Configuração notebook: como escolher o notebook ideal? | Tec Mobile
post_thumbnail-85a8ae31e4abcd6dc404fcf118585f37-2048x1365
Por Tec Mobile Tempo de Leitura: 7 minutos

 

A digitalização dos pequenos negócios, impulsionada pela pandemia de COVID-19 e a transformação digital, se tornou um caminho sem volta. Nos próximos anos, todos os negócios de sucesso contarão com um fluxo de trabalho mais flexível e móvel, que demanda o acesso a dispositivos móveis de qualidade. Por isso, escolher a melhor configuração de notebook para o seu dia a dia é algo crucial.

Bons equipamentos de TI conseguem se adaptar às suas demandas e entregar uma performance adequada mesmo nas situações de alto nível de uso. Em cenários críticos, como reuniões remotas e o contato com clientes, eles se mantêm com boa usabilidade, sem que travamentos atrapalhem a sua rotina. Assim, você consegue sempre entregar os resultados esperados.

Se você tem dúvidas sobre como escolher a melhor configuração de notebook para o seu dia a dia, continue a leitura deste guia e veja em detalhes o que não pode ser ignorado!

1. Qual é a importância da configuração do notebook?

A configuração de um notebook é o que definirá a sua durabilidade e capacidade de entregar ao usuário uma performance alinhada com o seu perfil de uso. Ela também impacta na sua habilidade de ser produtivo. Afinal de contas, uma alta performance é fundamental para conseguir executar tarefas em ambientes digitais sem travamentos, perda de dados ou interrupções causadas pelo fechamento inesperado de programas.

Em outras palavras, investir em uma configuração de notebook alinhada com as suas demandas é fazer uma escolha com alto custo-benefício. A máquina conseguirá entregar uma boa performance, por um longo período, sem dificuldades. Além disso, poderá se adaptar a fluxos de trabalho mais pesados, quando for necessário, dando mais flexibilidade para o seu dia a dia.

2. Como isso influencia na experiência do usuário?

Softwares de computadores sempre passam a demandar mais recursos do processador e da memória RAM. As evoluções que ocorrem nos ambientes de desenvolvimento permitem às empresas construírem sistemas operacionais mais robustos e com recursos mais avançados. Por isso, ter uma máquina com uma boa configuração te ajuda, também, a aproveitar melhor cada funcionalidade inovadora que surge no mercado.

Em outras palavras, a experiência do usuário é otimizada quando ele conta com um computador de alta performance. Todos os recursos das suas ferramentas diárias serão executados sem gargalos de desempenho. Além disso, haverá espaço para salvar arquivos pesados e conseguir executar muitas aplicações simultaneamente.

Em um mundo marcado pela ideia do phygital, isso pode ser a peça-chave para o seu sucesso a médio e longo prazo. Sempre considere que a configuração do seu notebook definirá a sua habilidade de utilizar o dispositivo em mais locais, reduzirá as chances de você atrasar as suas rotinas ou ter dificuldades para produzir algum tipo de conteúdo corporativo. Por isso, não deixe de apostar em uma máquina alinhada com o seu perfil sempre.

3. Como escolher o notebook ideal levando em conta aspectos da sua configuração?

Para escolher um notebook com a configuração alinhada com as suas demandas, vários cuidados devem ser tomados. O ideal é que você faça uma análise do seu perfil de uso. Isso dará uma visão completa sobre o que pode ou não faltar na sua máquina.

Em outras palavras, sempre considere:

  • o nível de mobilidade que a sua rotina demanda;
  • se os seus softwares precisam de telas maiores ou com alta resolução para funcionarem bem;
  • o tamanho médio dos seus arquivos;
  • a necessidade de ter um sistema de armazenamento de alta performance;
  • a demanda por durabilidade da carcaça;
  • o nível de performance que é exigido das tarefas diárias;
  • a necessidade de se realizar melhorias de memória a médio e longo prazo;
  • a quantidade de memória RAM que é demandada pelos seus programas.

A resposta para esses pontos ajuda o usuário a identificar o que deve ou não ser priorizado na hora da compra. Um computador que será utilizado fora da tomada, por exemplo, deverá conter uma bateria de alta capacidade e um baixo consumo de energia. Mas um consumo de energia muito baixo pode vir acompanhado de menos capacidade de processamento, o que impacta na habilidade de um usuário executar programas pesados.

Ao mesmo tempo, é importante, também, considerar como combinar pontos para ter a melhor usabilidade possível. Se você precisa de um computador para eventos, por exemplo, a melhor alternativa é ter uma máquina que consiga executar os seus programas de eventos com agilidade e uma bateria robusta. Por outro lado, se o uso for para editar fotos e vídeos em qualquer lugar, uma boa tela e uma alta capacidade de processamento são fundamentais.

4. No que prestar atenção ao comprar um notebook?

Como apontamos, existe uma grande quantidade de perguntas que devem ser feitas antes de se investir em um computador novo. A resposta para elas ajuda a entender quais itens podem ser priorizados e como eles impactarão no seu dia a dia. Veja a seguir como as principais peças de um notebook podem influenciar a sua rotina!

4.1. Memória RAM

A memória RAM é a parte do computador que permite executar múltiplos programas ao mesmo tempo. Ela é responsável por manter todos os arquivos e softwares que estão em execução. Por isso, deve sempre ter a capacidade adequada para a sua rotina.

Quando falta espaço na memória RAM, computadores migram os dados não utilizados nos últimos minutos para a memória interna da máquina ou suspendem o programa. No momento em que o aplicativo é requisitado, os dados são migrados novamente para a memória RAM, um processo que muitas vezes é lento. Ou seja, uma memória RAM baixa torna o seu computador mais lento e com mais gargalos ao abrir vários conteúdos ao mesmo tempo.

4.2. Processador

O processador executa todas as operações que o usuário demanda a cada instante. Ele precisa, portanto, ser moderno o bastante para lidar com as suas rotinas diárias. Assim você poderá abrir um editor de vídeos, por exemplo, sem que a máquina trave ou apresente interrupções repentinas.

A escolha do processador de um notebook é uma escolha definitiva. Por isso é fundamental estar atento e procurar uma máquina com a peça adequada. Afinal, uma escolha incorreta prejudicará todo o seu fluxo de trabalho a médio e longo prazo.

4.3. Sistema operacional

O sistema operacional é responsável por intercalar as ações executadas nos programas e as ações do hardware do seu computador. Em outras palavras, ele é uma grande interface que recebe, direciona, traduz e interpreta comandos dos usuários. Justamente por isso a sua escolha deve ser feita sempre considerando o seu perfil de uso.

A vasta maioria dos usuários consegue manter uma boa rotina utilizando o Windows, o sistema operacional mais popular do mundo. Alguns poucos usuários, com rotinas mais complexas, podem optar pelos equipamentos com macOS ou distribuições de Linux. Para saber se esse será o seu caso, basta verificar se os seus aplicativos contam com versões que são acessíveis apenas nesses OSs.

4.5. Tela

A tela é a nossa principal interface de comunicação com um computador. Como consequência, ela deve ser um ponto de atenção para todos os usuários. Se de má qualidade ou com brilho baixo, por exemplo, ela será pouco utilizável em ambientes externos.

Novamente, o tipo de tela ideal é definido pela rotina do usuário. Um profissional de design, por exemplo, precisará mais de uma tela de alta resolução ou com mais polegadas. Assim, ele conseguirá trabalhar os seus elementos gráficos sem dificuldades.

Por outro lado, alguém que trabalha em eventos ou rotinas menos complexas, como de vendas, pesquisas e marketing, consegue lidar com um computador com tela menor ou que não tenha alto nível de precisão de cores. Esses usuários precisam de uma máquina que possa ser utilizada por longos períodos, que conte com um bom ângulo de visão e brilho forte o bastante para permitir a leitura de algo em ambiente iluminado. Ou seja, saiba sempre o que é que você precisa mais.

4.6. Bateria

A bateria também é um dos pontos mais importantes para quem utiliza um notebook. Ela será fundamental para o seu dia a dia em ambientes externos. Portanto, não deixe de avaliar se ela tem uma durabilidade próxima do seu fluxo de trabalho.

Outro ponto importante é avaliar se a bateria pode ser trocada sempre que necessário. Isso dá aos seus donos a mobilidade adequada para momentos em que não há uma tomada próximo: bastará trocar a bateria para continuar o trabalho.

4.7. Outros

Há alguns detalhes que também podem ser considerados na hora de avaliar a nossa lista de configurações de notebook, mas que não devem ser pensados como fatores definidores da decisão de compra. Um deles, por exemplo, é a presença de gravadores e leitores de CDs e DVDs: esses produtos são poucos utilizados no cenário atual, mas podem ser muito úteis para algumas rotinas que ainda demandam discos digitais.

Outro ponto útil é a presença de um teclado retroiluminado. Esse modelo de teclado conta com LEDs de iluminação em sua carcaça. À noite, eles facilitam a digitação de conteúdos e, com isso, dão ao dono do computador alta produtividade mesmo no escuro.

5. Qual é a configuração mínima recomendada para um notebook?

A configuração mínima para um notebook, como apontamos, muitas vezes dependerá do seu fluxo de trabalho. Usuários com tarefas mais complexas, como edição de conteúdos multimídia, programação de novos aplicativos e rotinas de análise de dados, precisam de máquinas muito mais robustas que aqueles que utilizam a máquina para tarefas básicas.

Em geral, uma configuração mínima para usos mais simples seria:

  • um processador de última geração da Intel ou AMD;
  • 4 GB de memória RAM;
  • um HD de 1 TB ou um SSD de 256 GB;
  • uma tela de 13 polegadas de alta resolução;
  • uma bateria capaz de suportar um fluxo de trabalho de 8 horas.

6. É possível melhorar os aspectos do notebook depois de comprado?

A melhoria de computadores a médio e longo prazo, como apontamos, é algo que deve sempre ser pensado pelo comprador do equipamento. Esse dispositivo, em geral, deve ser utilizado por um período longo. Nessas horas, ter uma máquina que pode se adaptar a novos ambientes é um diferencial.

A maioria dos notebooks permite a melhoria da memória RAM e do HD. Em geral, basta uma boa chave de fenda para executar esse processo. Porém, algumas marcas, para reduzir o tamanho dos seus produtos, estão optando por dispositivos com chips de memória soldados à placa mãe, o que impede a sua melhoria.

Há algumas máquinas que também permitem a conexão de uma placa de vídeo externa. Isso garante a habilidade de manter o processamento de imagens alinhado com as demandas do usuário por longos períodos. Além disso, baterias removíveis podem ser trocadas facilmente por modelos com alta capacidade.

Para contornar os desafios técnicos de executar essas tarefas, a melhor alternativa é a locação de equipamentos. Esse tipo de serviço permite acesso a equipamentos modernos e dentro das suas demandas. Tudo isso com custos reduzidos e alta flexibilidade: basta mudar o seu plano sempre que você precisar de um equipamento mais robusto.

A locação de equipamentos pode ser adotada para vários modelos de tablet, equipamentos de rede e notebooks. Em todos os casos, ela garante ao contratante o uso de uma máquina moderna, robusta e perfeita para o seu perfil de uso. Por isso não deixe de investir nessa alternativa!

Ter um computador funcional se tornou algo crucial para quem quer ter sucesso no meio corporativo. Uma máquina robusta reduz custos, melhora a sua agilidade e evita erros simples. Ou seja, traz a produtividade que precisamos no mundo corporativo atual.

Ao investir em um computador voltado para rotinas de alta mobilidade, não deixe de pesquisar todos os detalhes. Buscar a configuração do notebook alinhada com as suas demandas é um passo básico para ter o sucesso esperado no seu futuro. Ou seja, é garantir que você terá o que é necessário para bater as suas metas a qualquer momento.

Gostou da nossa dica e quer saber mais sobre como melhorar o seu dia a dia? Então segue a gente no LinkedIn, no YouTube, no Instagram e no Facebook!

Comments

André Azevedo 27 de outubro de 2023

Bom dia. O meu interesse é na velocidade de carregamento das páginas de internet. Tenho um modem VIVO (adaptador tipo pendrive) de 100GB mas em função do local de acesso o carregamento fica lento. Me disseram que minha placa de rede é Fast e que melhor seria ter uma “Giga”. Não verifiquei essa informação na instrução acima. Outra coisa, meu Notebook tem 4 GB de Ram e, através do gerenciador de tarefas na aba desempenho, sempre aparece 3,2 a 3,6 de Ram em uso! Apesar de carregar bem o YOUTUBE (por que o YOUTUBE que é uma mídia pesada carrega bem melhor que outras páginas?!). Se for de 8GB o comportamento vai ser o mesmo tipo, 7 GB em uso, ou vai ter mais folga?! Teclado retroiluminado é bom pois as vezes a iluminação do local em uso não está boa, mesmo em casa, então é bom principalmente para pessoas que como eu tem alto grau de miopia e assim, enxergar exatemente o que está digitando, é crucial. O custo dos equipamentos hoje em dia é alto e, dessa forma, é preciso fazer um escolha correta e não ficar com equipamento ou obsoleto ou “sobrando demais”.

Tec Mobile 30 de outubro de 2023

Olá André, tudo bom? Obrigada pelo contato!
Vamos reunir aqui a resposta das suas duas caixas de perguntas, ok?

Quando se trata do modem de internet, é importante considerar suas limitações. Teoricamente, a maioria dos modems 4G oferece velocidades de até 100 MB/s em download, mas na prática, raramente alcançam essa velocidade, geralmente ficando em torno de 20 MB/s. A placa de rede da sua máquina, mesmo que seja rápida, não influencia a velocidade da internet, pois o modem utiliza sua própria placa de rede.

Para melhorar a velocidade de conexão, você pode considerar um modem 5G ou usar uma conexão cabeada ou Wi-Fi de alta qualidade. Quanto à memória RAM, um computador com 4GB terá dificuldade em lidar com várias guias do navegador abertas simultaneamente. Recomenda-se, pelo menos, 8GB de RAM para uma experiência mais fluída, especialmente se você planeja abrir outros programas junto com o navegador.

Se o computador estiver demorando para ligar, a placa de armazenamento (HD) pode ser o gargalo. Recomendamos a atualização para um SSD de 128GB para melhorar o desempenho. Para uma máquina sólida, recomenda-se um computador com processador Intel Core i3 ou i5, 8GB de RAM e um SSD de 128GB.

Espero ter ajudado! Qualquer dúvida, é só entrar em contato novamente. 😀

André Azevedo 27 de outubro de 2023

Só mais uma. Computador, qualquer um, deveria ser como o rádio ou televisão. Basta ligar e as ondas eletromagnéticas se transformam em informação na hora!!! Sem enrolo… Aliá se fosse apenas para acessar páginas de internet qual configuração mínima?!

Tec Mobile 30 de outubro de 2023

Olá André! Respondemos essa dúvida junto ao seu questionáro anterior. ;D
Qualquer dúvida, é só falar!

Deixe um comentário