Entenda o que é borderô de um evento, sua importância e como fazer | Tec Mobile
entendaoqueeborderodeumeventosuaimportanciaecomofazer
Por Tec Mobile Tempo de Leitura: 2 minutos

 

Você sabe o que é um borderô? Na gestão de eventos, ter dados precisos sobre custos, lucros e participantes é fundamental. Afinal, isso permite identificar se a iniciativa atingiu os objetivos esperados e auxilia a ter um planejamento mais preciso a médio e longo prazo.

Mas, para ser útil, esse documento deve ser bem feito. Se você quer saber mais sobre o tema, confira no post a seguir o que é borderô e como ele pode ser formulado!

O que é um borderô de evento?

O borderô é um documento que registra todas as operações financeiras do evento durante a sua realização. Ele é feito após o encerramento, pelos próprios organizadores. Assim, podem ter uma visão completa sobre os lucros e prejuízos que a empresa teve.

Com esse documento, a companhia consegue, entre outras coisas, saber o número de ingressos vendidos, quantas pessoas estiveram presentes e quem comprou produtos dentro do evento. Ao mesmo tempo, ele auxilia na divisão das receitas e na sua análise por categorias. Afinal, os registros financeiros estarão documentados de forma abrangente, facilitando a sua leitura.

Por que ele é importante?

Empresas que sabem o que é borderô de eventos e a sua importância conseguem planejar feiras, conferências e reuniões com muito mais precisão. Haverá um histórico transparente e objetivo dos lucros, prejuízos e gastos.

Com esses dados, podem-se definir gastos, a previsão de público e os recursos necessários de forma mais robusta. A compra em excesso será algo menos frequente. Ao mesmo tempo, a falta de suprimentos deixará de ser um grande risco, já que o negócio terá uma visão mais clara sobre como, quando e em que número as pessoas devem aceitar o seu convite.

Como fazer o borderô do seu evento?

Para construir esse documento com qualidade, alguns passos são essenciais na hora de classificar e anotar. Eles ajudam na identificação de boas práticas, melhoram a leitura dos registros e a tomada de decisões no futuro. Entre outras coisas, o organizador deve seguir, ao menos, estas quatro etapas:

  • levante os resultados (número de ingressos vendidos, os meios de pagamento utilizados, o ponto de venda em que os ingressos foram adquiridos etc.);
  • classifique as informações de forma objetiva e de fácil leitura;
  • mensure os gastos diretos e indiretos com pessoal, aluguel de equipamentos, custeio de equipe, alimentação, aluguel de espaço, compra de suprimentos e mais;
  • faça o registro de indicadores de sucesso relevantes.

Todos esses dados podem ser organizados com mais facilidade se a empresa contar com o apoio da tecnologia. Hoje, existem soluções especializadas capazes de orientar o negócio para a melhor gestão do seu evento. Elas centralizam o acesso aos registros utilizados na construção do borderô e na sua emissão, dando mais foco na análise de dados.

Em todos os casos, o borderô deve ser tratado como um documento estratégico. Ele ajuda a empresa a identificar problemas, lucros e decisões que deram certo. Além disso, tornam o planejamento futuro muito mais robusto.

Por isso, a empresa não só deve saber o que é borderô de eventos, mas adotá-lo como um documento essencial para o dia a dia. Assim, o seu futuro poderá ser estruturado com menos risco e muito mais chances de sucesso.

Gostou dessa dica e quer saber mais sobre como otimizar os seus eventos? Então assine já a nossa newsletter!

Deixe um comentário