Quais são os custos de TI que sua empresa não pode ignorar?
Quais-são-os-custos-de-TI-que-sua-empresa-não-pode-ignorar
Por Tec Mobile Tempo de Leitura: 11 minutos

 

Nas últimas décadas, a tecnologia revolucionou completamente o mundo. Seja a nível pessoal, através da utilização diária de smartphones, ou a nível profissional, para gerir um negócio.

É por isso que, mais do que nunca, os custos de TI precisam ser analisados constantemente, observando quais investimentos precisam ser feitos.

Afinal, com os avanços tecnológicos em rápida mudança e o ambiente em que vivemos, as empresas precisam acompanhar e investir em sistemas de TI para se manterem competitivas e relevantes em seu mercado. Também não é segredo que a tecnologia impulsiona o sucesso dos negócios modernos.

Com as atuais circunstâncias do pós-Covid-19, esta realidade está se tornando cada vez mais evidente. A tecnologia atua como um acelerador da mudança e destaca os benefícios da digitalização da economia e dos negócios.

Para trazer mais luz a este tema, e explicar quais são os custos de TI que sua empresa não pode ignorar, compartilhamos o artigo abaixo. Siga a leitura e tire todas as suas dúvidas agora mesmo!

O que é a TI (Tecnologia da Informação)?

A tecnologia da informação (TI) refere-se às redes, equipamentos, software, armazenamento de dados e sistemas de gerenciamento de uma empresa.

  • O equipamento inclui computadores, tablets, smartphones, impressoras, scanners e outros periféricos de usuário ou rede (por exemplo, modems e roteadores).
  • O Software inclui todos os aplicativos usados ​​por uma empresa, como programas de contabilidade ou processamento de texto. O software pode ser instalado em um dispositivo específico, ou acessado pela Internet ou pela nuvem (rede de servidores externos).
  • Os sistemas de armazenamento e gerenciamento de dados incluem bancos de dados, planilhas, servidores, unidades de backup e serviços baseados em nuvem, como o Dropbox.

Os sistemas de TI de uma empresa permitem gerir, armazenar, utilizar e proteger os dados (fichas de clientes, faturas e correspondência).

Também possibilitam a comunicação e a realização de negócios com clientes, potenciais clientes, parceiros e fornecedores por meio da Internet, portais seguros e plataformas de comércio eletrônico.

Uma empresa deve proteger seus dados e impedir a invasão de informações de clientes, pois isso é fundamental para suas operações e reputação. Além disso, uma empresa que possui sistemas de backup e recuperação retomará rapidamente as operações em caso de falha de equipamento ou software.

O papel e a importância da tecnologia nos negócios

A tecnologia desempenha um papel vital para as empresas que buscam crescer e se expandir. Os serviços de TI das empresas são essenciais para o seu desempenho e para a manutenção de uma vantagem competitiva. 

À medida que as empresas integram cada vez mais formas de tecnologia, elas desempenham papéis cada vez mais importantes:

Melhorar a comunicação

A TI permite que você simplifique e se comunique de forma mais eficaz com sua equipe e clientes. Ele pode intervir de várias maneiras interna e externamente. Ele desempenha um papel importante na simplificação das transferências de dados entre diferentes departamentos. Também torna a comunicação com os clientes mais suave e eficiente.

Impulsionar o marketing e o crescimento dos negócios

Com o surgimento de novas tecnologias, esta é uma oportunidade para as empresas anunciarem e descobrirem novos mercados. A tecnologia permite que eles impulsionem anúncios digitais, penetrem em novos canais de marketing, se envolvam com os clientes. Em última análise, gera mais tráfego e aumenta a receita dos negócios.

Facilitar a tomada de decisão

A tomada de decisão é um processo crítico e, para torná-la mais fácil e eficiente, o uso da tecnologia é essencial. Você não precisa mais se preocupar em rastrear suas pesquisas de clientes ou pesquisas de mercado em planilhas. Com o software de TI certo, você obtém relatórios precisos junto com métricas relevantes que o ajudarão a tomar melhores decisões de negócios.

Melhorar o relacionamento com os clientes

Os sistemas de gerenciamento de relacionamento com o cliente dependem da tecnologia e de novos avanços tecnológicos. Eles são a chave para manter um relacionamento forte e garantir que não se voltem para seus concorrentes.  

Manter a relevância do setor

Não importa em que setor sua empresa atue, o papel da tecnologia sempre será injetar eficiência em seus processos de trabalho e ajudá-lo a manter uma vantagem competitiva.

Os benefícios de investir em TI para as empresas

Quer seja uma pequena empresa ou mesmo uma gigante, a tecnologia tem enormes benefícios que o ajudarão a expandir o seu negócio e a acrescentar valor aos seus clientes. 

Veja os principais benefícios de investir em TI para o seu negócio:

Automação, produtividade e eficiência

Hoje, as pequenas empresas podem competir com as grandes sendo mais ágeis e receptivas às mudanças. O uso da tecnologia para automatizar determinados processos de trabalho pode melhorar a eficiência do seu negócio e a produtividade dos funcionários, ao mesmo tempo em que reduz o erro humano.

Por meio de aplicativos de software usados ​​em diferentes setores, a tecnologia ajuda as empresas a entender suas necessidades de fluxo de caixa, rastrear automaticamente as vendas, otimizar recursos valiosos como tempo e muito mais. Os líderes podem economizar tempo e dinheiro enquanto se concentram na criação de valor e na evolução de suas estratégias de negócios.

Segurança

A maioria das empresas está sujeita a ameaças de segurança e cibercrimes. É por isso que um dos maiores benefícios dos custos de TI é que ela pode ser usada para proteger e fortalecer as medidas de segurança de dados críticos, como dados financeiros, decisões executivas confidenciais e outras informações confidenciais.

É ainda mais crítico agora que as empresas dependem do armazenamento online para gerenciar e armazenar suas informações. A tecnologia permite que as empresas implementem medidas robustas de segurança cibernética para proteger seus ativos e dados.

Economia

Outro benefício importante da tecnologia é a economia de custos que ela proporciona. O aumento da produtividade e da eficiência permite que a empresa faça mais com menos. Por exemplo, automatizar as comunicações pode reduzir os custos de viagem, armazenamento de dados e manutenção do servidor.

Aumento da capacidade de pesquisa

Por meio da tecnologia, uma empresa ganha a capacidade de buscar novas oportunidades e se manter à frente de seus concorrentes. As empresas que desejam crescer devem aproveitar as novas oportunidades e se estabelecer em novos mercados.

Nesse sentido, outra vantagem da tecnologia gira em torno do uso de ferramentas analíticas e métricas para fornecer aos gestores dados relevantes e precisos que os ajudarão a tomar as melhores decisões e garantir o sucesso de seus negócios.  

Armazenamento confiável

Certas tecnologias permitem que a empresa armazene de maneira fácil e confiável seus documentos mais importantes e valiosos, sem a necessidade de grandes servidores ou discos físicos. 

Cultura corporativa

A tecnologia ajuda a criar dinâmica de equipe dentro da sua empresa, pois os colaboradores têm a oportunidade de interagir e discutir ideias com tranquilidade. Com uma comunicação eficaz, é menos provável que ocorram tensões e mal-entendidos. A colaboração melhora o ambiente de trabalho e cria valor para o seu negócio.

Obtenha uma vantagem competitiva

O melhor de investir em tecnologia é o poder que ela pode dar ao seu negócio para desenvolver sua vantagem competitiva. Você pode ter as melhores ideias e a equipe mais profissional, mas se outras empresas apresentarem essas ideias melhor, construí-las mais rapidamente ou simplesmente melhorá-las mais rapidamente, isso lhe custará caro.

Por isso, quanto mais cedo você estiver atento aos custos de TI e investir em serviços e sistemas, melhor será para o seu negócio e menor será a probabilidade de você ser ultrapassado por seus concorrentes. Você quer se destacar enquanto oferece os melhores produtos e serviços aos seus clientes.

Acesso Remoto

Investir em tecnologia dá à sua equipe a possibilidade de trabalhar remotamente e entregar resultados de onde você estiver. Na verdade, os funcionários que passam de 60 a 80% do tempo trabalhando remotamente estão mais engajados no local de trabalho. Ter funcionários mais produtivos deveria ser motivo suficiente para investir em tecnologia, não acha?

Melhor interação com seus clientes

Os clientes estão ficando mais inteligentes e adoram tecnologia. Para que você os satisfaça, é preciso acompanhar as tendências tecnológicas. 

Você pode implementar um chatbot em seu site para interagir com seus clientes e contar com inteligência artificial para melhorar a experiência dos compradores, ou se perceber que seus clientes estão mais ativos em uma plataforma social como Instagram ou Twitter, pode direcionar seus esforços tecnológicos nesta direção. 

Você deve estar sempre atento à próxima grande inovação na comunicação com o cliente, porque ela não apenas vai reter seus clientes, mas também vai atrair novos.  

Velocidade e eficiência

Investir em tecnologia vai economizar muito tempo. Ao automatizar seu fluxo de trabalho e processos, você reduz o trabalho manual intensivo e uma tarefa que normalmente leva alguns dias para sua equipe pode levar apenas alguns minutos ou algumas horas com as ferramentas de TI certas. 

Flexibilidade de Negócios

Ter a capacidade e agilidade para responder às necessidades em constante mudança do seu negócio e um ambiente em constante mudança é a chave para o sucesso. Uma empresa é feita para evoluir ao longo do tempo, enfrentar desafios e presenciar muitas mudanças em geral. 

Graças às novas tecnologias, você tem as ferramentas e a flexibilidade para lidar com qualquer situação que possa surgir. Você pode progredir para novos mercados e oportunidades, pode atingir novos clientes, criar novos produtos ou serviços, e muito mais.

Leia também::: Use a gestão da inovação para transformar sua empresa

Quais custos de TI sua empresa deve estar atenta no futuro?

Os gastos globais com TI corporativa cresceram 9,5% da despesa geral em 2022, de acordo com a pesquisa anual do Gartner. No entanto, muitos ainda veem essas taxas como cobranças altas. 

Se você ainda tem dúvidas em quais custos de TI sua empresa deve estar atenta, detalhamos os principais motivos pelos quais seu negócio deve investir em tecnologia para os próximos anos:

Web 3.0

A Web 3.0 é a terceira geração de serviços de Internet para páginas e aplicativos da Web. Ele se concentrará no uso de insights de dados baseados em máquina para fornecer uma Web Semântica habilitada para dados. 

O objetivo final da Web 3.0 é criar sites mais inteligentes, conectados e abertos usando tecnologias como Blockchain, AI ou Metaversos com o objetivo de melhorar a experiência e ampliá-la.

A implementação de tecnologias como realidade virtual, realidade aumentada, NFTs, DeFi, blockchain e muito mais, nos fará mudar a forma como navegamos na Internet, por isso, pouco a pouco, os sites serão transformados e será um grande oportunidade para novos empreendedores que encontram como melhorar o que já existe. 

Blockchain e Descentralização

É a base da web 3.0. Permite a desintermediação e facilita a interoperabilidade de forma transparente. Além disso, também permite a criação de aplicativos descentralizados Dapps, DAOS e finanças descentralizadas DeFi e metaversos descentralizados como Decentraland.

Metaversos

Esta é uma das tendências tecnológicas e de negócios mais populares deste ano. O metaverso não é novidade. No entanto, a fusão dessa tecnologia com a web 3.0 mudará a forma como fazemos as coisas e operamos economicamente. Além disso, vai impulsionar a economia criativa por meio dos NFTs.

Sem dúvida, temos certeza de que a Meta acertou em cheio e terá uma certa vantagem neste novo mercado onde aos poucos estaremos replicando tudo o que existe no mundo convencional e é aí que entram os NFTs. 

Inteligência Artificial cada vez mais confiável

A inteligência artificial é um conjunto de inúmeras tecnologias capazes de oferecer soluções para problemas cada vez mais complexos. Algumas das tecnologias com grande influência no desenvolvimento da inteligência formativa incluem o design auxiliado por IA, o desenvolvimento aumentado por IA, ontologias e gráficos, “pequenos dados”, IA composta, IA generativa, entre outras.

Realidade Virtual, Aumentada e Mista

Outras tendências de inovação para ficar atento em relação aos custos de TI são realidade virtual, realidade aumentada e realidade mista. A realidade virtual emerge do indivíduo em um ambiente, enquanto a realidade aumentada amplia o ambiente dos usuários e a realidade mista combina ambas.

Espera-se que as empresas usem mais essa tendência em suas estratégias de marketing para fazer conexões mais fortes e duradouras. À medida que o mundo se ajusta às restrições do novo normal, a realidade virtual pode desempenhar um papel importante em nossas interações diárias.

Há estudos que dizem que metade dos consumidores está disposta a pagar mais por um produto se ele oferecer a experiência de realidade aumentada ou realidade mista.

Internet das Coisas (IoT) e 5G

Outra das tendências de negócios para ficar atento em relação aos custos de TI para os próximos anos é a Internet das Coisas e o 5G. Embora nos últimos anos já tenhamos testemunhado como, por meio de aplicativos interconectados, são criadas redes de informação e conhecimento mais eficientes e inteligentes. Essa tecnologia começará a atingir todo o seu potencial na adoção do 5G.

Com a tão esperada chegada do 5G, um mundo de oportunidades se abre para um mundo hiperconectado. O volume de dados gerados tende a aumentar de forma considerável, trazendo às organizações o desafio de utilizá-los para aperfeiçoar suas soluções e inovar constantemente.

Cibersegurança

A cibersegurança continua sendo uma tendência tecnológica. À medida que as empresas avançam na digitalização e abordam a transformação digital, seus sistemas são mais valiosos e, portanto, devem ser protegidos contra a exposição a ataques cibernéticos.

Se olharmos para o mapa dos ataques cibernéticos no mundo, agora mais crimes estão sendo perpetrados no mundo digital do que no físico e cada vez temos mais ativos digitais: bancos de dados, software, tokens ou dinheiro em banco eletrônico.

Também não podemos esquecer que as identidades e dispositivos dos teletrabalhadores devem ser reforçados com cibersegurança.

Por esta razão, a cibersegurança continuará a ser “tendência” durante este ano e continua a ser uma grande oportunidade de trabalho e empreendedorismo e a formação em cibersegurança é uma das melhores opções para si este ano.

Leia também::: Como escolher o melhor fornecedor de TI para a sua empresa?

O que considerar na hora de determinar os custos de TI?

Ao iniciar o planejamento para custos de TI, toda empresa deve estar atenta aos seguintes pontos:

1. Estabeleça um orçamento de TI para evitar custos inesperados

Substituir ou reparar equipamentos de informática pode rapidamente resultar em muito dinheiro. A única maneira de planejar essas despesas? Faça a locação dos equipamentos de acordo com as necessidades da empresa.

Assim, além de reduzir custos, contará com equipamentos modernos e prontos para entregar o melhor resultado para sua empresa. 

Sensibilizar o Departamento de TI da sua empresa para o estabelecimento de um plano orçamental permite-lhe estar mais tranquilo perante despesas inesperadas.

2 – Orçamento para priorizar despesas

Uma empresa em transformação digital tenderá a querer equipar-se rapidamente com o maior número possível de ferramentas digitais. Mas esta escolha essencial deve ser conciliada com orientações estratégicas para não estourar os orçamentos. 

Porque embora muitas ferramentas informáticas possam ser úteis, nem todas correspondem às prioridades da sua empresa. Estabelecer um orçamento de TI ajudará você a priorizar seus investimentos, de acordo com sua contribuição para a estratégia de negócios da empresa e seus objetivos.

Além disso, alguns custos de TI são essenciais para o seu sistema de computador. Este é particularmente o caso da segurança dos sistemas de informação. Esta questão da segurança informática tornou-se uma prioridade para evitar falhas, vulnerabilidades ou incidentes e, consequentemente, despesas imprevistas. 

O departamento de TI deve, portanto, integrar a segurança cibernética no orçamento de TI depois de estimar seu custo estimado.

Por fim, com a democratização do teletrabalho, 69% das empresas aceleraram a migração para a nuvem em 2021. O backup online, que se tornou um novo eixo estratégico, leva inevitavelmente a uma reavaliação dos orçamentos anuais por conta dos custos envolvidos para a contratação de espaço na nuvem.

3. Otimizar o existente graças a um orçamento de TI

Conforme mencionado anteriormente, pequenas e grandes empresas costumam acumular ferramentas e assinaturas de soluções SaaS. Eles acabam com aplicativos da Web e software duplicados ou não utilizados, duplicando desnecessariamente os custos.

A elaboração de um orçamento informático permite fazer um balanço da situação existente, nomeadamente:

  • Que compras foram feitas nos últimos anos?
  • Existem assinaturas ou licenças não utilizadas que podem ser rescindidas?
  • Se algum software ou aplicativo for duplicado, qual você deve manter?

O software incluído no orçamento final será, assim, totalmente explorado e rentabilizado. As economias feitas podem então ser injetadas em novos recursos de TI relevantes. 

Estabelecer um orçamento de custos de TI permite, portanto, uma redução simples de custos e uma melhor gestão das finanças.

4. Visualize a distribuição das despesas e economize

De acordo com um estudo da Foundry, as empresas alocaram 32% de seu orçamento total de TI para a nuvem nos últimos 12 meses. E você, sabe o detalhamento dos custos com TI da sua empresa?

Estabelecer um orçamento de TI te dá uma visão geral dos gastos digitais da sua empresa: cloud computing, sistemas e redes informáticas, servidores, estações de trabalho, antivírus, hospedagem do seu site, cibersegurança, software, redes e telecomunicações, etc.

Com essa análise de orçamento, você poderá identificar as áreas em que é possível economizar. Tudo o que você precisa fazer é equilibrar seu orçamento de acordo com o planejado.

5. Estabeleça um orçamento de TI para compras fundamentadas

A realização de um acompanhamento tecnológico das soluções existentes no mercado revela-se sempre mais eficaz numa estratégia de compras fundamentadas. 

Com efeito, avaliar a pertinência das ferramentas ou software a montante permite escolher as soluções com a melhor relação qualidade/preço. 

Chega de compras por impulso, mas também de compra de soluções de TI que estão entre as menos caras, mas que acabam custando mais caro no longo prazo!

Por exemplo, muitas pequenas empresas recusam um contrato de manutenção de computadores para reduzir custos. Mas quando uma peça precisa ser substituída, a conta geralmente é alta.

Novamente, a melhor solução é a locação de equipamentos, evitando assim custos extras não-previstos com manutenção, já que toda assistência técnica já faz parte do pacote contratado para o aluguel dos equipamentos.

Leia também::: Como funciona o imposto sobre locação de equipamentos de informática?

Como a Tec Mobile pode te ajudar?

Como viu, há muitos custos de TI que não podem ser ignorados por empresas que desejam se manter competitivas no mercado. Afinal, investir em tecnologia é manter-se na vanguarda de alguns mercados e atrair mais clientes.

Mas isso não quer dizer que você precise comprar novos computadores todos os anos para ter sempre a máquina mais moderna. Isso comprometeria o orçamento da sua empresa e poderia colocar em risco seu negócio.

Por isso, a solução é a locação de equipamentos, uma solução oferecida pela Tec Mobile e que já atende dezenas de empresas de destaque no Brasil. Por meio da locação, é possível reduzir custos, ter sempre equipamentos modernos e contar com uma assistência técnica completa.

Esperamos que tenha compreendido quais são os custos de TI que sua empresa não pode ignorar e, para contar com a solução de locação de computadores da Tec Mobile, clique aqui e faça um orçamento!

Deixe um comentário