Tudo o que você precisa saber sobre Samsung Knox! | Tec Mobile
Samsung Knox
Por Tec Mobile Tempo de Leitura: 7 minutos

 

A segurança digital é uma preocupação de toda empresa. Profissionais de gestão em TI devem buscar meios para evitar riscos e manter os seus dados protegidos, especialmente quando sua equipe trabalha à distância. Nesse sentido, para quem utiliza aparelhos com Android da Samsung, o Samsung Knox é uma ótima alternativa.

O Samsung Knox é uma solução de alta segurança da Samsung que ajuda os usuários de seus aparelhos a manterem os seus dados protegidos de terceiros. Ele funciona como uma fortaleza dentro do próprio aparelho, evitando que ataques tenham sucesso e reduzindo as chances de acesso não autorizado a informações.

Assim, é possível utilizar os smartfones da empresa no ambiente corporativo, sem ter grandes riscos. Se você quer saber mais sobre o tema e como o Samsung Knox pode te ajudar a ter um fluxo de trabalho mais seguro, continue a leitura deste texto!

O que é a solução Samsung Knox?

Samsung Knox é uma solução de segurança digital criada e desenvolvida pela Samsung e exclusiva de seus aparelhos. A plataforma Knox unifica um conjunto de recursos, que ajudam os usuários a monitorarem possíveis ameaças. Além disso, ela otimiza a gestão de pontos, como as autorizações de acesso a recursos e os controles de permissão a arquivos e aplicativos que reúnam informações sensíveis, como os softwares financeiros.

Como ela funciona?

O Samsung Knox foi criado com uma abordagem holística de segurança digital. Isso significa que ele serve tanto para usuários domésticos quanto corporativos. Desse modo, ele se tornou uma ótima alternativa para empresas que querem investir no uso de tablets e smartphones no ambiente corporativo.

Quais são as suas funcionalidades?

Como apontamos, o Samsung Knox conta com recursos que otimizam as rotinas voltadas para gerenciar aplicativos e informações corporativas. Confira os principais a seguir e veja como eles tornam o seu dia a dia mais confiável!

Autenticação de duas etapas

Ter duas formas de autenticação é uma medida padrão, quando falamos em segurança digital. Essa é uma abordagem que reduz as chances de alguém acessar uma informação após a autenticação padrão do usuário ter a sua integridade comprometida. Justamente por isso, ela se tornou disseminada no mercado.

O Samsung Knox conta com recursos de autenticação em duas etapas para dar mais segurança aos donos de seus aparelhos no dia a dia. O acesso ao smartfone pode ser feito com senhas alfanuméricas, reconhecimento de íris ou impressão digital. Os recursos podem ser utilizados de modo separado e sem a repetição da senha. Desse modo, as chances de invasões ocorrerem são muito menores.

Segurança de alto padrão

A criptografia de informações armazenadas em smartfones e tablets já é uma realidade para usuários do Android, desde a sexta versão do sistema. Ela tem reduzido as chances de registros serem acessados indevidamente, mesmo quando aplicações complexas são utilizadas. Mas, no caso da Samsung, isso é levado a um novo padrão. Aparelhos com Samsung Knox utilizam mecanismos avançados para criptografar os dados e armazenar as chances de acesso aos arquivos.

Elas ficam salvas em uma área do hardware separada do resto do sistema de armazenamento de dados. No caso do Samsung Knox para empresas, dados sensíveis são criptografados, mesmo quando o aparelho está desligado. Isso dá mais segurança para os usuários. Afinal, as chances de alguém conseguir quebrar a integridade do dispositivo serão muito menores.

Barreira para aplicativos maliciosos

Um dos grandes recursos do Android é a possibilidade de instalar aplicativos que não estejam na loja oficial do sistema. Isso dá mais versatilidade para os usuários, que conseguem utilizar softwares personalizados ou que sejam distribuídos por canais de terceiros. Mas, se mal utilizado, esse recurso pode colocar pessoas expostas a riscos de invasões e malwares.

Nesse sentido, o Samsung Knox consegue evitar que esse tipo de situação aconteça. O mecanismo de segurança consegue monitorar o comportamento de aplicativos e avaliar a sua segurança durante o processo de instalação. Desse modo, aplicações potencialmente maliciosas são isoladas dos dados dos usuários.

Esse é um recurso importante, especialmente em cenários em que os ataques instalam aplicativos sem o conhecimento do usuário. Com o monitoramento ativo, o usuário poderá passar por esse tipo de situação sem que a integridade das suas informações seja impactada. Afinal, assim que o malware for identificado, o aplicativo conectado a ele será bloqueado.

Atualizações frequentes

A Samsung, nos últimos anos, tornou-se uma marca comprometida com a atualização de seus dispositivos em todas as camadas. Esse suporte permite que usuários de aparelhos mais antigos tenham acesso a novos pacotes de segurança e correções contra ameaças graves. Assim, a demanda por trocas contínuas de aparelhos apenas para manter um bom padrão de segurança digital é reduzida continuamente.

Com o Samsung Knox, esse compromisso é mantido. As atualizações de segurança são lançadas em intervalos que não são maiores do que três meses. Assim, além de sempre ter acesso aos recursos mais recentes do Android, os tablets e smartfones também contarão com os melhores patches de segurança.

Para empresas, isso é um diferencial muito importante. Afinal, as atualizações contínuas e com longo prazo de aplicação diminuem a demanda por troca de aparelhos, mesmo quando eles são alugados. Desse modo, é possível cortar custos e focar na melhoria do fluxo de trabalho.

Proteção extra para as chaves de criptografia

As chaves de criptografia são a principal funcionalidade de segurança e autenticação de usuários. Elas tornam o acesso possível e, portanto, devem ser protegidas com cuidado especial. A plataforma Knox, além de proteger todo o sistema, também garante proteção para as chaves de criptografia do usuário. Isso vale especialmente para dados corporativos confidenciais: com o armazenamento em uma peça de hardware separada do sistema de armazenamento, as possibilidades de roubo de dados são reduzidas.

Ao mesmo tempo, o monitoramento contínuo do fluxo de dados do aplicativo garante mais proteção para as senhas e informações sensíveis que são inseridas no dispositivo diariamente. Todos os dados são verificados de maneira contínua, especialmente quando são acessados. Isso auxilia na identificação e no bloqueio de softwares maliciosos.

Proteção do sistema e de sua integridade física

Todo o sistema operacional conta com recursos de segurança. Essas funcionalidades, presentes em smartfones, tablets e até roteadores, só conseguem atingir o seu objetivo quando a saúde do sistema é garantida, ou seja, quando há um conjunto de mecanismos que mantém o kernel salvo de falhas e abusos por parte de aplicativos maliciosos.

Nesse sentido, o Samsung Knox é feito para monitorar e corrigir qualquer possível fonte de problemas no kernel. Desde o instante em que o smartfone é ligado, há uma verificação contínua dessa parte crítica do Android: cada pedido de acesso ou funcionalidade utilizada por softwares é avaliada, permitindo que o Knox atue rapidamente, em casos suspeitos.

Para quem trabalha com segurança digital, essa é uma funcionalidade muito importante. Quando profissionais integram dispositivos móveis em rotinas como as de trabalho remoto, as chances de ataques acontecerem se tornam maiores. Nesse contexto, a proteção de kernel impede que malwares tenham acesso a uma das partes mais críticas do sistema.

Segurança do boot

O processo de boot é um dos momentos mais sensíveis das operações de um smartfone. É nele que o sistema operacional verifica o hardware e os aplicativos. Diante disso, ataques que afetem essa rotina podem causar um grande impacto no uso do aparelho e na integridade do usuário. O Samsung Knox conta com recursos para proteger todo o processo de boot dos smartfones e tablets da operadora.

Sempre que o aparelho é ligado, uma verificação básica dos dados é feita para avaliar se algum recurso foi modificado, utilizando recursos administrativos. Em caso de suspeita, o processo é abortado automaticamente. Essa ação impede que pessoas façam invasões nos aparelhos quando eles são compartilhados entre mais de um usuário. Ou seja, mantém a confiabilidade, mesmo que ataques físicos ocorram.

Hackers éticos

O hacking ético é utilizado por muitas empresas para manter a confiabilidade das suas informações e de seus sistemas. Esse é um processo em que profissionais com grandes conhecimentos em segurança de dados são contratados para ajudar negócios a identificar possíveis vulnerabilidades em suas soluções de TI. Em outras palavras, é um modelo de auditoria externa.

A Samsung conta com um time de profissionais que trabalham continuamente para executar esse tipo de operação em seus sistemas. As falhas são identificadas e, assim, atualizações críticas podem ser lançadas rapidamente. Isso contribui para mitigar a quantidade de brechas a que os usuários ficam expostos.

Como ela pode ser benéfica para sua empresa?

O investimento em tecnologia é comum a qualquer negócio moderno. E, em um contexto de transformação digital, a segurança de dados é algo fundamental para o sucesso de qualquer marca. Afinal, isso é um fator que pode influenciar diretamente na qualidade dos processos corporativos e na credibilidade do negócio.

Atualmente, marcas devem ir além dos cuidados com notebook e computadores do tipo desktop. A atenção para a proteção de dados deve ser abrangente, ou seja, incluir tablets, smartfones e, até mesmo, roteadores. Afinal de contas, todos esses aparelhos podem servir de brecha para ataques.

Portanto, o Samsung Knox é uma solução fundamental para manter dados corporativos bem protegidos, quando a empresa conta com processos de alta mobilidade, como os de home office. O mesmo vale para negócios que mantêm tablets para eventos ou alugam dispositivos móveis para projetos especiais, como pesquisas de campo: ele garante que os registros corporativos ficarão a salvo, mesmo em cenários de alto risco.

Qual é a importância de contratar a Samsung Knox com uma empresa especializada?

Investir em tecnologia não é um processo simples. A empresa deve estar atenta para sempre contar com parceiros adequados. Eles ajudarão o negócio a entender as suas demandas e a avaliar o que deve ser feito para maximizar a confiabilidade da infraestrutura de TI. Tudo isso sem comprometer a qualidade do orçamento da marca.

Em outras palavras, ter o apoio de um parceiro especializado permite ao negócio identificar oportunidades de investimentos que estejam alinhadas com os seus objetivos estratégicos e as demandas internas. Além disso, ajuda a equipe de gestão a ter acesso a um grupo de especialistas que contribuirá para a correta integração das soluções. Dessa maneira, os riscos de problemas ou prejuízos acontecerem são muito menores.

Como a Tec Mobile pode ajudar?

A Tec Mobile é uma empresa parceira homologada da Samsung que conta com um time técnico capacitado para oferecer todas as soluções e tecnologias disponibilizadas pela empresa. Recentemente, recebeu o selo de parceiro Samsung SDS Gold Partner, um dos mais altos níveis de especialização para operar suas tecnologias. Por esse motivo, a Tec Mobile é uma opção confiável para ajudar a sua empresa na configuração e uso de todos os recursos do Samsung Knox.

Uma das melhores formas de se investir em novas tecnologias para tablets e smartphones é por meio da locação. Esse é um tipo de serviço que permite ao negócio ter acesso ao conjunto de dispositivos que ele precisa, sem comprometer o seu orçamento. Além disso, auxilia a empresa a sempre ter equipamentos robustos e preparados para as suas demandas. Nesse sentido, é importante que o aluguel de dispositivos móveis seja feito com uma empresa especializada no setor.

Afinal de contas, ela será responsável por auxiliar o negócio a ter equipamentos de qualidade e que sempre tenham a performance esperada. Ao mesmo tempo, ajudará nos processos de suporte e correção de falhas. A Tec Mobile pode ser essa empresa. Nossos profissionais contam com longa experiência em serviços de aluguel de tablets, celulares, computadores e notebooks.

Eles podem ser utilizados para projetos corporativos, fluxos de trabalho a distância, eventos e, até mesmo, pesquisas — tudo isso com o apoio dos recursos de segurança do Samsung Knox. O mercado corporativo passou por grandes mudanças com a transformação digital. Hoje, é comum que empresas permitam o uso de wearables, as rotinas de trabalho remoto e integrem soluções da Internet das Coisas em seu fluxo de trabalho.

Assim, preparar-se para garantir a proteção dos dados corporativos é um desafio difícil, mas não impossível de ser vencido. Nesse contexto, o investimento em aparelhos da Samsung é uma ótima forma de mitigar possíveis problemas de segurança. Apoiando-se no Samsung Knox, o negócio consegue ter mais controle sobre as suas informações corporativas e, com isso, evitar possíveis ameaças. Por isso, não deixe de buscar meios para integrar as soluções dessa marca em seu dia a dia!

Se você quer saber mais sobre como podemos te ajudar a aproveitar o Samsung Knox, por meio do aluguel de tablets e smartfones, fale conosco!

Deixe um comentário