Afinal, o que é e quais são as vantagens do WiFi 6?

O wi-fi ou wireless fidelity é uma tecnologia de comunicação que não usa cabos. Ter acesso a uma rede sem fio moderna, é essencial para manter o bom desempenho de um negócio. Por isso, o Instituto de Engenheiros Eletricistas e Eletrônicos (IEEE)órgão que gerencia termos técnicos ligados à eletrônica atualiza com frequência essa rede. Logo, saber o que é wi-fi 6 e suas vantagens vai ajudar sua empresa a se manter à frente da concorrência.

O wi-fi 6 é uma nova versão de rede sem fio capaz de entregar boa conectividade, suporte a vários aparelhos como: notebooks, smartphones e tablets, e baixa latência. Cada vez mais, acompanhar essa modernização será fundamental para ajudar no desenvolvimento e na execução das atividades das corporações, que contarão com alta conectividade e uso contínuo de rede.

Para ajudar sua empresa a se preparar melhor para esse cenário inovador, acompanhe este artigo até o final. Com ele, você vai saber o que é wi-fi 6 e as vantagens deste novo padrão para o seu negócio obter melhores resultados. Com esta leitura, vai ficar por dentro também de outras opções de rede sem fio modernas como as versões 6E e 7. 

Wi-fi 6: o que é e como funciona?

O padrão wi-fi 6, também conhecido como IEEE 802.11ax, é a nova geração de conexões sem fio para internet. Suas bases foram desenvolvidas pelo IEEE, tendo como foco a união da velocidade, confiabilidade, previsibilidade e flexibilidade.

O wi-fi 6 veio para incorporar as melhores funcionalidades do padrão 802.11ac (versão wi-fi 5) e maximizar a habilidade de infraestruturas de rede. A finalidade desse novo padrão é dar suporte a muitos dispositivos conectados a um mesmo ponto de acesso. 

Além disso, ele conta com mecanismos de envio e recebimento de dados que auxiliam o uso de aplicações com grande taxa de informações, como os vídeos em 4K ou 8K e aplicativos de colaboração à Internet das Coisas (IoT).

Todas essas aplicações poderão ser colocadas em prática a partir das medidas abaixo:

  • Uso de uma modulação de sinal mais densa com a modulação de amplitude de quadratura (também conhecida como QAM) em 1014, levando a um aumento de velocidade média de 35%;
  • Medidas para reduzir a latência e a sobrecarga da rede, utilizando um cronograma baseado em Orthogonal Frequency Division Multiple Access (ou OFDMA);
  • Recursos de programação voltados para otimizar o consumo de energia a partir do Target Wake Time (TWT);
  • Mecanismos para otimizar o envio e recebimento de dados, mesmo quando há um indicador de força de sinal baixo.

Entender o que é o wi-fi 6 e como funciona, contribui para que as empresas avaliem a atual estrutura de TI delas e o que precisam aperfeiçoar para otimizar as atividades diárias e buscarem melhores resultados.

Quais as vantagens desse novo padrão?

Para as empresas que estão se preparando para criar infraestrutura de TI de alto desempenho e ultra conectadas, o wi-fi 6 é uma ótima opção de rede sem fio. Pois ele poderá dar suporte a aplicações atuais e, principalmente, para as tecnologias do futuro. Confira as principais vantagens desse novo padrão!

  • Economia de bateria

O wi-fi 6 integra o Target Wake Time (TWT), uma técnica que permite que os dispositivos agendem os períodos de comunicação e fiquem em stand by, possibilitando um menor uso contínuo do sinal da rede sem fio. É uma forma de uso mais eficiente. 

Desta maneira, o usuário poderá aumentar o tempo de suspensão dos aparelhos e a vida útil da bateria. Afinal de contas, haverá menos demanda por trocas contínuas de dados.

  • Menos conflitos entre redes

Um dos grandes problemas dos padrões atuais são os conflitos entre redes. Empresas e ambientes domésticos com vários roteadores próximos perdem a qualidade de sinal, com frequência, em função da sobreposição. No entanto, o wi-fi 6 promete resolver esse problema.

Essa questão poderá ser solucionada com o uso da tecnologia Basic Broadcast Station (BBS) ou Estação de Serviço Básica. É uma ferramenta que permite monitorar como o sinal se propaga no ambiente e, assim, tomar as medidas necessárias para evitar grandes interferências. Ou seja, a estação maximiza a habilidade de o wi-fi ser utilizado sem problemas.

  • Mais aparelhos conectados à mesma rede

A Internet das Coisas, o uso de smartphones como mecanismos de trabalho e a integração de notebooks no fluxo corporativo aumentaram a quantidade de dispositivos conectados a redes wi-fi. 

Para as empresas que não possuem infraestrutura adequada, isso pode causar entraves para a execução das atividades diárias, gerando até prejuízos financeiros. Falhas no envio e recebimento de dados, prejudicando as tarefas que dependem da rede, como videochamadas, acesso a plataformas de cloud computing e comunicação, são alguns exemplos.

O wi-fi 6 utiliza novas tecnologias de envio e recebimento de dados, como é o caso da 8 x 8 MU-MIMO. Ela conta com mais de 8 fluxos de conectividade, dando ao ponto de acesso a capacidade de gerenciar um número maior de dispositivos simultaneamente, como ocorre em eventos. Desse modo, os problemas de sobrecarga serão muito menos frequentes.

  • Melhor suporte a novas tecnologias

O padrão wi-fi 6 conta com recursos que aumentam a sua eficiência e dão o apoio necessário para que empresas e usuários domésticos possam investir com segurança em tecnologias do futuro. 

Um bom suporte é o OFDMA ou Acesso Múltiplo por Divisão Ortogonal de Frequência. Uma técnica de transmissão de dados que permite que vários pontos de acesso se comuniquem entre si e ofereçam um maior desempenho de rede. Este acesso aumenta a eficiência do envio e recebimento de pacotes, maximizando as taxas de upload e download, mesmo nos momentos de grande nível de uso.

Os canais de transporte de dados mais amplos facilitam o uso de ferramentas de streaming em alta resolução ou que demandam baixa latência. Assim, profissionais poderão contar com equipamentos de TI como uma videoconferência em 4K, IoT ou aplicações que demandam banda contínua, sem correr o risco de terem quedas de disponibilidade.

  • Maior nível de segurança

A segurança de dados se tornou um ponto crítico para o uso de qualquer tecnologia moderna atualmente. Investir nesse ponto ajuda as empresas a protegerem seus dados e a se manterem dentro das regulações de privacidade do mercado. Assim, as organizações podem executar suas operações em um cenário de baixo risco.

Nesse sentido, o wi-fi 6 garante ao negócio a capacidade de integrar a internet e tecnologias emergentes em vários processos internos. Essa geração de rede sem fio conta com correções de falhas de segurança e mecanismos de controle de acesso. Além disso, mantém ferramentas que ajudam no monitoramento e na gestão dos dispositivos conectados, sem que isso comprometa a qualidade da rede.

Wi-fi 6E: como funciona e quais são as vantagens em relação ao padrão anterior

O wi-fi 6E é um novo padrão de rede complementar ao 802.11ax. Além das frequências 2,4 GHz e 5GHz, possui o suporte de 6 GHz, que é a principal diferença em relação à versão 6, permitindo uma conectividade mais estável. 

Em relação ao desempenho, a nova rede é superior para conexões de curta distância. Isso acontece justamente pela oferta de 1200 MHz adicionais em redes desse tipo.

Um dos grandes destaques do wi-fi 6E, é a oferta de mais canais: 14 de 80 MHz e 7 de 160 MHz. Com eles, é possível reduzir problemas de congestionamento e garantir maior performance entre dispositivos compatíveis. 

A ideia dessa tecnologia é melhorar a condição das redes wi-fi em situações de alta demanda como streaming, jogos pesados, vídeos em 4k ou 8k, e outros.

Vale destacar que todas as gerações de wi-fi são compatíveis entre si, e isso também acontece para o novo padrão. Isso significa poder conectar um notebook mais antigo com wi-fi 3 em um roteador 6E, assim como um dispositivo com suporte ao wi-fi 6E será compatível com aparelhos de rede no padrão 5. Porém, as vantagens do dispositivo mais moderno serão acessadas apenas quando ambos tiverem suporte ao padrão. 

Agora que você já entendeu como funciona o wi-fi 6E, conheça as principais vantagens para utilizá-lo:

  • Evita interferências e faixas congestionadas

Isso acontece devido à oferta de mais canais sem sobreposição e suas distâncias mais curtas;

  • Garante alta velocidade na rede sem fio quando necessário

Esse benefício auxilia atividades que demandam headsets de realidade virtual. O wi-fi 6E é vantajoso para situações que precisam dar conta de grande volume de dados para transmitir games e vídeos com qualidade;

  • Reduz a latência na conexão

O uso do wi-fi 6E contribui para a diminuição do tempo que o sinal leva para ir do roteador até um dispositivo, que está conectado ao wi-fi, e vice-versa, permitindo solucionar algumas limitações em plataformas de jogos via streaming, por exemplo;

  • Aumenta a eficiência de redes sem fios

Este tipo de benefício é bastante útil para vários usuários simultâneos.

Wi-fi 7: por que apostar nesse tipo de rede sem fio?

Todos os anos aumenta a aderência de usuários e empresas que utilizam aparelhos de streaming, videoconferência e Internet das Coisas. Esta realidade exige que os dispositivos tenham acesso a um wi-fi com boa conexão e que consigam segurar muitos equipamentos conectados simultaneamente.

Tendo em vista este cenário, a expectativa da indústria da internet e de quem precisa usar tecnologia de ponta para trabalhar ou para uso pessoal, é alta para a chegada do wi-fi 7, que tem previsão de lançamento em 2024. 

Apesar de operar nas mesmas frequências de bandas de suas versões anteriores, de 2,4 GHz, 5 GHz e 6 GHz, esse novo padrão de wi-fi promete ser mais avançado em tecnologia de rede sem fio em relação a seus antecessores.

Atividades que utilizam dispositivos com necessidade de sinal e conexão de internet mais potentes e rápidos devem investir em aparelhos que já possuam o wi-fi 7. Essa nova versão promete atender, na prática, as expectativas de velocidade, proporcionando uma ótima experiência ao usuário.

Para você entender as vantagens de apostar no wi-fi 7, selecionamos as principais características desta rede sem fio.

  • OFDMA coordenado

O OFDMA ou Acesso Múltiplo por Divisão Ortogonal de Frequência é uma técnica de transmissão de dados que possibilita que vários pontos de acesso se comuniquem entre si e ofereçam um maior desempenho de rede. Roteadores com essa tecnologia proporcionam uma melhor conexão para mais dispositivos conectados à internet;

  • Redução de latência da rede

O wi-fi 7 pretende diminuir o problema de latência da rede usando o multilink, um recurso que permite uma transmissão de dados por meio de várias bandas largas e canais de frequência ao mesmo tempo. Desta forma, a rede não sobrecarrega e fica mais veloz;

  • Novos canais de 320 MHz

Essa é uma vantagem a mais em relação ao wi-fi 6. Os novos canais de 320MHz possibilitam que os usuários tenham uma velocidade maior da rede. Quem gosta de assistir a vídeos ou escutar música em 4k e jogar partidas de games pesados, por exemplo, será beneficiado. E o melhor de tudo, sem sofrer interferência do wi-fi do vizinho;

  • Maior número de fluxos espaciais

Este novo padrão de rede sem fio irá aumentar o número de fluxos espaciais para 16. Esses, quando integrados com os novos canais, podem fornecer uma taxa de dados até 46 Gbps. Na prática, representa um crescimento de cerca de 5 vezes mais do que a versão anterior.

Entender o que é wi-fi 6 pode levar sua empresa a obter melhores resultados

A internet é um ativo fundamental para qualquer negócio moderno manter suas operações funcionais. A transformação digital levou tablets, celulares, notebooks, wearables, sensores inteligentes e outros equipamentos da Internet das Coisas para o centro das operações comerciais. Ao mesmo tempo, as novas soluções de TI, como computação em nuvem, videochamadas e análise de dados se apoiam na web para entregar melhores resultados.

Nesse contexto, é preciso se atualizar em relação à tecnologia de TI e garantir que a rede sem fio esteja sempre preparada para lidar com o aumento das demandas dos usuários. Portanto, investir em aparelhos eletrônicos compatíveis com padrões como o wi-fi 6 é premissa básica para negócios que desejam acompanhar a evolução do mercado e se manter à frente da concorrência.

Como é o ciclo de atualização da rede sem fio da sua empresa? Compartilhe com a gente nos comentários!