Qual a importância de realizar um upgrade nos notebooks da empresa? | Tec Mobile
qualaimportanciaderealizarumupgradenosnotebooksdaempresa
Por Tec Mobile Tempo de Leitura: 4 minutos

 

Com que frequência a sua empresa realiza upgrade em notebooks? Os últimos anos foram marcados pela migração de negócios para rotinas em que os dispositivos móveis são parte central do fluxo de trabalho, como as do home office. Nesse sentido, saber que os equipamentos utilizados são capazes de aguentar a carga de trabalho é fundamental para o planejamento de projetos, investimentos e novos produtos ou serviços.

Há várias formas de realizar upgrades em notebooks. A empresa deve pensar essa rotina de acordo com os seus planos para que, dessa forma, consiga escolher um caminho com alto custo-benefício. Desse modo, será muito mais fácil garantir a qualidade dos investimentos.

Se você quer saber mais sobre upgrade em notebook e como ele pode ajudar o seu negócio, confira o post a seguir!

Por que é importante realizar upgrades em notebook?

As demandas do uso de tecnologia de uma empresa mudam continuamente. Elas são orientadas de acordo com os planos do negócio, as tendências do mercado em que o empreendimento está presente e as mudanças promovidas pelas empresas de TI. Juntos, esses fatores combinam para que os profissionais demandem novos recursos, que auxiliam na resolução de demandas e no aumento da inovação.

Nesse sentido, o upgrade de notebooks é uma ótima forma de otimizar a infraestrutura de TI e garantir que ela sempre esteja em dia com as demandas das equipes internas. Ter uma infraestrutura com peças mais atualizadas e poderosas diminui drasticamente a chance de um software apresentar falhas. Além disso, abre espaço para que o negócio adote ferramentas mais inovadoras e poderosas.

Outro ponto relevante será a economia de tempo e dinheiro. Equipamentos modernos conseguem entregar mais performance consumindo menos energia. Além disso, ajudam os profissionais a reduzirem prazos com ganhos de produtividade, economizando recursos.

Quais upgrades podem ser feitos em notebooks?

Para fazer um upgrade em notebook, é importante entender que peças, em geral, podem ser otimizadas. Assim, o negócio consegue avaliar quais equipamentos priorizar na hora de investir em melhorias. Confira a lista a seguir!

Bateria

Muitos notebooks, especialmente os de uso corporativo, fornecem opções para melhorias da bateria. Elas dão acesso a uma reserva de energia maior, mesmo que isso implique em um equipamento um pouco maior. Desse modo, o aparelho poderá ficar mais tempo fora da tomada.

Em um cenário em que muitas pessoas trabalham fora do ambiente corporativo ou precisam de máquinas para evento, uma bateria de maior capacidade pode ser um ótimo investimento. Afinal, ela garantirá que a empresa poderá manter os seus profissionais disponíveis mesmo se houver indisponibilidade de acesso à rede elétrica. Além disso, o negócio pode utilizar baterias externas em modelos que permitem o carregamento com cabos USB-C, gerando o mesmo ganho de performance operacional.

Memória RAM

A memória RAM é uma das peças mais importantes de um computador. Ela é uma das responsáveis por limitar o número de aplicativos abertos e o seu uso. Por isso é fundamental que ela esteja alinhada com as demandas internas dos profissionais.

Nesse sentido, o upgrade de memória RAM é uma ótima alternativa para aumentar a capacidade de trabalho das equipes. Com a troca (ou a adição) de um pequeno chip, o computador poderá manter mais aplicações abertas simultaneamente. Desse modo, as interrupções no fluxo de trabalho causadas pelo travamento de sistemas serão menos frequentes.

Aumento de armazenamento

O aumento do armazenamento também é uma medida simples, mas que pode ajudar muitos profissionais a terem menos dificuldades em seu dia a dia. Esse investimento é feito com a troca do HDD ou do SSD do aparelho por um novo e a reinstalação do sistema operacional. Depois, basta migrar os arquivos de um disco para o outro.

A ampliação da capacidade de armazenamento ajuda profissionais a trabalharem offline com mais facilidade e segurança. Afinal, a quantidade de dados que poderão ser armazenados localmente será muito maior.

Troca do sistema de armazenamento

Outra medida que pode ser utilizada como um upgrade de notebook é a troca do sistema de armazenamento de um HDD para um SSD. Ela é feita, principalmente, quando o HDD se torna lento demais para as demandas internas. Assim, a troca para um SSD ajuda os times a acessarem os seus arquivos com mais agilidade e sem consumir tanta energia.

Placa de vídeo externa

Em alguns cenários em que há alta demanda por uso de recursos gráficos (como empresas de design), uma alternativa que pode ser utilizada pelo negócio é o investimento em uma placa de vídeo externa. Essa opção, que está disponível para alguns modelos de notebook, dá ao usuário o acesso a uma placa de vídeo de grande porte por meio de uma porta USB-C. Assim, ele conseguirá utilizar aplicações que demandam recursos gráficos de alta performance em qualquer lugar, independentemente da configuração original do notebook.

O aluguel de computadores pode ser uma alternativa ao upgrade de notebook?

Uma outra foram de realizar um upgrade em todos os notebooks da sua empresa é com o investimento no aluguel de equipamentos de TI. O outsourcing de notebooks surgiu nos últimos anos como um modelo de serviços que gera economia e flexibilidade. Afinal, ele garante que a empresa sempre terá acesso a máquinas funcionais por um baixo custo.

Esse modelo de serviços também ajuda a empresa a manter a infraestrutura atualizada. Sempre que houver a demanda por um dispositivo mais atualizado, basta entrar em contato com o fornecedor e solicitar a troca. Tudo isso sem precisar mobilizar o time de vendas para realizar um longo processo de aquisição de equipamentos de TI.

Toda empresa precisa manter a sua infraestrutura de TI moderna e preparada para lidar com os desafios do mercado atual. Em um contexto em que a tecnologia está profundamente integrada a processos corporativos, falhas em computadores, smartphones e tablets corporativos impactam diretamente na qualidade do serviço executado. Justamente por isso há um trabalho contínuo de gestores em medidas que facilitam a modernização da TI.

O upgrade de notebooks pode ser feito de várias formas. É importante que a empresa entenda como alternativas que não envolvam a compra de peças, como o aluguel, auxiliam nesse processo. Assim, você sempre conseguirá utilizar a opção com o melhor custo-benefício disponível!

Gostou da nossa dica e quer saber mais sobre como otimizar investimentos em TI? Assine a nossa newsletter!

Deixe um comentário