Conheça 7 cuidados com o notebook | Tec Mobile
Homem e mulher tatuados olhando para um notebook
Por Tec Mobile Tempo de Leitura: 4 minutos

 

Os cuidados com o notebook são fundamentais para conseguir manter uma boa vida útil do equipamento, evitando a quebra dele e, consequentemente, prejuízos financeiros. Além disso, cuidar desse item corretamente também vai te ajudar a executar os processos e programas com mais eficiência e rapidez, aumentando a produtividade de suas demandas do dia a dia de trabalho.

Quer descobrir sete cuidados com o notebook que você precisa ter? Então continue a leitura do artigo que preparamos para você. Vamos lá?

1. Evite o seu superaquecimento

Ao longo do dia você já notou que o item ficou superaquecido? Para impedir que esse problema aconteça e cause danos nos processadores, é preciso colocá-lo em uma superfície plana. Outra medida é evitar usá-lo em cima de almofadas e panos, por exemplo, pois essa atitude pode acabar abafando a ventilação e fazer com que o dispositivo fique muito aquecido.

Você também poderá investir em coolers — componentes que combatem o calor excessivo no notebook e garantem o melhor aproveitamento da máquina. Essa peça é capaz de aumentar a refrigeração do dispositivo de maneira que consegue otimizar a sua vida útil.

2. Limpe o notebook corretamente

Os cuidados com o notebook também envolvem a sua limpeza. É preciso ficar atento às teclas para que elas não fiquem travadas. Para isso, você pode fazer uso de aspiradores específicos para computador. Mas ainda é possível passar um pincel comum entre as teclas para remover o excesso de poeira. E, no caso daquelas sujeiras mais difíceis de remover, pode-se aplicar um cotonete ou um clipe de papel.

Já no caso da limpeza de tela, nunca use papel, toalha e tecidos ásperos, pois isso acaba causando arranhões. O recomendado é passar um pano macio que não solte fiapos. Além disso, não toque na tela do dispositivo, visto que a sujeira deixada pelo dedo pode danificar o monitor. Por fim, não se esqueça de limpar as saídas de ar para não comprometer o funcionamento da máquina.

3. Não deixe a bateria acabar

Ainda que o seu notebook consiga ficar várias horas sem precisar recarregar a bateria, é importante não deixá-lo descarregar completamente, pois pode prejudicar o seu funcionamento. Isso porque a bateria poderá se degradar mais rapidamente.

Mesmo que, ao comprar o equipamento novo, a loja lhe prometa várias horas de duração com a carga total, depois de algum tempo, ele começa a diminuir essa capacidade de carga, é algo normal nos dispositivos eletrônicos. Mas você pode usar alguns métodos para aumentar sua vida útil, como manter o notebook sempre carregando, sem deixar a bateria zerar.

4. Evite deixar o notebook em cima da cama

Entre os cuidados com o notebook está não deixá-lo em cima da cama. Essa prática costuma ser muito adotada pelas pessoas que desejam trabalhar de forma mais confortável. Contudo, executar as demandas nesse local pode fazer com que o seu equipamento fique superaquecido, devido ao atrito com as superfícies quentes, como o edredom.

A partir disso, é notado que o processador, hardware interno, bateria e coolers ficam em temperaturas elevadas, de forma que seja até desconfortável para usá-lo. Contudo, para impedir isso, é muito importante utilizar algum suporte especial para colocar em cima da cama. Isso permite mais conforto para o usuário e garante a segurança e funcionalidade do dispositivo.

5. Transporte o aparelho com cuidado

Muitas pessoas cometem erros na hora de carregar o notebook de um local para outro. Levam ele em uma “sacola” inapropriada ou então deixam livros e demais materiais sobre o equipamento, quando ele está com a tampa fechada. Essas são falhas comuns, mas que podem reduzir drasticamente o tempo de uso do seu aparelho.

Para evitar prejuízos com a compra de um novo dispositivo, é fundamental seguir algumas dicas de conservação do item quando for carregá-lo. O ideal é usar sempre maleta/mochila no transporte. Ao colocá-lo solto na bolsa ou debaixo do braço, isso pode danificar as conexões e estrutura do notebook, além de possibilitar a queima do monitor, fazendo com que você tenha mais prejuízos para consertá-lo do que comprar uma máquina nova.

6. Mantenha o notebook longe de alimentos

Os cuidados com o notebook vão muito além do que você imagina. Isso porque diversas pessoas têm o costume de comer enquanto trabalham, seja para otimizar o tempo, seja por costume mesmo. No entanto, essa prática pode trazer sérios danos para o seu dispositivo, pois, ainda que não perceba, na hora que você está se alimentando, pequenas partículas das comidas ou bebidas podem cair sobre as frestas do teclado.

Tudo isso pode levar à perda da funcionalidade do equipamento, seja pelo excesso de líquido acumulado, seja devido a insetos que se instalam no local e acabam deteriorando as instalações do material. Por isso, sempre que for se alimentar, faça isso longe da sua ferramenta de trabalho.

7. Tenha cuidado com a fonte de alimentação

Muitos carregadores de notebook vêm com um velcro junto ao cabo. Esse item ajuda no momento de guardar o dispositivo, impedindo que ele fique embolado. Mas o que acontece é que várias pessoas guardam o fio de “qualquer jeito”. Tal atitude pode fazer com que o material fique desgastado, diminuindo a sua vida útil e aumentando as chances de precisar comprar outro carregador.

Portanto, para fazer com que o seu aparelho dure mais e consiga executar os processos com eficiência e segurança, não deixe de seguir todos os cuidados com o notebook que mencionamos ao longo deste artigo, como evitar o superaquecimento, limpar o material corretamente, não deixar a bateria acabar e transportar o aparelho com cuidado. Além disso, evite deixar o dispositivo em cima da cama, tenha cuidado na hora de carregar a máquina e mantenha o notebook longe dos alimentos. Ao seguir tais sugestões, você conseguirá trabalhar melhor, com mais qualidade, sem necessitar comprar um novo produto tão cedo.

Gostou das informações que elaboramos para você? Então, que tal compartilhar este artigo em suas redes sociais e ajudar outros profissionais a manter os cuidados com o notebook? Garantimos que eles vão adorar!

Deixe um comentário