Migração para cloud computing: por onde começar? | Tec Mobile
Migracao-para-cloud-computing
Por Tec Mobile Tempo de Leitura: 4 minutos

 

Você ainda sofre com o espaço limitado de seu HD ou servidores? Talvez tenha chegado a hora de fazer a migração para cloud computing da sua empresa. 

A cloud computing, ou computação na nuvem, é um termo geral para qualquer coisa que envolva o fornecimento de serviços hospedados pela Internet. 

Esses serviços se enquadram em três categorias principais: infraestrutura como serviço (IaaS), plataforma como serviço (PaaS) e software como serviço (SaaS).

Ficou curioso e quer saber mais sobre o assunto, e por onde começar a migração para cloud computing? Vem com a gente que explicamos tudo no artigo abaixo!

O que é cloud computing?

A cloud computing funciona permitindo que dispositivos acessem dados e aplicativos pela internet, de servidores remotos.

No processo, uma conexão de rede da Internet vincula o front-end (inclui o dispositivo cliente de acesso, o navegador, a rede e os aplicativos de software em nuvem) ao back-end, que consiste em bancos de dados, servidores e computadores. 

Ou seja, o back-end funciona como um repositório que armazena os dados acessados ​​pelo front-end.

As comunicações entre os front-ends e back-ends são tratadas por um servidor central. O servidor central é baseado em protocolos para facilitar a troca de dados. 

O servidor central usa software e middleware para gerenciar a conectividade entre os diferentes dispositivos clientes e os servidores na nuvem. Normalmente, haverá um servidor dedicado para cada aplicativo individual.

Exemplos de computação em nuvem

Alguns exemplos de computação em nuvem são:

  • Google Docs, Microsoft Office 365: Os usuários podem acessar o Google Docs e o Microsoft Office 365 pela Internet. Assim, podem ser mais produtivos ao acessar apresentações de trabalho e planilhas armazenadas na nuvem a qualquer momento e de qualquer dispositivo.
  • E-mail, Agenda, Skype e WhatsApp: E- mail, Agendas, Skype e WhatsApp aproveitam a capacidade da nuvem de fornecer aos usuários conexão remota a dados para que eles possam acessar seus dados pessoais em qualquer dispositivo, quando e onde quiserem.
  • Zoom , Google Meet e Microsoft Teams: Essas são plataformas de software baseadas em nuvem para videoconferência e áudio. Através delas, é possível gravar reuniões e armazená-las em nuvem, permitindo que os usuários as acessem em qualquer lugar, a qualquer hora.
  • AWS Lambda: o Lambda permite que os desenvolvedores executem código para aplicativos ou serviços de back-end sem precisar provisionar ou gerenciar servidores. O modelo de pagamento conforme o uso é dimensionado constantemente com uma organização para acomodar mudanças em tempo real no uso e armazenamento de dados.

Leia também::: Conheça 9 dicas para fazer a gestão de dados da sua empresa!

Tipos de serviços de computação em nuvem

Os serviços de cloud computing oferecem modelos convenientes de pagamento conforme o uso, que eliminam despesas e manutenção dispendiosas. 

Os provedores hospedam uma variedade de ofertas de infraestrutura, plataforma e software nas instalações que eles “arrendam”, dando à empresa a flexibilidade de ativar ou desativar serviços de cloud computing com base em requisitos em mudança. Os modelos são:

Infraestrutura como Serviço (IaaS)

Pense na IaaS como os componentes da TI baseada em nuvem. Nesse modelo, um provedor hospeda componentes de infraestrutura que são tradicionalmente armazenados em data centers internos. 

Por exemplo, o hardware de servidor, armazenamento e rede, juntamente com o hipervisor (camada de virtualização), geralmente são hospedados no local. Com a IaaS, sua empresa pode escolher quando e como deseja gerenciar cargas de trabalho sem precisar comprar, gerenciar e dar suporte à infraestrutura subjacente. 

A IaaS coloca a infraestrutura em funcionamento rapidamente, com um modelo de pagamento por uso.

Plataforma como Serviço (PaaS)

O PaaS adiciona ao modelo IaaS, mas geralmente é algo específico para ferramentas de hardware e software para desenvolvimento de aplicativos. 

Além de fornecer componentes de infraestrutura, os provedores de nuvem também hospedam e gerenciam sistemas operacionais e middleware que os desenvolvedores precisam para criar e executar aplicativos. A PaaS oferece um modelo de pagamento por uso e sob demanda.

Software como Serviço (SaaS)

Com o SaaS, os provedores hospedam e gerenciam toda a infraestrutura, bem como os aplicativos do usuário final. 

Quando sua empresa escolhe um modelo SaaS, você não precisa instalar nada: os usuários poderão fazer login e começar imediatamente a usar o aplicativo do provedor de cloud computing em execução na infraestrutura. 

O SaaS libera você para pensar em como sua empresa usará esse software, em vez de como mantê-lo. O SaaS está disponível mediante solicitação ou por assinatura.

Por onde começar a migração para cloud computing?

Chegando até aqui, talvez você tenha percebido que já usa a cloud computing, e sequer sabia. Pode ser pelo Google Docs que usa para editar documentos de texto. Pode ser o gmail que usa como e-mail. Pode ser o Drive do Google que usa para compartilhar arquivos pesados.

Isso tudo já faz parte da cloud computing, e que pode ser ainda mais interessante para sua empresa. Por exemplo, alguns softwares podem ser hospedados na nuvem e executados a partir de qualquer computador, tablet ou celular conectado à internet. Sem precisar instalar no próprio computador para usá-lo.

Mas os exemplos acima são apenas os mais comuns. O ideal é que você verifique quais são as necessidades do seu negócio, seja em termos de espaço de armazenamento, ou disponibilidade de softwares na nuvem, e começar a migração para cloud computing por aí.

Com o tempo, verá que essa escolha foi assertiva, ao perceber que não precisará mais gastar dinheiro com servidores internos na empresa, ou então ao ter mais mobilidade para acessar os arquivos que precisa, de qualquer lugar.

Um passo a passo padrão de migração para cloud computing pode ser resumido em:

  • Faça o levantamento do que será migrado para a nuvem, por ordem de prioridade dos setores da empresa
  • Estabeleça etapas para realizar a migração
  • Defina se é melhor usar nuvem pública ou privada
  • Faça um orçamento com os principais serviços de cloud computing
  • Considere a integração de cloud computing entre os serviços
  • Faça testes de segurança e desempenho do armazenamento
  • Realize treinamentos da equipe com foco em todas as funcionalidades do cloud computing

Leia também::: Aluguel de notebook: quais as vantagens e como escolher o melhor fornecedor?

Dê um passo rumo ao futuro

Como viu, a migração para cloud computing não é um luxo, mas sim uma necessidade em qualquer empresa atual. Além dos benefícios mencionados acima, é preciso deixar claro que o acesso aos arquivos segue um rígido protocolo de segurança, evitando que possam ser acessados por pessoas não autorizadas.

Esperamos que tenham compreendido o que é a cloud computing e por onde começar. E aqui na Tec Mobile podemos lhe ajudar com o processo, por meio do outsourcing de equipamentos de TI, para ajudar sua empresa a ter os melhores equipamentos.

Por fim, se ficou alguma dúvida ainda sobre migração para cloud computing, e quer saber como a Tec Mobile pode lhe ajudar neste processo, clique aqui e converse com nossos consultores!

 

Deixe um comentário