um bom desempenho no trabalho com softwares e programas de design gráfico, modelagem 3D, engenharia e arquitetura. Algumas das especificações mínimas que devem ser consideradas na hora de escolher um laptop para esses profissionais incluem:

Processador: Um processador potente é essencial para lidar com tarefas de processamento intensivo. Um processador Intel Core i7 ou i9, ou um processador AMD Ryzen 7 ou Ryzen 9, são boas opções.

Placa gráfica: Uma placa gráfica dedicada é necessária para trabalhar com aplicativos de design, engenharia e arquitetura. Nvidia Quadro e AMD Radeon Pro são as placas gráficas mais populares entre os profissionais.

Memória RAM: O mínimo recomendado é 16GB de RAM, mas 32GB é ainda melhor para lidar com projetos grandes e complexos.

Armazenamento: Um SSD é altamente recomendado para garantir velocidade e eficiência no acesso a arquivos e aplicativos. Um SSD com capacidade de pelo menos 512GB é o ideal.

Tela: Uma tela de alta resolução e qualidade de imagem é importante para garantir precisão e nitidez nas imagens. Uma tela de 15,6 polegadas ou maior, com resolução de pelo menos 1920×1080 pixels, é recomendada.

Conectividade: É importante ter várias portas USB, HDMI, DisplayPort e Ethernet para conexões com periféricos e redes.

Vale ressaltar que essas são apenas as especificações mínimas para melhores notebooks para designers, engenheiros ou arquitetos, e que o ideal é escolher um laptop com configurações ainda mais avançadas para garantir um desempenho ainda melhor em tarefas exigentes.

Vale a pena alugar ou comprar notebook para projetos pesados?

Alugar um notebook robusto pode ser uma opção mais vantajosa do que comprar um para arquitetos, engenheiros e designers que trabalham em agências de arquitetura, marketing e engenharia. Existem algumas razões pelas quais alugar um laptop pode ser mais benéfico do que investir em um equipamento novo.

Em primeiro lugar, o aluguel de notebooks possibilita que as agências economizem dinheiro, pois o custo do aluguel é geralmente mais baixo do que o valor do investimento em um equipamento novo.

As empresas não precisam se preocupar com os custos de manutenção, atualizações e reparos, bastante elevados. Outro fator são os benefícios fiscais

Em segundo lugar, o aluguel de notebooks robustos possibilita que as empresas tenham acesso a equipamentos de última geração e de alta qualidade. Sem a necessidade de investir uma grande quantia de dinheiro em equipamentos que se tornam obsoletos rapidamente.

Os notebooks alugados são trocados por modelos mais novos e avançados conforme a necessidade, garantindo que os profissionais tenham acesso aos recursos mais atualizados e avançados.

Por fim, o aluguel de notebooks robustos pode ser uma opção mais flexível e adaptável às necessidades, permitindo que funcionários sejam mais ágeis e eficientes em seu trabalho.

O que está esperando para conhecer o nosso catálogo de opções para aluguel?

Não esqueça de deixar suas indicações de melhores notebooks para designers, engenheiros ou arquitetos nos comentários!

Deixe um comentário