Conheça as mudanças que a pandemia trouxe nas formas de trabalhar | Tec Mobile
conhecaasmudancasqueapandemiatrouxenasformasdetrabalhar
Por Tec Mobile Tempo de Leitura: 7 minutos

 

A pandemia do Covid-19 mudou radicalmente as formas de trabalhar de vários profissionais. De um dia para o outro, muitos negócios tiveram que migrar seus processos corporativos para sobreviver à nova realidade. Quem já estava mais alinhado com a cultura da transformação digital, conseguiu se adaptar rapidamente e obter bons níveis de produtividade.

Agora, manter uma estrutura operacional compatível com o trabalho remoto e que integre com todas essas novidades será fundamental para um sucesso no médio e no longo prazo.

Quer saber mais sobre o impacto do surgimento de outras formas de trabalho no dia a dia das empresas? Continue a leitura completa do artigo e confira!

Como a pandemia mudou o dia a dia de vários negócios?

A pandemia de Covid-19 foi recebida por muitas empresas com apreensão. Os negócios viram as suas atividades interrompidas de um dia para o outro. Para se manterem funcionais, era necessário migrar para modelos de trabalho remoto e, assim, garantir a continuidade das operações.

Para muitas empresas, portanto, a pandemia impulsionou novas formas de trabalhar. Elas foram marcadas pelo uso intensivo de tecnologia, a centralização de dados na nuvem e a comunicação por meios digitais. Times utilizaram, cada vez mais, ferramentas de gestão integrada, softwares de videoconferência e o cloud computing para entregar os resultados esperados.

No entanto, percebemos uma tendência de que este cenário se mantenha no mundo pós-pandemia. Há diversos motivos para que essas mudanças não deixem de fazer parte da rotina das empresas. Pelo contrário, a tendência é que os times se preparem para manter um fluxo de trabalho flexível.

Quais novas formas de trabalho que ganharam destaque com a pandemia?

A pandemia atingiu o mercado empresarial de uma maneira que, não apenas forçou negócios de todos os tipos a usar da criatividade para superar os obstáculos, como também trouxe um enfoque para novos cenários e inovações nas formas de trabalho.

Nesse cenário, acompanhamos um movimento não só das empresas buscando alternativas para não interromper suas operações. Os trabalhadores tiveram que encontrar outras fontes de renda que também lhes garantisse segurança e qualidade de vida.

A seguir, veja algumas formas de trabalho que ganharam força com a pandemia.

Home office

Como o próprio nome já sugere, o home office é o modelo no qual os profissionais trabalham de casa, isto é, atuam remotamente. Entre as suas principais características, podemos destacar a possibilidade de uma jornada mais flexível, economia de tempo e dinheiro com o deslocamento e proximidade da família.

Entretanto, esse conjunto de fatores não é benéfico apenas para o trabalhador. Suas entregas podem render para empresa resultados tão bons quanto ou até melhores do que na modalidade presencial. O foco aqui é a qualidade das entregas.

Aderir à cultura do home office pode significar mais chances de crescimento do mercado. Especialmente porque as rotinas rígidas dentro do espaço físico da empresa não são garantia de produtividade.

Pesquisas apontam que o trabalho remoto pode render aos profissionais um aumento de performance entre 15% e 30%.

Trabalho híbrido

O formato de trabalho híbrido consiste na divisão dos dias de trabalho em casa e no escritório. Normalmente, o colaborador tem uma rotina pré-estabelecida para executar suas atividades na empresa, e nos demais dias ele trabalha em casa.

Por exemplo, sua presença pode ser requisitada uma ou duas vezes na semana, para estar junto da sua equipe, discutir resultados e estratégias, enfim, há uma agenda programada para preservar alguns momentos de interação pessoal no ambiente interno da empresa.

Porém, muitas organizações dão ao próprio funcionário a liberdade de decidir onde e quando eles cumprirão com os seus deveres. Preferencialmente no lugar onde eles se sentem mais produtivos.

Depois de superarmos a fase mais crítica da pandemia, a implementação do trabalho híbrido pode ser uma ótima estratégia para que as empresas planejem seus processos futuros.

Freelancer

Ao contrário das modalidades citadas acima, o trabalho como freelancer enseja uma relação de trabalho mais independente, como uma prestação de serviços – os profissionais, via de regra, são contratados para a realização de tarefas específicas. Com isso, há uma maior liberdade de trabalhar com várias empresas.

Além disso, o trabalho como freelancer apresenta um leque bastante diversificado de segmentos de atuação, como programadores de software, redatores de conteúdo e designers gráficos. Basicamente, se você tem talento para determinado assunto, pode vender seus serviços ou conselhos para uma empresa ou qualquer cliente.

Para além da pandemia, o trabalho como freelancer representa a oportunidade de obter uma fonte de renda. E para o mercado de um modo geral, facilita o acesso a especialistas de qualquer área.

Por que é importante se preparar para mudanças como essas?

O mercado muda continuamente. Seja por novas tendências, seja por mudanças macroeconômicas, as dinâmicas corporativas são modificadas e, quando isso acontece, se adaptar é fundamental. São esses ajustes que fazem a empresa se manter competitiva, garantindo sucesso no médio e no longo prazo.

Mesmo que o negócio não saiba como prever situações futuras, ele deve estar pronto para se adaptar a qualquer transformação para manter a sua competitividade.

Para tanto, é fundamental contar com uma estrutura em que todos os times entendam o que é demandado e estejam alinhados a essas novidades do seu setor. Isso garante que o negócio seja sempre ágil nas respostas ao que os seus consumidores precisam. Assim fica mais fácil entrar em sintonia com as necessidades do público.

O que é importante analisar antes de implementar o home office?

O ponto de partida para a implementação bem-sucedida do trabalho em casa é uma análise completa do panorama da empresa. O objetivo é identificar se as suas características são compatíveis com essa cultura organizacional e definir as diretrizes a serem seguidas.

É com base nesse estudo que o gestor consegue saber quais são as prioridades, como direcionar seus projetos e metas, entre outras informações relevantes para a dinâmica. Isso também será importante para o alinhamento de expectativas, tanto em relação à empresa quanto aos seus colaboradores.

De forma resumida, é a partir desse diagnóstico em que a empresa consegue definir aspectos como:

  • quais etapas das suas operações podem ser cumpridas a distância;
  • quais os profissionais elegíveis para essa modalidade;
  • quais as ferramentas necessárias para realizar esse tipo de trabalho;
  • como as entregas serão avaliadas etc.

A capacitação dos profissionais para exercerem suas funções remotamente também é um tópico bastante sensível para o sucesso na estratégia da empresa. Por isso merece uma atenção especial. Pode parecer bobeira, mas nem todos os membros da equipe estarão prontos para receber essa inovação de maneira positiva.

Assim, os treinamentos representam uma peça-chave na integração do time à nova forma de trabalho. Isso gera segurança e contribui para que eles consigam entender de forma clara suas atribuições e os recursos que serão utilizados para garantir a produtividade desejada.

Até porque, o trabalho remoto envolve sistemas inteligentes que talvez nem todos os colaboradores estão habituados a utilizar, como cloud computing, softwares e plataformas de trabalho online.

O que fazer para ter uma estrutura corporativa mais flexível?

A adaptação a mudanças nas formas de trabalhar, como as que a pandemia trouxe, demanda um conjunto de práticas internas para que o negócio absorva essas novidades da melhor forma possível. Acima de tudo, a empresa precisa enxergar a flexibilidade como uma parte integral de sua filosofia. Veja como fazer isso a seguir!

Tenha times adaptáveis

A cultura de gerenciamento de equipes deve ser orientada por metodologias que estimulem a adaptabilidade. Diante disso, não deixe de integrar as metodologias ágeis ao dia a dia da sua empresa. Assim, quando mudanças forem feitas, o empreendimento já estará pronto para incorporá-las rapidamente.

Mantenha suporte tecnológico ao trabalho remoto

Uma empresa que busca montar uma equipe flexível e com rotina híbrida deve contar com uma infraestrutura de TI compatível com esse modelo de trabalho. Não deixe de investir em soluções tecnológicas que possam ser utilizadas para esse fim. Elas conseguem agilizar a adaptabilidade das equipes a novos fluxos de trabalho e, ao mesmo tempo, reduzir custos.

Entre as principais ferramentas que podem ser utilizadas para esse fim, apontar as seguintes alternativas:

  • os sistemas de cloud computing (como as de gestão de dados);
  • os programas de gestão de equipes e dados administrativos integrados à nuvem;
  • as ferramentas corporativas de comunicação via texto, vídeo e voz;
  • as plataformas digitais para execução de tarefas
  • as soluções de gestão integrada de tarefas.

Adote jornadas híbridas

Um meio simples de manter times com alta flexibilidade e aproveitar os benefícios das novas formas de trabalhar em ambientes mais engessados é o estímulo às jornadas híbridas. Nesses casos, os profissionais passam apenas parte do seu tempo trabalhando em casa. Assim, reuniões importantes, o atendimento a clientes estratégicos e outros momentos críticos podem ser resolvidos pessoalmente.

Utilize canais de comunicação digitais

A comunicação corporativa tem ganhado muito com os avanços da tecnologia. Hoje, reuniões podem ser realizadas em qualquer lugar do mundo com um bom nível de interatividade. Isso garante aos negócios a habilidade de manterem as suas operações mesmo quando os times estão em diferentes locais do globo.

Não deixe de investir em plataformas de videoconferência. Busque aquelas com recursos de interatividade e que permitam a troca rápida de dados. Além disso, aposte nas que contam com boa usabilidade e aplicativos mobile — o que será fundamental para reuniões objetivas.

Ajude os seus times a manterem um cuidado firme com a saúde mental

A saúde mental jamais pode ser ignorada pela sua empresa. Sempre tenha mecanismos de suporte psicológico às equipes, garantindo que os profissionais possam se expressar livremente e desabafar com especialistas quando for necessário. Isso garantirá um ambiente de trabalho mais organizado e com alto nível de bem-estar.

A tecnologia deu abertura para várias pessoas que buscavam maneiras mais flexíveis de trabalhar terem um ambiente funcional para executar suas operações. O cloud computing, os tablets e os avanços da Internet móvel são os principais pontos dessa mudança. Juntos, eles contribuíram para facilitar o dia a dia de quem precisa ser produtivo em qualquer lugar.

Quais as perspectivas para o futuro das formas de trabalho?

Como vimos, a pandemia trouxe impactos significativos para as formas de trabalho. Mas, ao contrário do que muitos podem imaginar, as mudanças não serão apenas passageiras. A tendência é que essas atividades ganhem cada vez mais destaque e ocupem uma boa parcela do mercado.

Isso porque, a viabilização do trabalho à distância proporciona diversas vantagens competitivas para as empresas. Por exemplo, é possível eliminar gastos com infraestrutura física mantendo os mesmos níveis de agilidade e eficiência.

Isso permitirá que benefícios como a redução de custos, o aumento da agilidade e a produtividade sejam integrados ao dia a dia de todos.

Outra vantagem de aderir às novas formas de trabalhar é a oportunidade de contratar profissionais de qualquer parte do mundo, ou seja, ter a liberdade de contratar os talentos que melhor se encaixem à cultura e objetivos da organização, sem limitações geográficas.

Ademais, as modalidades de trabalho modernas geram uma condição mais confortável, com qualidade de vida para o funcionário. Uma satisfação que torna as pessoas produtivas. Sem deixar de mencionar a ampliação das chances de conseguir uma fonte de renda.

Segundo alguns estudos, empresas que oferecem a possibilidade do trabalho remoto apresentam uma taxa de turnover 25% menor do que aquelas que utilizam apenas a modalidade presencial.

Trata-se de uma diminuição que está intimamente ligada ao engajamento dos colaboradores. Quanto maior for a sua satisfação com as condições de trabalho, mais produtivos, motivados e focados nos resultados eles se tornam.

No fim das contas, todos saem ganhando com a redução da rotatividade de pessoal, sobretudo a empresa, que minimiza os gastos com contratações, treinamentos e rescisões. Portanto, é difícil pensar em perspectivas de futuro do mercado sem que esses formatos estejam presentes.

Para muitas empresas, as mudanças no fluxo de trabalho vieram com a pandemia da Covid-19, que fez negócios auxiliarem os seus times a buscarem novas formas de trabalhar. Nesse cenário, sai na frente quem está mais preparado e tem uma cultura aberta a inovações. Não deixe, portanto, de investir no seu negócio, para que ele esteja sempre capaz de se manter funcional e com alta flexibilidade. Esse é o segredo para o sucesso.

Gostou das nossas dicas? Agora que você já sabe como as novas formas de trabalhar podem ajudar a manter o seu negócio eficiente, aproveite para dividir esse conhecimento com amigos e parceiros. Compartilhe este conteúdo nas suas redes sociais!

Deixe um comentário