Como saber se é hora de trocar o computador da empresa? | Tec Mobile
Troca de computador
Por Tec Mobile Tempo de Leitura: 6 minutos

 

A hora de trocar o computador da empresa gera dúvidas em gestores e setores de compras. Afinal, até que ponto vale a pena realizar atualizações, trocas de peças e usar as horas do pessoal de tecnologia da empresa para essa manutenção?

Sabemos que um computador, seja notebook ou desktop, é um ativo de tecnologia essencial para manter a produtividade em dia, assim como a qualidade das entregas.

Um computador desatualizado tende a apresentar problemas, atrapalhando o fluxo de trabalho e também gerando estresse aos colaboradores. Simultaneamente, é preciso que a máquina entregue total desempenho pelo máximo de tempo possível.

Por isso, se o seu time está solicitando máquinas novas após um curto período em que foram trocadas, é provável que o setor de compras peça uma justificativa bem plausível.

Hoje, vamos te ajudar a entender se é hora de trocar o computador da empresa com base em critérios técnicos que interessam diretamente ao bom andamento dos trabalhos.

Por que manter atualizado o computador de trabalho?

Um computador com tecnologia ultrapassada oferece verdadeiros riscos ao seu setor e também à sua empresa. É claro que a longevidade do seu equipamento está bastante relacionada aos cuidados no dia a dia.

Mas, por desconhecimento ou mero senso de economia, a empresa pode fornecer um equipamento que não atende plenamente às necessidades específicas do trabalho desenvolvido.

Esse também é um caso em que é preciso atualizar o computador. Mesmo que não esteja em más condições, o uso de uma versão simples para rodar softwares pesados e suportar um uso mais intenso pode danificar a máquina.

Assim, pode ser mais inteligente realocar esse equipamento para um colaborador cujos recursos contemplem o seu uso cotidiano, geralmente mais básicos, a fim de otimizar a estrutura da empresa. No caso do equipamento verdadeiramente ultrapassado, é ainda mais importante manter o computador atualizado pelos motivos que veremos a seguir.

Segurança

Quanto mais antigo é um computador, mais vulnerável a ataques ele se torna. Isso porque versões passadas contam com menores barreiras de proteção e, ao mesmo tempo, hackers e crackers já descobriram meios de burlar essas camadas de segurança.

Sem um computador atualizado, sua empresa corre o risco de ter informações invadidas, tanto sobre seus projetos e processos internos, quanto relacionados aos dados de seus clientes, fornecedores e colaboradores.

Em tempos em que a Lei Geral de Proteção dos Dados – LGPD já está em vigor e prevê punições severas a vazamentos e desconformidades, ignorar questões de segurança pode custar caro à empresa tanto em termos de multas quanto o valor intangível, que é a imagem da empresa.

Computadores novos, atualizados e com barreiras de proteção em dia dificultam ataques e evitam o nome da sua empresa nas páginas mais polêmicas dos noticiários.

Desempenho

Em pleno 2022, metodologias ágeis são desenvolvidas, implementadas e atualizadas constantemente para elevar o nível de entrega e qualidade de organizações. Os computadores da empresa precisam acompanhar esse ritmo para possibilitar os melhores resultados e metas alcançadas.

Com o passar dos meses, computadores que eram considerados top de linha ficam ultrapassados. Seja pela obsolescência de sistemas ou uso intenso.

Logo, o processamento de informações é prejudicado. O ideal é que o computador acompanhe e facilite a execução de tarefas, levando a produtividade dos seus colaboradores a um novo patamar.

Organização

Computadores antigos com capacidade de processamento comprometida dificultam bastante a organização interna e comunicação entre times da empresa.

Nenhuma empresa desorganizada consegue ser reconhecida como referência no mercado.

Imagine como pode ser a gestão de ativos, que se trata de um processo fundamental à empresa, em um computador desatualizado.

Controlar processos, documentos, ativos físicos e digitais, em computadores ultrapassados, torna-se uma missão morosa aos colaboradores. Essa é uma tarefa que precisa ser desempenhada em computadores modernos.

Assim, além de impulsionar a produtividade, todas as informações necessárias para a tomada de decisões ficam ao alcance de um clique.

Inovação

A capacidade de inovar tem o poder de diferenciar uma empresa das demais.

Entendemos por inovação a possibilidade de resolver problemas antigos com soluções mais novas, mais rápidas e mais baratas.

Nos tempos de transformação digital, em que beiramos a quinta revolução industrial que deve ser impulsionada pela chegada do 5G, aumenta ainda mais a importância da empresa inovar todos os dias.

Os times precisam se beneficiar do compartilhamento e acesso às informações de modo ágil e integrar seus pontos de vista em prol de melhores decisões para as empresas, a fim de garantir melhores resultados.

Sinais de que é preciso trocar o computador da empresa

Agora que você já sabe como é importante manter o computador da empresa atualizado, vamos falar sobre os sinais de que ele está com o prazo de validade próximo ou estourado.

É importante prestar atenção em todos esses sinais e avaliar quais deles estão relacionados ou somados.

Isso porque alguns casos pontuais podem ser resolvidos com uma simples e barata manutenção. Mas se o equipamento apresenta pelo menos três desses sinais e já está com mais de dois anos de uso diário, esses fatores ganham uma relevância ainda maior para considerar a troca por um computador mais moderno.

Lentidão e travamentos de programas

Atualmente, precisamos de computadores que liguem e respondam de imediato aos comandos dados. Os sinais de lentidão e travamento são conhecidos e incomodam o colaborador que executa tarefas, mas vale a pena listar:

  • Demora para ligar o equipamento
  • Demora para abrir programas
  • Programas que apresentam erros ou fecham sem um comando
  • Quando o trabalho realizado não é salvo, gerando perda de tempo e esforço do colaborador

Essas são situações inadmissíveis quando as equipes lidam com metodologias ágeis, e podem atrapalhar os resultados dos times.

Falta de atualizações do sistema

A lentidão e os travamentos tendem a ser consequência da falta de atualizações. Quando o sistema operacional não oferece novas atualizações, a tendência é que novas versões mais potentes e seguras de softwares não sejam mais possíveis de serem atualizadas.

Logo, além da falta de agilidade da máquina, seu sistema ainda fica vulnerável a ataques. Um sinal de que o seu computador está clamando por aposentadoria.

Leia também: Quais as vantagens do aluguel de notebook?

Quando atualizar componentes não resolve mais o problema

Assim como os computadores saem de linha, suas respectivas peças também ficam difíceis de serem encontradas. Se estiver difícil substituir componentes do computador da empresa, esse é um sinal de que precisa ser substituído.

Outro caso clássico é quando, mesmo com a substituição e atualização de peças, o computador não entrega mais desempenho. É claro que não podemos comparar peças repostas com as peças originais e dificilmente a máquina ficará como antes.

Mas se, ao menos não voltar a performar de modo satisfatório para as necessidades do cotidiano, pode ser melhor trocar.

Os colaboradores reclamam do desempenho

Quando o computador começa a afetar as rotinas produtivas, pode ter efeitos ainda piores do que apenas interferir nas tarefas específicas que deve desempenhar.

Ocorre que computadores lentos afetam a satisfação dos colaboradores, que contam também com prejuízos no desempenho pessoal e profissional.

Enquanto se desgastam ao lidar com a máquina ultrapassada, levam esse estresse para o desempenho de outras funções. Afinal, todos querem manter seus cronogramas de trabalho em dia.

Quais os riscos de não trocar o computador da empresa?

Existem empresas que simplesmente ignoram esses sinais tão importantes de que é hora de fazer a reposição das máquinas.
O que poucos setores de gestão entendem é que essa economia não vale a pena no curto, médio e longo prazo devido a uma série de riscos que a empresa é submetida ao manter computadores antigos funcionando.

Pode até parecer que usar computadores pelo máximo de tempo possível é otimizar os recursos. Mas, utilizar um equipamento ultrapassado expõe sua equipe e sua empresa a riscos como:

  • Perda de informações importantes
  • Vulnerabilidade a ataques hackers
  • Perda de produtividade
  • Perda de talentos
  • Qualidade das entregas defasadas
  • Vulnerabilidade de sistemas antigos
  • Altos custos com as horas da equipe de tecnologia

Como garantir computadores atualizados?

Uma vez que sua empresa detectou os sinais de que é hora de trocar de computador, é essencial pesquisar quais computadores melhor atendem às necessidades de cada colaborador.

As atividades do time de tecnologia requerem computadores com configurações bem diferentes do time administrativo, por exemplo.

Alguns pontos essenciais para a hora de escolher o novo computador são:

  • Consulta