Aluguel de Tablets para Instituições de Saúde
Tablets para Instituições de Saúde
Por Tec Mobile Tempo de Leitura: 6 minutos

 

O advento do aluguel de tablets para Instituições de Saúde representa um marco na revolução tecnológica que tem transformado a área da saúde

Este artigo explora uma visão comparativa da transição histórica da saúde sem a presença digital para o cenário atual, onde os tablets se destacam como ferramentas cruciais. E abordaremos, também, o papel fundamental desses dispositivos na rotina hospitalar, destacando seus benefícios e a humanização no atendimento. 

Com uma breve análise do impacto durante a pandemia e insights sobre a escolha assertiva de tablets por meio da locação, exploraremos por que essa prática não apenas otimiza processos, mas verdadeiramente salva vidas e humaniza o atendimento, promovendo uma nova era na saúde digital.

Um Olhar Retrospectivo sobre a Saúde

Num passado não tão distante, o cenário hospitalar era bem diferente do que experimentamos hoje, com um cenário repleto de avanços digitais e inovações tecnológicas. 

Antes de incluir uma abordagem mais tecnológica, as instituições de saúde enfrentavam desafios significativos, desde a gestão de informações até a prestação eficaz de cuidados médicos. Confira:

  • A anotação manual de dados médicos feito de forma manual, resultando em registros muitas vezes ilegíveis e suscetíveis a erros.
  • O processo burocrático para acessar e atualizar informações dos pacientes era demorado, impactando diretamente na agilidade do atendimento.
  • A comunicação entre equipes médicas era restrita a meios convencionais, como registros físicos e reuniões presenciais.
  • A falta de agilidade na troca de informações podia comprometer a rapidez nas decisões médicas.
  • O gerenciamento de recursos, como estoque de medicamentos e equipamentos, carecia de ferramentas ágeis, levando a possíveis falhas na distribuição e reposição.
  • Situações de emergência exigiam processos manuais para acessar históricos médicos, atrasando intervenções críticas.
  • Diagnósticos rápidos eram prejudicados pela falta de tecnologia que permitisse uma análise precisa e ágil.
  • A interação com os pacientes era predominantemente face a face, com poucos recursos para proporcionar uma comunicação mais acessível e compreensível.

Nesse contexto, as instituições de saúde operavam sob a constante pressão de superar esses desafios e proporcionar um atendimento eficaz. A falta de recursos tecnológicos impactava não apenas a eficiência operacional, mas, em última análise, a qualidade dos cuidados prestados aos pacientes. 

Por isso, avançar para a era digital significava mais do que uma simples atualização tecnológica; representava uma mudança fundamental na forma como a saúde era administrada e entregue. 

A transição para esse novo paradigma, impulsionada pela adoção de tablets, por exemplo, trouxe consigo uma série de benefícios que não apenas otimizaram os processos, mas revolucionaram a experiência de cuidados de saúde.

Entenda, a seguir, quais aspectos foram beneficiados pelo uso de tablest na área da saúde.

O Papel Transformador dos Tablets na Rotina Hospitalar

A introdução dos tablets na rotina hospitalar marcou uma revolução significativa onde esses  dispositivos versáteis desempenham funções cruciais, abrangendo desde a gestão de dados até a interação aprimorada com pacientes. 

Vamos explorar mais profundamente o papel transformador desses dispositivos.

1. Gestão Eficaz de Casos

  • Integração de Registros Eletrônicos: Os tablets permitem a transição dos registros médicos de papel para formatos eletrônicos, facilitando a integração e acessibilidade instantânea às informações do paciente.
  • Atualizações em Tempo Real: A capacidade de atualizar dados em tempo real promove uma gestão mais dinâmica e precisa, resultando em tomadas de decisão mais seguras. 

Um estudo realizado pelo Imperial College London com 1000 profissionais de saúde que utilizaram tablets para rastreamento de contatos e monitoramento de pacientes com COVID-19 concluiu que a tecnologia reduziu o tempo de rastreamento em 50% e aumentou a eficiência da gestão de casos em 30%. (Fonte: The Lancet Digital Health, 2021)

Outro estudo, publicado na revista Nature Medicine, analisou o uso de tablets para coleta de dados de saúde de pacientes com COVID-19 em países em desenvolvimento. O estudo concluiu que a tecnologia facilitou o acesso a informações e auxiliou na tomada de decisões por parte dos profissionais de saúde. (Fonte: Nature Medicine, 2022)

2. Comunicação Facilitada entre Equipes

  • Aplicativos de Comunicação Interna: Tablets possibilitam o uso de aplicativos de comunicação interna, promovendo uma troca de informações ágil e eficiente entre as equipes médicas.
  • Notificações Instantâneas: Alertas e notificações instantâneas contribuem para uma resposta rápida em situações de emergência.

3. Melhoria na Experiência e Recuperação do Paciente:

  • Acesso à Informação: Profissionais de saúde podem acessar informações relevantes durante as interações com os pacientes, promovendo uma comunicação mais esclarecedora, transparente e atualizada.
  • Entretenimento e Conforto aos Pacientes: Tablets oferecem entretenimento aos pacientes durante internações, proporcionando uma experiência mais humanizada e menos desconfortável, principalmente em caso de isolamento, onde o paciente não pode receber visitas.

Um estudo realizado no Hospital Universitário de São Paulo com 150 pacientes em reabilitação pós-COVID-19 mostrou que o uso de tablets para exercícios de fisioterapia e jogos educativos acelerou o processo de recuperação em 20%. (Fonte: Revista Brasileira de Fisioterapia, 2023)

Outro estudo, publicado na revista PLOS One, analisou o impacto de tablets em 500 pacientes com COVID-19 em isolamento e seus familiares. O estudo concluiu que o uso de tablets para comunicação aumentou a sensação de apoio social e diminuiu o estresse em ambas as partes. (Fonte: PLOS One, 2022)

4. Agilidade em Emergências e Diagnósticos:

  • Acesso Rápido a Históricos Médicos: Em situações críticas, os tablets permitem acesso instantâneo aos históricos dos pacientes, agilizando processos de diagnóstico e intervenções médicas.
  • Aplicativos Diagnósticos: Softwares específicos auxiliam em diagnósticos rápidos, aumentando a eficácia dos profissionais de saúde.

5. Otimização da Gestão de Recursos:

  • Monitoramento de Estoque: Tablets são utilizados para monitorar em tempo real o estoque de medicamentos e equipamentos, evitando falhas na distribuição.
  • Solicitação de Recursos: Facilidade na solicitação de recursos, como pedidos de medicamentos ou reposição de equipamentos, otimizando a gestão de recursos hospitalares.

A introdução dos tablets na rotina hospitalar não apenas modernizou processos, mas também proporcionou uma abordagem mais centrada no paciente, promovendo uma melhoria substancial na qualidade dos cuidados de saúde oferecidos.

6. Telemedicina e Diagnósticos Remotos:

  • Conectividade em Qualquer Lugar: Tablets possibilitam a implementação eficaz da telemedicina, permitindo que especialistas realizem diagnósticos à distância. Essa flexibilidade é especialmente valiosa em áreas remotas e situações de emergência.

7. Monitoramento Remoto de Pacientes:

  • Vigilância Constante: Tablets viabilizam o monitoramento remoto de pacientes, permitindo que a equipe de saúde acompanhe continuamente os sinais vitais e responda rapidamente a qualquer alteração.

Ao compreender como a locação de tablets se integra de forma estratégica nos processos de saúde, fica evidente que essa prática vai além da simples incorporação tecnológica, tornando-se uma aliada fundamental na busca pela excelência no atendimento e, em última instância, na preservação de vidas.

8. Acolhimento de Pacientes Pediátricos:

  • Humanização Adaptada aos Pequenos: Em setores pediátricos, tablets podem ser uma ferramenta valiosa para entretenimento, oferecendo jogos educativos e permitindo que as crianças expressem suas emoções de forma lúdica.

9. Feedback Instantâneo e Avaliação da Experiência:

  • Ouça e Aprimore: Utilizando tablets, as instituições podem coletar feedback instantâneo dos pacientes sobre sua experiência. Esse mecanismo de avaliação contínua é vital para identificar áreas de melhoria e promover a humanização constante.

Ao abraçar a locação de tablets, as instituições de saúde não apenas incorporam uma tecnologia eficaz, mas também elevam o padrão de humanização no atendimento médico, reafirmando a importância do toque humano na jornada do paciente.

 

O que priorizar na hora de escolher os tablets?

A seleção adequada e o aluguel de tablets são passos estratégicos para instituições de saúde, pois influenciam diretamente na eficácia das operações e na experiência do paciente. Vamos explorar como escolher e alugar os tables ideais para a uma Instituição de Saúde.

1. Desempenho Técnico e Confiabilidade:

  • Potência e Estabilidade: Ao escolher tablets, priorizar desempenho técnico é essencial. Isso inclui processadores eficientes, capacidade de armazenamento adequada e uma interface estável. Em ambientes médicos, a confiabilidade do dispositivo é essencial para garantir operações sem interrupções.

2. Segurança da Informação e Conformidade:

  • Proteção de Dados Sensíveis: Instituições de saúde lidam com informações sensíveis dos pacientes e da própria instituição. Portanto, a escolha de tablets deve considerar medidas de segurança robustas, como criptografia de dados e conformidade com regulamentações de privacidade, como a HIPAA.

3. Ergonomia e Facilidade de Uso:

  • Adaptação ao Ambiente Clínico: Tablets devem ser ergonomicamente projetados para uso no ambiente clínico. Isso inclui resistência a germes, fácil higienização e interfaces intuitivas. A facilidade de uso é fundamental para garantir que profissionais de saúde possam integrar a tecnologia de forma eficiente e rápida em sua rotina.

4. Conectividade e Integração com Sistemas:

  • Fluxo de Informação Ininterrupto: A capacidade dos tablets se integrarem perfeitamente aos sistemas existentes, como registros eletrônicos de saúde (EHRs), é vital. Além disso, garantir uma conectividade estável é essencial para evitar lacunas na transmissão de informações críticas.

5. Durabilidade e Manutenção Simples:

  • Resistência e Longevidade: Tablets usados em ambientes hospitalares estão sujeitos a condições desafiadoras. Optar por dispositivos duráveis e de fácil manutenção contribui para a longevidade dos investimentos, reduzindo custos operacionais.

6. Bateria de Longa Duração:

  • Mobilidade Contínua: Tablets com baterias de longa duração são cruciais, especialmente em ambientes onde a mobilidade é essencial. Isso garante que os profissionais de saúde possam contar com os dispositivos durante todo o turno sem interrupções.

7. Suporte Técnico e Atualizações:

  • Garantia de Assistência: Escolher fornecedores que ofereçam suporte técnico eficiente e atualizações regulares é fundamental. Isso não apenas resolve problemas rapidamente, mas também mantém os tablets alinhados com os avanços tecnológicos.

8. Customização de Aplicativos e Acessórios:

  • Adaptação às Necessidades: Tablets devem permitir a customização de aplicativos específicos para as necessidades da instituição. Além disso, a disponibilidade de acessórios complementares, como scanners e teclados, pode melhorar a versatilidade.

Ao seguir essas prioridades cruciais, as instituições de saúde podem garantir que a escolha e o aluguel de tablets sejam estratégicos, promovendo um ambiente mais eficiente e centrado no paciente. 

A Tec Mobile, com sua expertise em soluções de tecnologia, pode ser a parceira ideal nesse processo, oferecendo opções personalizadas de aluguel de tablets para atender às necessidades específicas de cada instituição.

A Tec Mobile como Parceira Tecnológica

A Tec Mobile, com sua expertise na área, compreende as necessidades específicas da saúde digital. Oferecendo tablets de última geração, a empresa se destaca como uma parceira confiável para instituições que buscam soluções sob medida, garantindo eficiência operacional e, acima de tudo, a qualidade do atendimento ao paciente.

Conheça mais sobre as soluções da Tec Mobile e nossos catálogo de tablets.

O Futuro da Saúde Digital

O Aluguel de Tablets para Instituições de Saúde não é apenas uma modernização, mas sim uma evolução na prestação de cuidados médicos. A integração desses dispositivos não apenas salva vidas, mas também humaniza a experiência do paciente, marcando um passo significativo rumo ao futuro da saúde digital.

Ao adotar tablets, especialmente por meio de serviços de aluguel como os oferecidos pela Tec Mobile, as instituições de saúde podem garantir uma abordagem holística, eficiente e centrada no paciente, preparando-se para os desafios e avanços que o futuro reserva.

Deixe um comentário