Tudo o que você precisa saber sobre wearables | Tec Mobile
Homem olhando relógio wearables
Por Tec Mobile Tempo de Leitura: 7 minutos

 

Os wearables se tornaram onipresentes em nossas vidas: relógios, pulseiras e óculos inteligentes são alguns dos principais exemplos dessa tecnologia no nosso dia a dia. Sem exageros, se você pode usar algo, provavelmente há uma versão inteligente dele.

No entanto, embora o uso pessoal de wearables seja normalmente limitado à contagem de passos e rastreamento da frequência cardíaca, as empresas vêm adotando a tecnologia para aumentar a eficiência, melhorar a produtividade e criar um ambiente de trabalho mais seguro.

Quer entender como? Neste artigo, nós explicamos tudo o que você precisa saber sobre os wearables. Acompanhe!

O que são os wearables?

O termo wearable technology — em tradução, tecnologia vestível — descreve todas as diversas tecnologias que empregam dispositivos eletrônicos que podem ser usados como acessórios, integrados em roupas, ou ainda implantados ou tatuados no corpo ou na pele do usuário. A indústria de wearables começou em 2014 com o desenvolvimento de smartphones e bluetooth de baixo consumo de energia, que permitiu que esses produtos se desenvolvessem rapidamente.

O mercado de tecnologias vestíveis compreende várias categorias de produtos, desde audíveis, realidade estendida e virtual (ER e VR), até relógios inteligentes. A rápida adoção desses dispositivos colocou a tecnologia vestível no centro da internet de coisas (IoT). De fato, ao longo dos anos, as habilidades de computação dos dispositivos, recursos e os sensores que os incorporam foram multiplicados impulsionados pelos avanços em tecnologias aliadas, como comunicação sem fio, computação e miniaturização.

O surgimento dos wearables que contêm vários sensores aumentou os recursos de monitoramento, detecção, rastreamento e análise de dados, especialmente nas áreas de saúde e bem-estar, bem como de esporte e fitness.

Como eles funcionam?

A tecnologia wearable coleta, transmite e processa dados do usuário usando sensores e microprocessadores para trocar dados com outros dispositivos. Eles são usados ​​para rastrear informações em tempo real, tirando instantâneos de suas atividades diárias e as sincronizando com seu dispositivo móvel ou computador. Dispositivos vestíveis coletam diferentes tipos de dados, de maneiras diferentes, dependendo da finalidade da sua tecnologia.

Relógios inteligentes e rastreadores de fitness fazem uso de acelerômetros e sensores GPS integrados para rastrear atividades, calculando coisas como distância percorrida, no caso de você correr ou caminhar, o quão rápido você foi e quantas calorias você queimou. Algumas tecnologias vestíveis têm a capacidade de medir a temperatura externa e a temperatura central dos usuários também. Normalmente, você também pode adicionar informações manualmente; como o que você comeu ou bebeu, ou quanto você pesa.

Quais são os campos de atuação dos wearables?

Para muitas pessoas, os wearables já se tornaram companheiros do dia a dia e são usados ativamente para fins pessoais e relacionados ao trabalho. Potencialmente, esse é um mercado enorme que ainda está longe da saturação, com capacidade de crescimento constante nos próximos anos. Vamos falar sobre os principais campos de atuação da tecnologia.

Esporte e fitness

No amplo segmento de consumo, os dispositivos vestíveis ganharam a maior popularidade na área de esportes, fitness e estilo de vida saudável. Além disso, a pandemia e a chegada do 5G também impulsionaram o desenvolvimento desse segmento.

Nesse sentido, as pessoas os usam para rastrear indicadores corporais (frequência cardíaca, calorias queimadas) e controlar regimes de treinamento (rastreamento por GPS, atividade do usuário). Ao mesmo tempo, pode-se dizer que os fabricantes resolveram, com sucesso, o problema mais premente para esses gadgets, ou seja, a precisão.

Saúde

Dispositivos eletrônicos vestíveis médicos usam sensores para monitorar, analisar, armazenar e transferir dados. Por exemplo, permitem monitorar os níveis de açúcar no sangue, saturação de oxigênio, frequência cardíaca, pressão arterial, temperatura corporal, qualidade do sono e muitos outros sinais vitais.

Os profissionais de saúde estão usando ativamente os avanços tecnológicos para proteger melhor as pessoas e prevenir possíveis problemas de saúde. O setor de saúde utiliza, não apenas smartwatches e pulseiras, mas também sensores embutidos em anéis, patches inteligentes e até roupas.

Varejo

A tecnologia NFC usada para fazer pagamentos sem contato se tornou uma comodidade prática mais usada por pessoas que possuem relógios inteligentes e pulseiras de fitness. Os varejistas podem usá-los para fazer ofertas personalizadas, melhorar o atendimento ao cliente e coletar dados valiosos capazes de otimizar os processos de negócios.

Entretenimento

A indústria de jogos e entretenimento é sempre a primeira a adotar desenvolvimentos tecnológicos avançados e, na maioria das vezes, pode cumprir plenamente seu potencial nesse nicho. Fones de ouvido, óculos e controles de realidade virtual foram o primeiro tipo de dispositivo vestível usado em jogos.

Eles são procurados por todos os tipos de entretenimento, como viagens virtuais ou assistir a filmes. Os óculos AR ainda não são muito acessíveis, mas essa direção está sendo desenvolvida ativamente e, claro, produtos de sucesso estarão em demanda.

Logística e transporte

As empresas que atuam nessas áreas enfrentam muitos desafios e têm que resolver constantemente problemas relacionados ao transporte de mercadorias, contabilidade, atualização de informações, necessidade de otimizar rotas etc. Os wearables utilizados nessa área permitem:

  • localizar veículos ou mercadorias;
  • controlar o trabalho e os movimentos do pessoal;
  • escolher a melhor rota;
  • otimizar a segregação de mercadorias nos armazéns;
  • receber informações sobre a carga, usando AR.

Quais os benefícios dessa tecnologia para o ambiente empresarial?

Muitas empresas se perguntam como a tecnologia vestível pode ser usada para o trabalho. Em geral, existem vários benefícios de fazê-lo. Afinal, essa é uma ótima alternativa para aumentar a satisfação dos colaboradores por meio de diferentes estratégias. Vamos falar aqui sobre algumas delas.

Contribui para a saúde do trabalhador

O benefício mais popular dos wearables deve ser as implicações para a saúde, devido à sua clara conexão com a atividade física. Esses dispositivos demonstraram melhorar a saúde das equipes no escritório. Aqui estão algumas maneiras pelas quais isso está acontecendo, atualmente:

  • alarmes de assentos — o Apple Watch e outros dispositivos alertam os trabalhadores parados, a cada hora, para que eles realizem atividade física;
  • controle de tempo — monitore a quantidade de tempo gasto olhando para as telas para combater o cansaço visual, o que ajuda a manter as equipes altamente engajadas, enquanto aborda possíveis emoções negativas que podem levar a brigas no escritório;
  • melhor comunicação — não há mais mensagens perdidas ou deixadas de fora por acidente. Com as mensagens enviadas diretamente para o seu corpo, você estará sempre informado.

Melhora a produtividade

As empresas estão começando a ver como a tecnologia vestível influencia o local de trabalho. Por exemplo, os empregadores podem avaliar a produtividade e manter as equipes altamente engajadas, comparando informações vitais fornecidas a eles pelos funcionários participantes. Quando os dados são combinados com metas, cotas e outras métricas, fica claro que os hábitos alimentares e de sono têm um impacto profundo no desempenho geral.

As informações resultantes permitem que os empregadores auxiliem os trabalhadores a sugerirem e, até mesmo, fornecerem meios para ajudar a melhorar essas condições. Além disso, manter o controle sobre as atribuições e o progresso diminui a necessidade de os gerentes ficarem “em cima” dos funcionários. O micro gerenciamento é uma prática irritante em muitos ambientes de trabalho, diminuindo a produtividade.

Otimiza o relacionamento com os clientes

Talvez o maior beneficiário do impacto que os wearables terão no local de trabalho sejam os consumidores. Os dispositivos estão sendo incorporados em nível empresarial a um ritmo incrível, devido à conexão personalizada que sua equipe pode ter com clientes potenciais e atuais.

As conversões e as vendas podem ser aumentadas se as equipes de vendas tiverem tudo o que precisam à mão, quando o cliente em potencial desejar. As grandes empresas continuarão a incorporar e instituir programas-piloto, tornando o futuro dos negócios e dos wearables brilhante.

Quais os principais tipos de wearables?

De acordo com a Grandview Research, o tamanho do mercado de tecnologia vestível globalmente foi avaliado em 40,65 bilhões de dólares em 2020. Está projetado para crescer a um CAGR de 13,8%, de 2021 a 2028. Os avanços em tecnologias como a IoT levaram à criação de dispositivos conectados, e a popularidade desses dispositivos está aumentando rapidamente. Aqui estão alguns exemplos dos tipos de dispositivos de tecnologia vestível e como eles estão tornando melhor a vida das pessoas.

Relógio inteligente

Os smartwatches são dispositivos computadorizados ou pequenos computadores projetados para serem usados no pulso, com funcionalidade de telecomunicação aprimorada. A maioria dos modelos de smartwatch são baseados em dispositivos móveis. Alguns funcionam como dispositivos emparelhados com smartphones e oferecem uma tela adicional para informar o usuário sobre novas notificações, como mensagens recebidas, chamadas ou registros de calendário.

Os fabricantes continuam a desenvolver seus produtos, adicionando recursos como armações à prova d’água, navegação global (GPS) e recursos de rastreamento de condicionamento físico/saúde. Os smartwatches agora podem ser usados para capturar e analisar gestos com as mãos, como fumar ou outras operações, adicionando sensores inerciais confiáveis e sensíveis.

Óculos inteligentes

Os displays ópticos montados na cabeça (OHMDs), head-up displays (HUDs), realidade virtual (VR), realidade aumentada (AR), realidade mista (MR) e lentes inteligentes também usam uma variedade de dispositivos vestíveis, óculos inteligentes ou óculos.

Apesar das diferenças de funcionalidade e design, todos os óculos inteligentes podem ser divididos em dois grupos: aqueles emparelhados por um smartphone necessário para visualizar imagens do smartphone ou imagens separadas que exigem uma conexão com fio ao dispositivo de origem. As telas de vidro inteligentes podem ser monoculares, se ambas as imagens forem exibidas para um olho ou binocular.

Monitor de condicionamento físico

Os rastreadores de fitness são comumente usados no pulso, peito e orelha e foram projetados para monitorar e rastrear atividades esportivas ao ar livre, além de capturar métricas relacionadas à academia, como velocidade e distância de corrida, expiração, frequência de pulso e hábitos de sono.

Alguns estudos em vários rastreadores de atividade examinaram e mediram sua precisão e confiabilidade durante a contagem. A conclusão foi que alguns rastreadores apresentam bom desempenho em ambientes internos, fornecendo resultados válidos, enquanto outros são mais adequados para atividades ao ar livre.

Os pesquisadores sugerem que os rastreadores fornecem empoderamento de saúde aos usuários e podem incentivar as crianças a se exercitarem mais. Equipes profissionais de futebol, por exemplo, usam rastreadores de atividades para quantificar o desempenho físico dos jogadores.

Roupas inteligentes

Embora a roupa inteligente seja semelhante a outros tipos de wearables, ela inclui uma ampla gama de wearables, desde roupas esportivas até cintas peitorais, roupas médicas, monitoramento de desgaste, roupas militares e e-têxteis. As roupas inteligentes incluem uma variedade de itens, embora as mais comuns sejam camisas, meias, calças de ioga, sapatos, gravatas-borboleta de câmeras secretas, capacetes e bonés com diferentes sensores e recursos.

Dispositivos biométricos inteligentes vestíveis atraíram a atenção de líderes esportivos de golfe, futebol, atletismo, corrida, basquete e beisebol, que já estão usando vestíveis para monitorar as condições físicas dos jogadores durante o treinamento e melhorar o desempenho da equipe para reduzir lesões. Roupas inteligentes têm um enorme potencial para bombeiros, profissionais em canteiros de obras e transporte.

Câmera vestível

Ao contrário das câmeras convencionais, o design amigável, a mobilidade e a flexibilidade das câmeras vestíveis atraíram o interesse do consumidor, por serem adequadas para criar vídeos e fotos em primeira pessoa em tempo real.

São usados dois tipos de câmeras vestíveis: câmeras pequenas que podem ser encaixadas ou, até mesmo, usadas no ouvido ou equipadas com bonés ou capacetes, e câmeras maiores com acessórios de encaixe. Alguns pesquisadores mostraram a importância das câmeras vestíveis para detecção de quedas e vigilância ecológica.

Dispositivo médico vestível

Um dispositivo médico vestível, geralmente, consiste em um ou mais biossensores que monitoram vários dados fisiológicos para prevenção de doenças e diagnóstico precoce. Os equipamentos vestíveis de saúde digital são agrupados com outros equipamentos vestíveis, como monitores de atividade, roupas inteligentes e adesivos para ajudar a coletar dados relevantes de saúde do paciente, usando sensores de dispositivos não invasivos.

Deu para perceber que há muitos benefícios quando se trata de wearables. Talvez a parte mais intrigante dessa tecnologia seja seu potencial. Quando se trata de inovação, o céu é o limite. Os benefícios dos usos atuais só darão lugar a usos ainda melhores no futuro. Novos aplicativos certamente virão, mas dependerão muito de ideias sólidas e dados abertos disponíveis, especialmente quando se trata de saúde.

Gostou deste artigo e gostaria de acompanhar outros conteúdos sobre tecnologia e negócios? Curta a nossa página no Facebook e acompanhe as novidades diretamente no seu feed!

Deixe um comentário