Como controlar o consumo de dados móveis? | Tec Mobile
controle-dados-moveis-empresa
Por Tec Mobile Tempo de Leitura: 4 minutos

 

Estamos na era da mobilidade corporativa! A pandemia acelerou esse processo nas empresas e, hoje, para impulsionar essa estratégia transformadora, o consumo de dados móveis corporativos é muito maior do que anos atrás.

Para obter o ROI máximo do exercício de mobilidade, é necessário que as empresas controlem os custos de dados em excesso em dispositivos digitais, sem comprometer a experiência do usuário final trabalhando no dispositivo.

Mas como fazer isso? Acompanhe as dicas deste artigo!

Monitorando o consumo de dados com a ajuda de aplicativos

O consumo de dados móveis corporativos é algo que deve ser encarado com muita seriedade na empresa, já que o mau uso pelos colaboradores pode causar efeitos muito negativos para o negócio. O primeiro passo para fazer essa gestão de forma eficaz é monitorar.

Os aplicativos de monitoramento de dados são muito usados para rastrear e monitorar dados e ajudam a não exceder os limites. Listamos alguns dos principais para Android e iOS.

Opera Max

Opera Max é um app de gerenciamento de dados inteligente que permite economizar a quantidade de dados consumidos em seu smartphone, seja por Wi-Fi, seja via conexões de celular.

Ele conta com uma VPN que encapsula dados por meio de seus servidores, compactando as coisas onde pode. Isso significa especificamente fotos e vídeos que compõem a maior parte do tráfego que seus telefones e tablets precisam lidar.

My Data Manager

My Data Manager é um aplicativo de dados para iPhone projetado para monitorar sua utilização de dados móveis. Ele oferece diferentes métricas com exibição gráfica para ajudá-lo a entender o status do seu consumo de dados.

Usar o My Data Manager é fácil. Depois de instalá-lo em seu dispositivo, ele começará a monitorar seu uso de dados para celular, Wi-Fi e roaming. O aplicativo funciona silenciosamente em segundo plano, coletando informações sobre seu uso diário de dados.

Traffic Monitor

O Traffic Monitor é considerado um dos melhores apps de controle de dados para Android, pois não apenas monitora o uso de dados do aplicativo, mas também permite que você faça um teste de velocidade, verifique a qualidade do sinal e forneça informações de rede.

Ele conta com um gerenciador de tarefas integrado, que mostra todos os aplicativos em execução em uma lista e possibilita fechar os que consomem memória.

Check Data Usage

O Check Data Usage mantém um controle sobre onde e quanto de dados de internet móvel e Wi-Fi são gastos. Ele gerencia e mede esse uso diariamente e indica os aplicativos que usam memória no seu telefone. Por meio dele, você pode escolher a opção otimizar a internet para liberar memória e salvar seus dados. Ele também limpa o cache e gerencia a RAM para aumentar o desempenho do seu dispositivo.

Network Connections

Um dos melhores apps gratuitos de monitoramento de dados para Android, o Network Connections é uma ferramenta que exibe e rastreia todas as conexões de entrada e saída para o seu dispositivo. Ele ainda exibe uma notificação quando aplicativos ocultos estão se conectando a servidores remotos e dá informações detalhadas para cada conexão.

Controlando o consumo de dados na empresa

Agora que você já conhece alguns dos principais aplicativos para monitoramento do consumo de dados móveis, entenda como sua empresa pode controlar o consumo desses recursos. Seguem algumas dicas!

Configure aplicativos permitidos

A configuração de aplicativos em dispositivos gerenciados não apenas ajuda a capacitar o dispositivo com recursos de negócios, mas também permite que as equipes de TI bloqueiem aplicativos desnecessários. Alguns dos aplicativos que mais consomem dados são os de entretenimento, como Netflix e YouTube, que também podem ser uma distração durante o trabalho.

Impulsionar o gerenciamento eficaz de apps, colocando aqueles específicos de negócios na lista de permissões, publicando aplicativos corporativos e bloqueando todos os outros pode ser uma estratégia eficiente.

Defina os sites que podem ser usados

Os administradores de TI conseguem inserir sites na lista branca ou negra, obtendo controle total sobre a navegação em dispositivos de propriedade da empresa. Isso garante que a visitação seja restrita apenas a páginas específicas de negócios, além de ajudar a controlar a navegação em dispositivos autônomos.

Agende atualizações

Para evitar que cada colaborador da empresa faça, sozinho, as atualizações necessárias nos dispositivos, é fundamental agendar atualizações periódicas. Isso vai contribuir para centralizar tal processo. Existem aplicativos específicos para esse tipo de função e podem ser muito eficientes para as equipes de TI.

Estabeleça uma política de uso da internet

É importante manter uma comunicação aberta com as pessoas da sua equipe em relação ao uso da internet, para que elas não se sintam oprimidas ou monitoradas desnecessariamente.

Para isso, é melhor ter um documento escrito que detalha o que é aceitável e o que não é, em termos de comportamento de navegação na internet ao usar a rede do escritório. O documento deve definir os tipos de serviços a serem evitados (serviços de streaming de filmes e música, compras online etc.), sites estritamente proibidos, se a navegação em mídias sociais para uso pessoal é aceita e, em caso afirmativo, em que formato, e assim por diante.

Além disso, não se esqueça de incluir as razões pelas quais a empresa elaborou tal política. Motivos como afetar os tempos de carregamento do servidor, diminuir a velocidade de toda a rede, carregar desnecessariamente a conta, violar a segurança, entre outros, são válidos e podem ser facilmente compreendidos pelos funcionários.

Interrompa temporariamente os backups de dados externos e a sincronização na nuvem

Se o seu serviço de internet atual tiver limitações, e você estiver perto de superá-las, poderá interromper temporariamente os backups de dados externos e a sincronização na nuvem. No entanto, tal solução é bastante extrema e só deve ser implementada como último recurso.

Para evitar a perda de dados por causa disso, outra alternativa é restringir o uso da largura de banda desses serviços, a fim de impedir que o processo consuma muito, muito rápido. Não é o ideal, mas pode ajudar a evitar ultrapassar o limite mensal. Ainda assim, você precisa se certificar de que seus backups no local estejam funcionando corretamente para não ter surpresas desagradáveis.

O controle do consumo de dados móveis corporativos nunca deve ser enxergado como algo negativo para a empresa, nem apenas como uma série de medidas restritivas para fiscalizar os colaboradores. Se for implementada da maneira correta, será uma estratégia que trará uma série de benefícios para todos os envolvidos.

Achou este artigo interessante? Compartilhe-o com seus amigos e colegas de trabalho nas redes sociais!

Deixe um comentário