Medidas de segurança em eventos: como organizar a retomada? | Tec Mobile
três jovens, sendo uma mulher e dois homens, usando mascarás de proteção contra o coronavírus, fazendo sinal de paz e amor com as mãos e olhando para a câmera da mulher para tirar uma foto estilo selfie
Por Tec Mobile Tempo de Leitura: 5 minutos

 

A chegada do Coronavírus provocou mudanças em todos os setores. Estabelecimentos foram obrigados a interromper as atividades ou então trabalhar de maneira remota, evitando a concentração de pessoas. O setor de eventos foi um dos mais afetados pela necessidade de distanciamento social, e agora ensaia algumas medidas para um retorno seguro.

Embora a quarentena já esteja flexibilizada, locais que reúnem pessoas ainda não foram liberados. Congressos, shows e outras celebrações que envolvam concentração devem ser evitadas. A pergunta que fica é: quando tudo voltará ao normal e quais as medidas de segurança em eventos daqui para frente?

Se você trabalha no setor e está preocupado com esse retorno, leia este post até o final e confira as nossas dicas!

O isolamento continua?

Aos poucos, as pessoas vão deixando o isolamento e voltando às atividades normais, dentro do possível.

Segundo dados do IBGE, o número de indivíduos rigorosamente isolados caiu em 2,8 milhões da segunda para a terceira semana de agosto de 2020. No mesmo período, foi registrado um aumento de 1,9 milhão de pessoas que reduziram o contato, mas continuaram saindo ou recebendo visitas, o que mostra uma flexibilização da quarentena.

Porém, a situação ainda é preocupante e exige cuidados. Ainda não temos uma vacina para a doença, nem mesmo tratamentos comprovadamente eficazes de cura. A prevenção ainda é a melhor medida para preservar a saúde, evitando ao máximo a contaminação.

Qual o impacto do Coronavírus?

Os negócios de cultura e entretenimento, que lidam diretamente com a concentração de pessoas, foram os que mais sofreram os impactos negativos do isolamento social. No Brasil, uma estimativa feita em abril aponta para um prejuízo em torno de R$100 bilhões, de acordo com dados publicados pelo jornal Nexo.

Justamente por depender da concentração de pessoas, esses foram dos setores econômicos mais afetados pela pandemia. Trabalhadores sentiram na pele a crise provocada pelo encerramento das atividades, e esperam ansiosos pela normalização.

Aos poucos, são criadas soluções para aquecer o setor, respeitando as normas recomendadas pelos governos estadual e municipal, além das instituições de saúde.

Primeira arena de shows com isolamento

A Inglaterra saiu na frente e abriu a primeira arena para shows com foco no distanciamento social. A Virgin Money Unity Arena contará com diversas plataformas de observação, que concentrarão pequenos grupos, nas quais o público poderá assistir às apresentações mantendo uma distância segura. Cada uma dessas plataformas estará a, pelo menos, 2 metros uma da outra.

E não é só esse cuidado. O local terá uma série de medidas preventivas, como o deslocamento de público por carro, banheiros funcionando em sistema de mão única, desinfetante para higienização das mãos do lado de fora e equipes que servirão comida e bebida usando máscaras.

Retomada de eventos no Brasil

No Brasil, já pudemos assistir a alguns shows e filmes no sistema drive-in, uma alternativa para promover o entretenimento diminuindo os riscos de contaminação. Porém, a primeira concentração oficial já tem data marcada: 13 de outubro.

Nesta data, acontece a Expo Retomada, um evento modelo com a aplicação de todos os protocolos de segurança ― corredores mais largos, distanciamento mínimo entre os participantes da plateia e credenciamento online. O acesso ocorrerá por QR Code, liberado por inscrição online prévia, com catracas eletrônicas que farão a leitura do código pelo celular sem qualquer contato humano.

Essa reunião tem como principal objetivo estimular a geração de novos negócios para entidades e empresas do setor de turismo. A data também marca a retomada oficial dos grandes eventos, determinada pelo Governo de São Paulo.

Quais são as medidas de segurança em eventos?

Embora já possamos observar uma retomada gradual das atividades, vale a pena destacar que a reabertura de eventos pós-COVID deve seguir orientações de protocolos estaduais e regras previstas por órgãos como ANVISA e OMS, entre outros.

Alexandre Nascimento, da empresa Ale ― Produções e Eventos ― trouxe algumas recomendações para seguirmos com os protocolos de higiene e segurança durante essa fase.

Continuam os cuidados básicos como a lavagem das mãos por pelo menos 20 segundos, sempre que mudar de ambiente ou na manipulação de equipamentos compartilhados, como teclado e mouse.

Alexandre também lembra outros pontos importantes, como evitar tocar os olhos, boca e nariz, que são regiões muito propícias para o contágio, além do uso de máscaras e da preservação de uma distância mínima de 1,20m entre as pessoas.

Outras providências também são válidas para aumentar a segurança dos eventos:

  • organizar uma área de chegada com a disponibilização de álcool em gel para higienização das mãos e álcool 70° ou desinfetante para a limpeza das solas dos sapatos;
  • implementar uma escala de limpeza mais frequente nos banheiros;
  • venda prévia de ingressos, seja pelo site ou aplicativo do evento, evitando aglomeração e concentração de pessoas nas filas;
  • caso a venda da entrada presencial seja estritamente necessária, demarcar o chão com a distância mínima recomendada;
  • cobrir a máquina de pagamento com plástico, para facilitar a higienização;
  • se possível, instalar uma barreira ou de vidro nos caixas, diminuindo o contato entre público e atendente;
  • medir a temperatura de todos os participantes na recepção do evento, com a ajuda de um termômetro infravermelho.
  • impedir a entrada de pessoas sem máscara, e fiscalizar o uso dentro do evento. A proteção deve cobrir nariz e boca, estarem limpas e em plenas condições de uso, sem nenhuma ruptura.

Orientações para o staff

As precauções para conter a disseminação do Coronavírus não se limitam apenas ao público. Sua equipe também deve ter cuidados especiais para que haja segurança nas atividades, com total suporte da empresa organizadora.

Alexandre Nascimento ressaltou algumas medidas nesse sentido:

  • institua um canal de comunicação para que o funcionário possa relatar qualquer sintoma;
  • oriente sobre os cuidados no transporte público;
  • tenha um espaço para que os colaboradores possam colocar o uniforme e o EPI necessário para o trabalho. Esses itens não devem ser compartilhados, nem usados fora do evento;
  • mantenha uma distância segura entre os postos de trabalho, diminuindo o contato físico entre os membros da equipe;
  • reforce a limpeza dos espaços, bancadas e objetos compartilhados;
  • privilegie a ventilação natural nos espaços;
  • pessoas que estão no grupo de riscos não devem trabalhar presencialmente no local;
  • garanta a disponibilização de papel toalha para a secagem das mãos e de máscaras em quantidade suficiente para que a troca seja feita a cada duas horas;
  • disponibilize álcool em gel em locais de fácil acesso nas estações de trabalho;
  • defina um espaço para acomodar os itens pessoais, que serão acomodados em embalagens plásticas individuais.

Concentração de pessoas

A organização deve garantir que não haja a lotação do espaço, garantindo assim um distanciamento mínimo entre os participantes e aumentando a segurança do evento.

De acordo com o PlanoSP do Governo de São Paulo, que regulariza a retomada consciente das atividades, entre as fases amarela e verde de liberação (as últimas do protocolo de retomada das atividades, prevê-se a ocupação de espaços entre 40 e 60% da capacidade.

Por isso, é importante ter máxima atenção na hora de definir o número de ingressos que serão vendidos. Por mais que haja a preocupação em retomar a movimentação no setor, é essencial que haja cautela no planejamento. O número de ingressos não deve jamais ser a total capacidade do evento.

Essas são as principais medidas de segurança em eventos. A retomada deve ser gradual e cautelosa, priorizando sempre a saúde das pessoas. Enfrentamos com o Coronavírus uma situação inédita, mas também pudemos desenvolver novas maneiras de trabalhar que certamente serão levadas daqui para frente.

E você, achou esse conteúdo útil? Tenha atenção redobrada antes e durante o evento, e certamente poderá voltar às atividades sem abrir mão da segurança! Venha conhecer o Receptiva, um aplicativo para credenciamento online, e saiba como ele pode te ajudar nesse processo!

 

Veja também:

 

Tablets x COVID-19 – Como produtos do nosso dia a dia podem ajudar no combate a pandemia

 

O que é um evento híbrido e quais as suas vantagens?

Deixe um comentário