Conheça 5 dicas de como fazer a higienização de notebook | Tec Mobile
notebook sendo limpo
Por Tec Mobile Tempo de Leitura: 4 minutos

 

[toc]
A infraestrutura de TI é fundamental para o sucesso de processos corporativos. Por isso, as empresas precisam estar atentas a garantir que até mesmo a limpeza dos dispositivos seja feita adequadamente. Afinal, uma rotina simples, como a higienização de notebook, ajuda o negócio a ter equipamentos eficientes e agradáveis de usar.

A higienização de notebook é um processo que exige alguns cuidados, para que possa ser realmente efetiva. Os profissionais devem se atentar para garantir que os dispositivos fiquem limpos, sem que isso comprometa a sua performance.

Desse modo, será possível aproveitar, ao máximo, o seu equipamento de trabalho. Se você quer saber sobre o tema e como fazer a higienização de notebooks, confira o post!

Por que é importante higienizar eletrônicos?

A higienização de eletrônicos é um processo que deve ser feito regularmente pela empresa. Ela melhora a performance dos equipamentos e ajuda a tornar o ambiente de trabalho mais agradável. Veja a seguir como esses fatores afetam a sua lucratividade!

Melhor performance

O notebook é um dispositivo compacto e muito propenso a reter poeira. Isso vale especialmente para o seu sistema de resfriamento: como há menos espaço para a circulação de ar, pequenos detritos podem ser alocados facilmente na área de circulação do ar.

Em médio e longo prazos, isso pode se tornar um grande problema. Sem conseguir manter a sua temperatura de funcionamento em níveis adequados, o dispositivo é obrigado a reduzir a sua performance de funcionamento. Isso torna a máquina mais lenta e, ao mesmo tempo, reduz a produtividade dos profissionais.

Menos riscos sanitários

Equipamentos mais limpos também ajudam a empresa a ter menos riscos sanitários. Um notebook pode armazenar um grande número de detritos nas suas partes internas. Isso vale, inclusive, para aqueles que são maiores do que poeira, como pequenos pedaços de comida ou restos de insetos.

Todos esses materiais, combinados, podem representar um risco sanitário para a pessoa. Por isso, a higienização de notebook deve entrar em cena. Com ela, o negócio pode remover esses materiais em segurança e garantir que os profissionais conseguirão trabalhar com dispositivos que não prejudicam a sua saúde.

Mais qualidade do ambiente de trabalho

A construção de um ambiente de trabalho de qualidade é algo que pode ser feito a partir de vários processos. Eles ajudam o negócio a ter equipes mais engajadas e com um alto nível de satisfação. Ou seja, maximiza a chance de times se engajarem nas decisões e projetos internos.

Se os dispositivos estão bem limpos, as possibilidades de os profissionais ficarem confortáveis no seu dia a dia são muito maiores. Afinal de contas, haverá a certeza de que os gestores se preocupam com todos os detalhes do ambiente de trabalho e estão sempre prontos para otimizar o que for necessário para garantir mais qualidade nas rotinas diárias.

Como higienizar eletrônicos?

Para fazer a higienização de notebooks, é fundamental seguir processos adequados. Eles são focados em reduzir as chances de um aparelho apresentar problemas e, ao mesmo tempo, melhoram a habilidade dos responsáveis removerem detritos das partes internas do dispositivo. Confira a seguir os passos necessários para fazer uma boa limpeza de um dispositivo, como o notebook!

1. Utilize produtos pouco abrasivos

Esse é um ponto que, muitas vezes, é ignorado, mas que causa um grande impacto em médio e longo prazos. Notebooks contam com equipamentos sensíveis e de pequeno porte. Por isso, é crucial que os produtos de limpeza sejam pouco abrasivos, maximizando a durabilidade de todas as peças que fazem parte do equipamento.

2. Aplique álcool isopropílico

Para fazer uma limpeza profunda dos computadores, o álcool isopropílico é o melhor líquido a ser utilizado. Também chamado de álcool 100%, ele é um álcool sem a presença de água. Isso permite aos profissionais de TI realizarem a limpeza profunda de peças, como placas-mãe e contatos de chips, sem comprometer o seu funcionamento, uma vez que o líquido evaporará completamente com rapidez e segurança.

3. Aplique os produtos com panos de microfibra

A limpeza de partes como a tela e a carcaça, conhecidas por serem mais sensíveis a riscos, deve sempre ser feita com microfibra. Esse material é menos abrasivo, mas, ao mesmo tempo, garante a remoção de qualquer sujeira que esteja grudada no aparelho. Ou seja, te permite limpar um notebook por completo, sem que ele fique riscado ou com restos de fio.

4. Remova cabos

A remoção de cabos deve sempre ser feita antes de o processo de higienização de notebook ser iniciado. Isso facilita a limpeza de conectores e partes mais sensíveis. Ou seja, garante que todo o dispositivo ficará limpo.

5. Limpe as partes internas com pincéis adequados

A limpeza de equipamentos internos do notebook deve ser feita com pincéis que não são capazes de dar choques de estática nos chips. Isso permite a remoção profunda de poeiras em equipamentos, como o cooler e os contatos de memória, sem que o aparelho queime. Ao mesmo tempo, mantém pequenos conectores livres de danos físicos.

É possível investir no aluguel de equipamentos com segurança sanitária?

Para atingir mais flexibilidade e reduzir custos, muitas empresas estão investindo na contratação de aparelhos alugados, como notebooks, tablets e celulares. Esse tipo de serviço garante ao negócio uma infraestrutura alinhada com as suas necessidades, sem que isso comprometa os custos ou a performance dos profissionais.

Quando falamos do nível de limpeza dos equipamentos alugados, a empresa que contrata esse serviço pode sempre ficar tranquila. É possível garantir que os dispositivos serão entregues após passarem por um processo de manutenção preventiva, em que cada parte dos equipamentos são limpos, seguindo rígidos protocolos de segurança. Assim, nenhum profissional terá problemas de performance ou sanitários causados pelo nível de limpeza nos seus notebooks.

A infraestrutura de TI é uma parte fundamental do dia a dia de qualquer negócio. Afinal de contas, é por meio dela que os times conseguem se conectar e entregar os resultados esperados. Em um cenário de transformação digital, portanto, o negócio deve sempre buscar o caminho necessário para otimizar as suas ferramentas e mantê-las no melhor estado possível.

A higienização de notebook é um desses processos. Feita do modo certo, ela reduz riscos de segurança sanitária, melhora a performance dos equipamentos e garante mais qualidade no ambiente de trabalho. Portanto, não deixe de investir nessa rotina para tornar o seu negócio mais eficiente!

Gostou dessa dica? Então, compartilhe o texto com os seus contatos nas suas redes sociais, para que mais pessoas conheçam essa rotina de manutenção!